SEO é uma estratégia de marketing digital mais difícil do que parece. Ela se dá por um conjunto de ações que, quando combinadas, podem levar um site para as primeiras posições dos buscadores.
Todas essas ações são baseadas nas mudanças dos algoritmos, as quais acontecem com certa frequência. Ou seja, SEO é uma estratégia que está sempre evoluindo, exigindo novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas.
O que não muda – e pode servir como ponto de partida para iniciar os estudos nessa área – é a importância do marketing de conteúdo para SEO. Os textos e imagens são fundamentais para qualquer estratégia desse tipo dar certo.
O Google, maior buscador do mundo, prioriza conteúdos bem feitos. Portanto, antes de pensar em qualquer ação tecnológica, voltada para o desenvolvimento de um site, é preciso entender que os conteúdos são a peça-chave nesta estratégia.
Sem eles, não há resultados. O que nos leva a outra consideração importante: por ser uma das prioridades do buscador, as exigências de conteúdos são rígidas e tendem a ser mais incisivas a cada nova atualização.
Cometer alguns erros nesses conteúdos pode ser fatal em relação ao ranqueamento de uma página. No entanto, essas falhas são mais comuns do que imaginamos. Afinal, as regras estão sempre mudando e poucos realmente estudam a fundo sobre esse tema.
O que explica o tanto de empresas que nadam, nadam e nunca saem do lugar – sem adequar a estratégia de marketing de conteúdo será assim: muita ação e pouco resultado.
Então, para ajudar, explicaremos os 4 principais erros de conteúdos que prejudicam – e muito – o desenvolvimento de estratégias de SEO. Se você comete alguma dessas falhas, provavelmente, está perdendo resultados incríveis.
A seguir, confira quais são esses erros e como evitá-los em todos os seus conteúdos. Se preferir, deixe com a gente, a ROI Mine tem um time especializado nessa área, pronto para ajudar!
4 erros para nunca mais cometer em SEO
Ter um site bem ranqueado é fundamental atualmente. Este, na verdade, é o grande objetivo de empresas do mundo inteiro. Vamos te explicar o porquê: há milhões de páginas no Google, no entanto, as pessoas só clicam naquelas que aparecem nas primeiras posições do resultado da pesquisa.
Exemplo: ao pesquisar por “geladeiras brancas”, os consumidores costumam clicar apenas nos primeiros sites do resultado, principalmente nos 3 primeiros. Ou seja, todas aquelas páginas na segunda página em diante, quase nunca são vistas.
Pensando pelo lado do lucro de uma organização, estar na primeira página é ter tráfego, mais visitas, cliques e compras no site. Para conseguir estar entre esses primeiros resultados, como você pode imaginar, não é fácil.
O Google tem algoritmos que classificam os sites – os melhores ficam nas primeiras posições e os piores nas últimas. Para estar entre os melhores, é preciso agradar esses robozinhos.
Que nada mais é do que a estratégia de SEO, agradar os algoritmos para que eles ranqueie bem uma página. No entanto, seja por descuido ou inexperiência, muitas empresas acabam cometendo erros básicos de SEO, em especial, em conteúdos – um dos fatores que os robôs mais ficam de olho.
O que atrapalha a conquista do grande objetivo, estar entre as primeiras posições. Pensando nisso, vamos listar as 4 falhas mais comuns para você nunca mais cometê-las e conseguir atingir a sua meta. Acompanhe!
Conteúdo duplicado ou com plágio
Um dos erros mais comuns e mais graves é a publicação de conteúdos duplicados. Copiar e colar o texto de outra pessoa no seu site pode causar danos irreparáveis para o seu ranqueamento.
O Google não perdoa nem 1% de plágio e quando encontra sites com conteúdos assim, costuma penalizá-los baixando posições no ranqueamento, entre outras penalizações graves para sua estratégia de SEO.
Se sua página está estagnada ou só perdendo resultado, por exemplo, pode ser que o buscador já identificou esse problema e está penalizando a página. Tome cuidado! Para evitar esse tipo de situação, invista na criação de conteúdos originais, seja fazendo por conta própria ou contratando pessoas para isso.
Passar os textos em detectores de plágio antes de publicá-los também é uma dica legal para evitar transtornos com o algoritmo.
Ignorar a estratégia de link building
Link building é uma estratégia muito importante, a qual muitos deixam para depois. Focar apenas na produção de conteúdo para dentro do site não é uma ação bem pensada.
Essa técnica visa aumentar a autoridade de um site para que o buscador entende que aquela página entende sobre o tema e tem conteúdos de qualidade, e aumenta seu ranqueamento.
O Google só melhora a posição dos sites que ele confia e a autoridade é fundamental para conquistar essa confiança. Sendo assim, caso ainda não tenha investido em link building e comece agora mesmo!
Para isso, contrate profissionais qualificados que dominem essa estratégia. Mais do que apenas escrever bons textos, neste caso, é preciso ter um bom relacionamento com a mídia para publicá-los em portais qualificados.
Não usar as title tags, meta description e palavras-chave de maneira adequada
As title tags são elementos de grande importância em um site, mesmo que muitos se esqueçam delas. Esses recursos servem para ajudar os usuários e os robôs de busca a entenderem o que encontrarão naquela página. Ou seja, do que aquele conteúdo se trata.
Por isso, é muito importante que todas sejam otimizadas com palavras-chave, garantindo assim que seu cliente não tenha dúvidas sobre o que encontrará no site. O ideal é que elas tenham no máximo 70 caracteres.
A meta description é importante para o usuário ter uma prévia do conteúdo do site, o que vai lhe ajudar a decidir se vai acessá-lo ou não. Além de persuasivo, este parágrafo de 2 linhas deve conter as palavras-chave para também facilitar o entendimento do buscador.
Como podemos perceber, as palavras-chave devem estar em todo lugar: no title, meta description, título, primeiro parágrafo do conteúdo e ao longo do texto. Atenção: não use o mesmo termo em excesso, isso pode ser visto como uma atitude negativa pelo Google, trazendo severas penalizações.
Esquecer de colocar links para dentro do site
Este é um erro muito comum em SEO. Os links internos são essenciais para manter o visitante interessado no conteúdo e no site, o que ajuda a diminuir a taxa de rejeição da página.
Ao ir clicando nos links, o usuário passa mais tempo na página e o algoritmo entende que ela é atraente para o seu público, o que influencia em seu ranqueamento orgânico.
Por esse motivo, coloque links internos para outras categorias dentro do site, mas tenha cuidado! Apenas 3 ou 4 links já são o suficiente.
É muita coisa, não é mesmo?
Todos esses fatores devem ser considerados, já que eles podem impactar negativamente uma estratégia que tem tudo para ser bem sucedida. Entre em contato conosco para aplicarmos essas ações no seu site com assertividade e eficiência.
A ROI Mine tem um time extremamente qualificado pronto para redigir conteúdos originais, otimizá-los e realizar estratégias de link building para a sua empresa. Entre em contato!