Influenciadores digitais: saiba como abordá-los para propor parcerias!

3 maneiras para abordar influenciadores digitais e realizar parcerias

Os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes nas estratégias de publicidade das empresas. Eles têm um papel fundamental para o relacionamento entre marcas e consumidores atualmente.

Sendo assim, trabalhar com esses profissionais é uma ótima oportunidade para ter um meio publicitário amplo, assertivo, segmentado e com que gere excelentes resultados.

Para isso, é preciso escolher os influenciadores digitais certos. Este mercado está saturado, cada vez mais profissionais começam a produzir conteúdos nas redes. Com isso, as empresas precisam se dedicar ainda mais a traçar estratégias assertivas.

O primeiro passo é realizar um planejamento contendo todas as informações sobre a ação que a marca deseja realizar. Com esses dados, será possível escolher o profissional que mais atende o público-alvo determinado, que atua no nicho desejado e fala exatamente sobre o tipo de produto que a empresa está divulgando, por exemplo. 

Ao identificar qual o melhor profissional para a campanha, lembrando que há desde os micro influenciadores até os macro influencers, com milhões de seguidores, o próximo passo é abordá-los para iniciar a parceria.

E é nesta parte que muitas organizações se perdem. Pode parecer simples, mas a abordagem é um tanto quanto delicada. Ela precisa ser assertiva para conquistar a confiança do influenciador.

Diversas empresas fazem de forma equivocada e perdem oportunidades de trabalhos incríveis. Então, todo cuidado é pouco. A seguir, daremos 3 dicas de como abordar esses profissionais.

Comece a parceria com pé direito e terá ainda mais chances de obter bons resultados com campanhas na internet. Lembre-se: hoje em dia para divulgar algo, estar apenas na televisão, revistas e rádios não é o suficiente.

É preciso estar onde todos estão o tempo inteiro. Isto é, na internet. Não perca a oportunidade de trabalhar com o profissional perfeito para sua marca. Acompanhe!

Como trabalhar com influenciadores digitais? A abordagem é fundamental!

A abordagem pode depender de alguns fatores, como a relação da marca com o influencer. Exemplo: se o profissional escolhido já for um fã da marca e constantemente fala dos seus produtos e serviços, esse primeiro contato pode ser mais simples.

Mas, se o influencer nem sabe que a empresa existe, a abordagem e negociação pode ser mais complexa. Dependendo dos recursos da marca, esse momento pode ser mais complicado também e exigir um contato mais assertivo.

Indicando especialmente os seus valores para o influencer entender o que é a empresa, como funciona, se é famosa, cobiçada, de qualidade, entre outros detalhes importantes. 

Com isso em mente, o próximo passo é seguir boas práticas de primeiro contato e negociação. Assim, terá mais chances de colher relacionamentos satisfatórios e duradouros com esses profissionais.

A seguir, daremos 3 dicas importantes de como abordar influenciadores corretamente!

Por onde entrar em contato?

Uma das principais questões sobre as parcerias com influenciadores digitais é por onde entrar em contato. O mais indicado é usar o direct, e-mail ou Whatsapp? A resposta é: depende.

Cada profissional prefere e responde de diferentes maneiras para essa questão. Alguns já disponibilizam seu e-mail e meios de contatos na biografia do Instagram, Tiktok e nas outras plataformas.

Alguns colocam até mesmo o e-mail e Whatsapp para facilitar a comunicação com marcas. Outros influencers, especialmente os com mais seguidores, têm agências e assessorias de imprensa  (empresas que gerenciam a carreira do profissional).

Nestes casos, é preciso contatar diretamente essas empresas. Não entre em contato direto com o influenciador. As empresas de gerenciamento de carreira e os próprios influencers não gostam que as marcas passem por cima delas.

Em todo caso, o mais recomendado é entrar em contato pelo e-mail ou Whatsapp disponibilizado e caso não funcione, vale tentar pelo direct ou por mensagens privadas nas redes sociais.

Vá direto ao ponto! 

Os influenciadores costumam receber muitas mensagens e propostas de marcas, por isso, vá direto ao ponto. O ideal é não ficar enrolando, diga logo sobre o que é a campanha, que o perfil do destinatário se encaixa perfeitamente e perguntar se o influenciador tem interesse em saber mais sobre a ação.

Assim, a marca aumenta suas chances de uma resposta rápida e assertiva, facilitando a comunicação com o influenciador digital.

Confira alguns exemplos

“Olá, X! Somos da ROI Mine, uma agência de Marketing Digital líder neste segmento no Brasil. Vamos iniciar uma nova ação com influenciadores para a marca  e gostaríamos de saber se você tem interesse em participar.

A ação será sobre o serviço X, ideal para pessoas XX, como o seu público-alvo. A campanha tem um cachê + produto + prêmios.

Se quiser saber mais detalhes sobre a nossa campanha, por favor, responda rapidamente este e-mail com o número de um telefone celular com WhatsApp para contato.

O prazo para resposta é dia 25 de Outubro. Qualquer dúvida, estou à disposição. 

Obrigado (a)“.

Simples, não é mesmo? Agora, veja um exemplo de contato pelo direct: 

“Olá, (nome). Tudo bem? Sou o(a) X, da marca de skincare Y, que busca tratar a pele de mulheres jovens adultas.

Analisei o seu perfil e vimos que o produto Z tem tudo a ver com você e seu conteúdo. Por isso, gostaria de te convidar para uma parceria com nossa marca para divulgá-lo em suas redes. O que acha? É interessante para você?

Se sim, envie-me seu e-mail para que eu possa te dar mais detalhes sobre a campanha.

Aguardo sua resposta. Obrigado(a)!”

Exemplo de e-mail para assessorias e agências de carreira:

“Olá, X! Somos da empresa X, marca líder neste segmento no Brasil. Vamos iniciar uma nova ação com influenciadores para a divulgação de um novo produto e gostaríamos de saber se a influencer X tem interesse em participar.

A ação acontecerá no dia X, terá um cachê de X + o produto divulgado.

Se for do interesse dela, por favor, responda rapidamente para saber mais sobre a campanha e definirmos os próximos passos. 

O prazo para resposta é dia 25 de Outubro. Qualquer dúvida, estou à disposição. 

Obrigado (a)“.

Conte com a ROI Mine

Para realizar estratégias de marketing de influência de forma eficiente e assertiva, sem maiores dores de cabeça, entre em contato conosco. Somos especialistas no trabalho com influenciadores digitais, por isso, podemos te ajudar a divulgar a sua marca com mais facilidade.

Fale com a gente!