No início de novembro, dia 3, o Google anunciou o lançamento de uma nova atualização no algoritmo pelo Twitter. O intuito de mais essa mudança é melhorar os resultados de busca e encorajar que os sites sigam as diretrizes feitas para webmasters – que são as boas práticas de pesquisa.
Por fazer parte do grupo de atualizações de menor calibre, a atualização foi comunicada por Danny Sullivan (considerado como embaixador da pesquisa Google) por um tweet no perfil @SearchLiaison.
Saiba mais sobre o Google Spam Update 2021
Diferente de outros updates, essa ação voltada para o combate ao spam foi concluída em apenas uma semana.
Embora não tenham mencionado tantos detalhes sobre essa atualização, os responsáveis pelos sites que seguem as regras/recomendações do próprio Google, não precisam se preocupar.
Graças a atuações como essa, os sistemas do maior buscador do mundo conseguem manter mais de 99% de pesquisas livres de resultados com spam.
Inclusive, no ano passado, 25 bilhões de páginas com spam não foram indexadas nos resultados de busca em razão dessas diretrizes que compõem uma definição restrita do que consideram como spam.
O que é spam para o Google?
Para o Google, Spam é tudo tem qualquer intenção maliciosa (por menor que seja ou mais inofensiva que pareça) – como, por exemplo, sites que induzem usuários a fornecerem informações pessoais ou baixar malwares.
Além disso, também podemos incluir nessa categoria os golpes de phishing e sites que “se disfarçam” de outros sites com boa reputação.
Mas, atenção, é possível que os sites que “seguem” algumas das diretrizes do Google sejam considerados como spam sem que saibam disso! Isso acontece com páginas na web que não estão protegidos adequadamente, o que faz com que veiculem spam ou malwares para os usuários porque estão vulneráveis a ataques hackers.
É possível que você esteja se perguntando: “por que os sites podem ser penalizados mesmo que estejam sofrendo ataque?”. A questão é que todo spam é igual para o Google (seja instalado propositalmente ou derivado de um ataque). Por consequência, todos os sites são tratados igualmente.
Por isso, se o seu site já sofreu ou vier a sofrer impactos como queda de classificação ao longo dos próximos dias (como volatilidade de tráfego), é importante verificar a segurança do mesmo e até procurar vestígios de um possível ataque.
Ainda que não tenham voltado a mencionar mais nada sobre a nova atualização do algoritmo, o Google deve apresentar um relatório anual de combate ao spam com mais informações a respeito dessa atualização e das outras 3 que foram feitas ao longo do ano de 2021.
Recomendações para não sofrer penalizações com o Spam Update Novembro 2021
Para te ajudar a diminuir possibilidades de ter resultados negativos após o Spam Update, nós temos algumas recomendações:
- Evite ao máximo “esquemas” com as estratégias para aumentar tráfego orgânico – inclusive troca de links;
- Todas as páginas do seu site precisam ter conteúdos originais e, de preferência, otimizados;
- Faça redirecionamentos entre páginas desde que tenha autorização por parte do receptor do redirecionamento (menções de links externos nos conteúdos);
- Não insira textos ou links ocultos em imagens e captchas. Também evite usar a mesma cor do fundo do site em fontes de textos;
- Nunca copie conteúdos de outros sites (mesmo que mencione a fonte no final do conteúdo. O Google vai entender como plágio).
Para estar ainda mais preparado, vale usar ferramentas próprias para análises de backlinks e nível de toxicidade do seu site. Alguns exemplos são: SEMRush, MOZ e o próprio Search Console (o qual pode remover links que não deveriam ter sido feitos para o seu site).
Além de remover links tóxicos, reforçamos a importância de monitorar ataques hackers que podem remover ou modificar o conteúdo do seu site. Se for o caso, vale tomar providências o quanto antes.
Caso queira ter suporte com especialistas em SEO, podemos ajudar! Entre em contato conosco. Aproveite para conferir mais conteúdos em nosso blog sobre essa estratégia tão importante para o sucesso de sua empresa dentro e fora do mundo digital.