Saiba tudo sobre
Marketing de Influência

Talvez você só tenha ouvido falar sobre marketing de influência recentemente, mas o conceito, acredite, é antigo. Há décadas marcas perceberam o benefício de aliar imagem a pessoas influentes. Essa estratégia foi usada em embalagens de produtos, outdoors, comerciais de televisão, e propagou os famosos garotos e garotas-propaganda. Com o advento da era digital e das redes sociais, o conceito ganhou ainda mais força, relevância e alcance. 

Em novembro de 2019, um estudo feito pelo Instituto QualiBest, em parceria com a Spark, mostrou que 76% dos brasileiros já consumiram produtos ou serviços indicados por influenciadores. O marketing de influência cresce em todas as frentes: quem consome, quem quer ser influenciador e marcas que querem ser divulgadas. Mas você sabe o que esse conceito, de fato, representa?

O que é marketing de influência?

Um influenciador é, acima de tudo, alguém que tem uma relação de confiança, credibilidade e boa comunicação com seu público. Uma mensagem passada de forma clara e direta é o sonho de toda marca que quer falar com um público específico. A união criada entre marca e influenciador, e como isso é transmitido ao público, cria, portanto, a cadeia do marketing de influência. Em resumo, o influenciador empresta sua credibilidade à marca; o público, por identificação, compra a ideia.

Projeções feitas por profissionais e divulgadas na internet indicam que o total de receita disponível para esse mercado deve ser em torno de R$ 10 bilhões em 2021. Uma pesquisa de Mike Schmidt, que publicou um artigo sobre o assunto na Forbes, mostrou que o número de vagas abertas a empregos no ramo aumentou significativamente: de 77 mil em dezembro de 2017 para 176 mil em janeiro de 2019. E a tendência é crescer cada vez mais – ao mesmo tempo em que a vontade de pessoas se tornarem influenciadoras também cresce.

Quem são os influencers?

Não é necessário ser artista, famoso ou ter um público gigante para ser um influenciador digital. A quantidade de seguidores serve, atualmente, para uma classificação que é útil para as marcas que contratam influencers: nanoinfluenciador, microinfluenciador, intermediário, macroinfluenciador e megainfluenciador. O que as empresas esperam de alguém que influencia, mais do que milhões de seguidores, é definido por um conceito chamado de “os Rs da influência”: ressonância, relevância, alcance – em inglês, resonance, relevance e reach.

Ressonância

Para a marca escolher um influenciador, é preciso analisar o engajamento que ele tem com o público, e se esse público tem interesse em conhecer as ações da marca.

Relevância

É analisado se o influenciador tem relação e propriedade para falar sobre as ações da marca.

Alcance

É analisado a qual público o influenciador consegue chegar para passar a mensagem desejada.

Quais são os benefícios do marketing de influência para as marcas

As empresas querem cada vez mais estar próximas ao público, e isso pode ser feito de várias formas. A associação aos influenciadores digitais costuma ser uma das mais eficientes. Uma pessoa comum, ao seguir um influencer, acredita nos ideais dele e/ou se identifica com o comportamento; e o influenciador conhece bem e sabe como se comunicar da melhor forma com essa pessoa. A divulgação da marca, portanto, será algo mais natural, nada forçado. 

Relação entre marca e influenciador

Uma marca se associa a um influenciador – e vice-versa -, no ambiente digital, de duas formas principais, onde há benefícios para os dois lados: mídia paga e mídia conquista.

Mídia paga

A relação é quase de contratação. A marca remunera um influenciador para fazer a divulgação de um serviço ou produto. Essa divulgação é combinada entre as duas partes. A marca diz a mensagem que quer passar, e o influenciador a repassa da maneira que achar mais adequada. É uma relação parecida com publicidade, mas menos engessada.

Mídia conquistada

Não há remuneração financeira direta nesse tipo de relação. A marca envia, por exemplo, um produto ao influenciador, que vai poder desfrutá-lo e, além disso, ganhar relevância por se associar à marca, que, por sua vez, ganha a divulgação a um público diferente.

Como a ROI Mine pode ajudar?

Fica mais fácil de ter resultados com marketing de influência quando você sabe exatamente o que fazer! Essa estratégia tem tudo pra dar certo – independente de qual segmento você atua.

Agora só falta você marcar um bate papo com a gente para colocar tudo isso em prática!

Entre
em Contato

Estamos aqui para o que precisar! Deixe seus dados com a gente que entraremos em contato.

    Continue
    navegando

    Assine nossa Newsletter!

    Receba materiais inéditos e novas informações sobre marketing digital toda semana.

      Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.