Yoast SEO: saiba mais sobre este plugin para WordPress

Yoast SEO: saiba mais sobre este plugin

Quem já trabalha com o WordPress com quase toda a certeza do mundo já se deparou com o Yoast SEO. Trata-se de um dos plugins mais populares para a plataforma quando o assunto é SEO.

Por meio do Yoast, é possível melhorar a produção de textos e fazer com que o conteúdo esteja mais otimizado para ser encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Entenda mais sobre o Yoast SEO e o funcionamento deste plugin ao longo deste texto!

Como o Yoast funciona

O Yoast é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas no mercado. Ele pode ser instalado diretamente no próprio WordPress, na área de plugins. E, a partir da instalação e ativação, já é possível começar a utilizá-lo.

Como o próprio ícone do Yoast denuncia, o plugin trabalha com um conceito de cores bem semelhante ao sinal de trânsito: vermelho está ruim; se a cor da vez for a laranja, o trabalho pode ser melhorado. Se estiver verde, ótimo! E, se estiver cinza, significa que nada ainda foi feito.

Para chegar à sinalização de cor, o Yoast avalia uma série de variáveis: número de palavras no texto, repetição de termos, uso ou não de imagens, tamanho de parágrafos e frases, entre muitas outras funcionalidades.

São dois campos distintos de análise: SEO propriamente dito e Legibilidade (ou “readability”).

O campo de SEO é o mais importante da dupla. Mas, para funcionar bem, um espaço tem de estar preenchido para que toda a “mágica” aconteça: a frase-chave de foco.

Conheça tudo sobre o Yoast!

É a partir da palavra-chave escolhida que o Yoast fará toda a análise. Basta clicar no campo de análise de SEO para ver o que o plugin tem a dizer:

Saiba mais sobre o Yoast, plugin de SEO utilizado por diversos profissionais!

Como o Yoast pode ajudar em SEO 

O Yoast é uma mão na roda para quem faz conteúdo focado em SEO. Além de toda a análise do texto que o plugin faz, a ferramenta também permite algumas edições fundamentais para o SEO on-page:

– criação e edição da meta title para a home e para as demais páginas do site;

– criação e edição da meta-description da home e das demais páginas do site;

– criação de sitemap XML;

– editar o slug da URL;

– criação e implementação de breadcrumbs.

Por meio do Yoast, os textos podem ficar mais fluidos e organizados, já que, além das funcionalidades técnicas citadas acima, a ferramenta mostra se a palavra-chave foi usada de forma exagerada ao longo do conteúdo – o que é bem ruim! –,  o uso de heading tags, entre outros fatores importantes para SEO.

É preciso apenas levar em conta que Yoast e SEO seguem caminhos distintos apenas em alguns aspectos. Enquanto o Yoast tem uma análise mais “robótica” do conteúdo, o SEO cada vez mais privilegia fatores “humanos” graças às características das últimas atualizações de algoritmo do Google.

Um desses casos “divergentes” passa pelas famosas palavras de transição.

Palavras de transição: o que são elas?

Uma das orientações mais “confusas” do Yoast SEO é em relação às palavras de transição. Presente no campo de legibilidade, o plugin orienta o redator a utilizar uma determinada porcentagem das tais palavras de transição. Mas o que são elas?

Listamos, aqui, alguns exemplos:

– assim;

– certamente;

– entretanto;

– enfim;

– então;

– enquanto;

– portanto;

– além disso;

– apesar de;

– de fato.

Há uma infinidade de palavras de transição.

Se, por um lado elas deixam o Yoast “verdinho” e fazem os olhos de muita gente brilharem de alegria, por outro, as palavras de transição costumam deixar os textos um pouco mais “engessados”.

A dica que podemos dar é: bom senso e use os termos sem exagerar.

Bolinha verde é SEMPRE importante?

Resposta honesta: não. Justamente porque não é isso que o Google e os demais motores de busca querem. Mais importante do que uma bolinha verde no Yoast SEO é ter um texto fluido e que atinja as intenções de busca do usuário.

De nada adianta o conteúdo no Yoast estar todo verde, seja na aba de SEO, seja na aba de Legibilidade, se o texto está mal escrito. Se a palavra-chave escolhida (ou “frase chave de foco”, no linguajar do plugin) tem volume de busca insuficiente ou, então, que não contemple as intenções de busca do usuário.

O Yoast é um guia, um auxílio, e não algo que vá engessar o conteúdo. Portanto, mais importante do que a flag verde no plugin, está a intenção de busca do usuário e a qualidade do conteúdo.

O Yoast SEO é gratuito?

O Yoast tem uma versão gratuita que supre boa parte das necessidades dos redatores e profissionais de SEO. Na versão grátis do plugin é possível pôr em prática todas os pontos abordados ao longo deste texto.

As diferenças da versão paga do Yoast estão na possibilidade de ter o texto analisado em várias palavras-chave simultaneamente, prévias de compartilhamento do conteúdo em redes sociais, redirecionamento de links, insights de conteúdo etc.

O Yoast Premium custa US$ 89 para um site. Para mais sites, os valores mudam, porém, há desconto. Os valores são sempre em dólar.