SEO é uma das estratégias mais eficientes de marketing digital para empresas que desejam gerar tráfego para os sites. Muito se fala sobre essa técnica por ela gerar muito resultado, principalmente, a médico e a longo prazo.
Ela é fundamental para aumentar o tráfego dos sites, assim como a consciência de marca, visibilidade e autoridade de uma empresa no seu segmento. Mas, afinal, o que é SEO? Essa é uma das grandes dúvidas que giram em torno do tema.
SEO se dá por um conjunto de técnicas que visam melhorar o ranqueamento de uma página nos buscadores – em especial, no Google. Isso porque os sites que estão na primeira página de resultados de pesquisa do Google recebem muito mais cliques que os demais.
Ainda mais quando comparamos com os sites que estão da segunda página em diante. Esses quase não recebem cliques e sem pessoas visitando o site, menos conversões ela terá.
Sendo assim, estar entre as primeiras posições do Google é fundamental para ter sucesso na internet e para isso, apenas um SEO bem feito pode proporcionar às páginas.
No entanto, muitos acreditam que SEO é apenas a criação de conteúdos otimizados para os sites. Embora essa seja uma das principais técnicas, ela não é a única, tampouco a mais importante.
Para que uma estratégia de SEO gere resultados, a criação de conteúdo precisa estar alinhada a outros fatores, principalmente, os técnicos. Essas são algumas melhorias que uma página deve realizar na sua estrutura para melhorar seu ranqueamento no Google.
Para especialistas, a importância do SEO técnico pode ser definida por: de nada adianta receber visitas na sua casa, se ela está uma bagunça. Então, comece arrumando a casa e depois consiga convidados.
A seguir, saiba mais sobre um dos pilares do SEO, o SEO técnico. Entenda os fundamentos dessa estratégia, como aplicá-la e muito mais.
SEO técnico: saiba mais sobre essa estratégia de sucesso
SEO técnico é o conjunto de otimizações relacionadas ao SEO on-page (conjunto de técnicas aplicadas dentro do site). Essas otimizações são feitas na estrutura interna das páginas, como mencionamos anteriormente.
O objetivo do SEO técnico é tornar os sites mais rápidos, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis. Consequentemente, mais qualificados para o Google, o que aumenta as chances da página ser ranqueada.
Tudo isso é básico para que todo o restante da estratégia de SEO funcione. Isso porque o Google não ranqueará um site com erros, alto tempo de carregamento e outras características que atrapalham a experiência do usuário.
Então, mesmo que você crie diversos conteúdos incríveis e construa uma rede de links qualificada, o Google não vai manter o seu site no topo se ele demorar um bom tempo para carregar, não for responsivo para mobile ou tiver muitas páginas com erros.
Importância do SEO técnico
Para ter uma perspectiva mais clara sobre a importância desse conjunto de técnicas, vamos pensar na estratégia de SEO como uma pirâmide. Neste caso, o SEO técnico é a base que sustenta todas as outras ações, como a própria produção de conteúdo, link building e construção de autoridade.
Sendo assim, todos esses problemas técnicos que correspondem a estrutura da página precisam ser evitados e corrigidos para que todo o resto funcione. Caso contrário, toda a sua pirâmide pode desabar.
Vamos aos principais fundamentos do SEO técnico para estruturar seu site e começar a gerar tráfego:
Velocidade da página
O tempo de carregamento de uma página é fundamental para o seu sucesso. Dependendo do tempo que uma página demora para abrir, o usuário pode desistir de acessá-la.
Para ter uma noção disso, uma pesquisa do Think With Google constatou que um carregamento de até 5 segundos aumenta em 90% a probabilidade de o usuário desistir de uma visita ao site.
De 1 a 6 segundos, essa probabilidade cresce para 106%. Se demorar de 1 a 10 segundos, as chances disso acontecer aumentam para 123%. Sendo assim, quanto menos a página demorar para abrir, melhor.
Como fazer isso? O primeiro passo é descobrir qual o tempo de velocidade de carregamento do seu site. Para isso, você pode usar algumas ferramentas, como a Page Speed Insights. Ela é oferecida de forma gratuita pelo próprio Google.
Essa ferramenta mostra a velocidade da página e como você pode melhorá-la, caso precise. Ela gera um relatório com as ações que podem melhorar o carregamento do site. Geralmente, as principais sugestões são:
- Comprimir os arquivos enviados pelo servidor (Gzip);
- Reduzir o tamanho das imagens da página;
- Eliminar caracteres supérfluos dos códigos HTML, CSS e Javascript (minificar);
- Criar Accelerated Mobile Pages (AMPs);
- Aproveitar o cache do navegador.
Mobile-friendly
Seu site é mobile friendly? Isto é, ele é responsivo para mobile? Atualmente, o Google prioriza a indexação da versão mobile dos sites, já que as buscas por dispositivos móveis já ultrapassaram as buscas em computadores.
Portanto, as suas páginas precisam apresentar o mesmo código HTML e uma mesma URL a todos os dispositivos – sejam eles móveis ou não. Para tornar um site responsivo para mobile, é importante adicionar a tag “viewport” no cabeçalho do código HTML.
Essa marcação orienta o navegador sobre como ele deve ajustar as dimensões e a escala da página conforme a largura do dispositivo usado pelo usuário no momento da pesquisa.
Assim, o algoritmo do Google também consegue reconhecer automaticamente a responsividade das suas páginas. Caso contrário, quando o usuário acessar um site pelo celular, por exemplo, a página ficará em um formato diferente, difícil de ser usado.
Com isso, as pessoas têm uma experiência de usuário negativa com o site, o que o Google não quer de jeito nenhum.
Erros de rastreamento
Outro passo importante é perceber quais páginas do seu site estão sendo rastreadas e ranqueadas pelo Google. Para isso, você pode enviar um sitemap para informar ao Google todas as páginas que ele deve rastrear do seu site.
Assim, você garante que todo o seu site está sendo percebido para o Google, evitando perder oportunidades na internet por isso. Porém, mesmo que você faça isso, muitas vezes, o algoritmo pode encontrar erros nas páginas do site e não rastreá-los.
Para identificar se há problemas como esse e quais são eles, você pode usar o relatório de status de cobertura do índice, disponível no Google Search Console, o qual indica quais são as páginas já indexadas e quais apresentaram problemas.
Esse relatório mostra também quais são os erros, o que te ajudará a consertá-los. Veja os mais comuns:
- Erros de servidor;
- Erros de redirecionamento, como um redirecionamento em loop;
- Bloqueio da URL pelo arquivo robots.txt;
- Bloqueio da URL pela tag “noindex” no código da página;
- URL inexistente (erro 404).
Arquitetura do site
Uma boa arquitetura de site influencia no rastreamento e na indexação de um site, assim como no seu ranqueamento no Google. Portanto, você precisa fazer uma estrutura bem pensada de todo o site.
É necessário criar uma lógica de hierarquização e categorização das páginas para que o usuário entenda – assim como os robôs do Google. Isso se torna ainda mais importante em sites robustos, com uma grande quantidade de páginas, que exige uma organização clara.
O ideal é que o usuário consiga acessar todo o seu site com apenas 4 cliques. Veja algumas ações que ajudam neste tópico:
- Formatação de URLs amigáveis. Elas precisam ser claras e objetivas, como exemplo.com.br/categoria/subcategoria.
- Crie sitemaps que orientam o robô no rastreamento das páginas do site;
- Faça linkagem interna, que mostra ao Google quais páginas têm mais autoridade no site.
Imagens
As imagens são fundamentais para melhorar a experiência do usuário com um conteúdo. No entanto, por mais que os robôs do Google sejam inteligentes, eles só conseguem ler textos.
Portanto, por trás de cada imagem há um grande trabalho de Google SEO. O primeiro passo é otimizar o nome do arquivo da imagem. Então, quando for salvar a foto no seu computador, coloque um nome amigável no documento.
Assim o Google entende o que a imagem representa. Veja um exemplo: ao invés de salvar o arquivo como IMG333.png, opte por algo descritivo, como “lápis-de-cor-vermelho.png”.
Outro ponto importante é otimizar o alt text das imagens, um recurso importante que aparece ao usuário quando a imagem não carrega ou é usada em ferramentas de acessibilidade para usuários com necessidades especiais.
O tamanho das imagens também é determinante para a velocidade de carregamento das páginas. Quanto menor o peso dos arquivos, melhor um site é ranqueado.
Os formatos mais indicados de imagens para SEO são o JPEG 2000, JPEG XR e WebP, portanto, priorize eles. Além disso, faz com que as imagens carreguem apenas quando os usuários cheguem nelas.
Como assim? Se a imagem está no meio do conteúdo, por exemplo, você pode fazer com que ela tenha seu carregamento adiado até o momento que o usuário chegue nela.
Para isso, você pode usar o recurso lazy load, disponível no plugin Lazy Load para WordPress.
Conteúdo duplicado
Os conteúdos duplicados podem prejudicar muito o ranqueamento de uma página no Google. Esses são aqueles conteúdos copiados de outros sites ou que se repetem dentro do próprio site.
O Google pode entender como plágio e não ranqueia a página. Isso pode acontecer quando você atualiza uma página e cria uma nova URL para ela, sem desabilitar a antiga.
Ou quando o mesmo conteúdo pode ser acessado por URLs diferentes, por exemplo: www.exemplo.com/pagina1/ e www.exemplo.com/pagina1.
Você deve eliminar tudo que for duplicado no site e produzir apenas conteúdos originais para evitar problemas relacionados a isso.
Segurança do site
A segurança do site é um dos fatores mais importantes para o Google, já que uma das piores experiências que o usuário pode ter é cair em golpes e fraudes ou ter suas informações pessoais hackeadas na internet.
Os sites precisam adotar o protocolo HTTPS. Para isso, é preciso primeiramente adquirir um certificado SSL com a empresa que faz a hospedagem do site. Com isso feito, tanto o Google quanto os usuários identificam que a página é segura rapidamente.
Dados estruturados
Os dados estruturados fazem marcações dentro do código das páginas que orientam o buscador sobre o seu conteúdo. Basicamente, eles ajudam a descrever o seu site para os buscadores, tornando o rastreamento e ranqueamento mais fáceis.
Essas marcações podem ser usadas não apenas no rastreamento e na indexação, mas também na exibição dos resultados da busca, como avaliações, informações para contato, entre outros exemplos.
Para fazer essas marcações, você vai precisar de mais conhecimentos sobre codificação – o que é bastante complexo. Contudo, há duas ferramentas que podem te ajudar neste momento:
O Schema App Structured Data é um plugin do WordPress que pode te ajudar muito com essa atividade. O Google também fornece o Assistente de marcação de dados estruturados, que também ajuda a inseri-los no seu site.
Visite essas ferramentas e estruture os dados do seu site da melhor maneira possível.
Sitemap
Criar um sitemap é fundamental para um bom ranqueamento no Google, ele é um arquivo (geralmente no formato XML) que contém todas as páginas e documentos disponíveis em um site.
Assim como as conexões entre eles, as categorias, subcategorias e muito mais. É fundamental que você apresente esse arquivo ao Googlebot, para que ele consiga identificar quais páginas devem ser rastreadas e quais são as mais importantes com mais facilidade.
Existem diferentes maneiras de enviar o arquivo sitemap ao Google, contudo, a mais prática é o envio pela plataforma Google Search Console, que tem uma ferramenta específica de relatório de sitemaps. É bem simples!
ERRO 404
O Erro 404 é uma resposta do site quando o mesmo conseguiu se comunicar com o servidor, mas não encontrou nele o endereço que foi solicitado.
Isso pode acontecer, por diversos motivos – como, por exemplo, quando uma página tem a sua URL alterada e o usuário tenta acessar a URL antiga. Ou ele aparece até mesmo quando as páginas estão todas corretas. Contudo, nestes casos, para evitar que o usuário abandone o site por não encontrar o que quer, você pode criar uma página de erro personalizada, que irá sugerir outros caminhos que podem ser seguidos.
Conte com a ROI Mine
Esses são os fundamentos do SEO técnico. É bastante coisa, não é mesmo? Se precisar de ajuda com a aplicação dessa estratégia, conte conosco, somos uma agência de marketing digital especializada. Nosso time de SEO técnico é altamente qualificado e está pronto para te ajudar.
Entre em contato!