É difícil imaginar nossa vida na internet sem o Google. Esse buscador é extremamente útil, nos ajudando em tarefas cotidianas e pesquisas sobre os mais diversos assuntos.
Para se ter ideia, segundo dados da StatCounter Global Stats, o buscador soma 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão por ano. Em média, 84% dos usuários fazem três ou mais pesquisas por dia.
O mecanismo é maioria absoluta quando falamos sobre uso dos buscadores, sendo preferência de 92,51% dos usuários. O Bing, segundo preferido, é responsável por apenas 2,45% de todas as pesquisas.
Só com esses primeiros dados já conseguimos perceber o quanto esse gigante da tecnologia é importante.
Atualmente, o Google enquanto empresa também oferece serviços como o navegador Google Chrome, o sistema de armazenamento Google Drive e também é dono da plataforma de vídeos YouTube.
Mas, como em todo grande negócio, esse sucesso não aconteceu do dia para a noite. Você conhece a história do Google e qual caminho a empresa percorreu para se tornar uma das mais valiosas do mundo?
Acompanhe para descobrir isso e muito mais!
Quando tudo começou
Em meados da década de 90, os cientistas da computação Larry Page e Sergey Brin se conheceram no campus da Universidade de Stanford, onde passaram a fazer doutorado juntos e se tornaram “almas gêmeas intelectuais”, segundo eles mesmos se definem.
Durante os estudos, eles se dedicaram a estudar as propriedades matemáticas da internet e publicaram a dissertação The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine, ou A Anatomia de uma Ferramenta de Busca Hipertextual na Web em Larga Escala , em tradução livre.
O trabalho tratava das propriedades de um buscador que fosse capaz de rastrear a internet inteira e ranquear páginas com base em relevância. Começava aí o primeiro rascunho de como funcionaria o Google.
Assim, Page e Brin criaram a tecnologia PageRank, que determinava a relevância de um site de acordo com os termos de pesquisa, considerando a quantidade de páginas pertencentes àquele domínio e quantos outros sites levavam a ele.
A tecnologia foi testada no BackRub, primeiro buscador criado pela dupla.
De onde veio o nome Google?
Algum tempo depois, os cientistas da computação decidiram mudar o nome do buscador de BackRub para Google.
O termo é uma referência à palavra googol, unidade de medida equivalente a 10 elevado a 100, criada pelo matemático Edward Kasner, em 1938, que buscava um número que se aproximasse do infinito.
A princípio, o domínio era restrito aos servidores da universidade e apenas foi registrado na internet geral em 15 de setembro de 1997.
Aos poucos, a empresa passou a tomar forma, até ser fundada oficialmente no dia 4 de setembro de 1998, na cidade de Menlo Park, na Califórnia, Estados Unidos.
Page e Sergey tentaram vender o Google algumas vezes, mas não obtiveram sucesso, o que foi ainda melhor para eles, já que a empresa apenas cresceu e, hoje, tem valor de mercado de US$2 trilhões, muito acima do que os investidores imaginavam alcançar.
O Google e os negócios
Hoje, muito mais do que um buscador, o Google é uma plataforma indispensável para quem quer fazer negócios.
Muitas estratégias utilizam ferramentas do Google para traçar planos de crescimento mais assertivos. Alguns desses instrumentos são:
Google Meu Negócio: permite criar um perfil para a empresa com objetivo de promovê-la, informando site, horário de funcionamento, telefone, fotos, avaliações e outros dados que chamem a atenção de potenciais clientes;
Google Search Console: ajuda a monitorar o desempenho do site da empresa, levando em conta o tráfego de usuários, cliques, impressões e outras métricas que permitem avaliar a performance das páginas no buscador;
Google Ads: o recurso permite criar campanhas de mídia paga e também analisar quais palavras-chave são relevantes para sua marca, o que leva à criação de estratégias de marketing de conteúdo eficientes e que direcionem o cliente até você.
Google Trends: essa funcionalidade aponta os assuntos mais comentados do momento, fazendo com que você perceba o que é relevante e possa traçar estratégias a partir do que a audiência busca.
Google Analytics: por fim, é preciso mensurar os resultados das campanhas com base no buscador e é por meio do Google Analytics que isso é possível.
A ferramenta permite análises completas sobre o comportamento do usuário em seu site, demonstrando conteúdos com mais ou menos acessos, taxas de conversão, tempo de permanência em cada página, entre outros.
Todas essas ferramentas são amplamente utilizadas nas estratégias de marketing digital, principalmente na criação de anúncios e nas estratégias de Search Engine Optimization, ou SEO.
O SEO tem como objetivo melhorar o ranqueamento das páginas dentro do buscador, fazendo uso de palavras chave de forma estratégica, em conjunto com conteúdos relevantes, de qualidade e com o bom funcionamento do site.
Para quem deseja crescer e obter mais sucesso, essas estratégias de otimização são indispensáveis, uma vez que a internet é uma intermediadora cada vez mais importante para o fechamento de negócios.
Estudos indicam que 92,8% dos brasileiros utilizam o Google frequentemente e que 46% das pesquisas sobre produtos na internet têm início dentro do buscador. Entretanto, apenas 10% dos usuários acessam conteúdos que estejam fora dos primeiros resultados.
Ou seja, para ter o Google como aliado no crescimento, é preciso contar com estratégias consistentes e eficientes, capazes de levar sua página às melhores colocações.
Para todas essas estratégias eficientes, conte com a ROI Mine!
Após conhecer a história do Google, que tal investir nas estratégias que o buscador oferece para alavancar seus negócios?
A ROI Mine é especializada em estratégias baseadas em dados, levando em conta informações preciosas, como tendências de mercado, perfil do público alvo, padrões de comportamento e muitas outras mais que são capazes de colocar sua empresa à frente dos concorrentes.
Com nossa agência, sua empresa alcançará não apenas as melhores posições de pesquisa no Google, mas também construirá uma base sólida para alcançar crescimento constante dentro e fora do meio digital.
Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções!