Como melhorar a posição do meu site no Google?

Os mecanismos de busca são sites que auxiliam os usuários nas pesquisas de informações, produtos, serviços etc. São os famosos Yahoo, Bing, Google e outros similares. 

Você já se perguntou o motivo pelo qual alguns sites aparecem nas primeiras posições desses e outros não? 

Os principais buscadores utilizam algoritmos próprios para indexar a informação e disponibilizá-la na melhor ordem aos usuários. 

Se você deseja melhorar a posição do site no Google, por exemplo, é fundamental que entenda como “agradar” esses algoritmos. 

Estudos indicam que 90% das pessoas não passam da primeira página ao realizarem pesquisas nos buscadores. É fato também que os sites que aparecem logo nas primeiras posições têm mais visibilidade.

Por esses motivos que investir nas soluções de marketing digital, consequentemente, estar bem ranqueado é fundamental para ter melhores resultados na internet. 

Para isso, existe um conjunto de técnicas que melhoram a posição dos sites nos buscadores e, se feitas corretamente, podem trazer grandes benefícios. 

Se o seu objetivo é aumentar os visitantes do seu site de forma orgânica, explicaremos tudo o que precisa saber sobre essas técnicas. Vamos lá? 

 

O que é SEO?

Antes de apresentarmos as técnicas de fato, é importante ressaltar que este conjunto citado, se chama Search Engine Optimization (por isso a sigla SEO). 

Este termo significa otimização para mecanismos de busca. É um grupo de técnicas orgânicas que visam colocar sites, blogs, páginas, entre outros domínios, nas primeiras posições dos buscadores. 

Essa otimização de sites gera mais tráfego e autoridade para uma página sem precisar investir em mídia paga.

O SEO é cada vez mais necessário porque os buscadores contam com algoritmos para selecionar os melhores sites e colocá-los nas primeiras posições. 

O Google, buscador mais usado no mundo, procura proporcionar a melhor experiência possível para o usuário, portanto, busca oferecer o melhor conteúdo, com mais informações, melhor usabilidade e acessibilidade.  

Ou seja, em cada busca, o mecanismo organiza os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas para a dúvida do leitor nas primeiras posições.

 

Qual a importância do SEO?

Os mecanismos de busca são muito utilizados hoje em dia para diversas finalidades. Uma delas é para tomar a decisão de compra! 

Atualmente, pesquisar antes de decidir qual a melhor opção no mercado é algo rotineiro na vida das pessoas. E os números mostram que apenas 0,78% dos usuários vão até a segunda página do buscador. Mas estar na primeira página não basta, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques.

Ou seja, mais do que estar presente no ambiente digital, é importante estar bem rankeado. Assim, há mais chances da sua página ganhar visibilidade, cliques, ter mais tráfego orgânico e melhor performance digital. Dessa forma será possível ter destaque entre os concorrentes na internet.

 

Técnicas para melhorar a posição do site nos buscadores como o Google

Como já vimos, implementar este conjunto de técnicas nos sites é muito importante e impactam diretamente nos resultados de uma empresa. 

Agora que já entendeu o conceito e como funciona, vamos te apresentar as soluções de SEO que determinam um bom ranqueamento no Google.

 

Palavra-chave!

Não é muito eficaz aparecer em primeiro lugar nas buscas de um tema que poucas pessoas se interessam. Por isso, é importante utilizar boas palavras-chave para otimizar os resultados. 

Este recurso baseia-se na forma como o público-alvo realiza a pesquisa quando pretende contratar serviços ou comprar os produtos do seu segmento.  

A palavra-chave resume os temas principais que o conteúdo abordará. Para ter um bom rankeamento é preciso trabalhar com palavras-chave que tenham um número elevado de buscas. 

O termo escolhido deve aparecer em pontos estratégicos dos conteúdos – como título, subtítulo e em alguns parágrafos específicos, por exemplo. Desta forma, o algoritmo reconhecerá o tema que está sendo tratado. 

 

Usabilidade

Um ponto muito importante para os buscadores é ter um site bem estruturado para proporcionar uma boa experiência de usuário

Um site com boa acessibilidade e usabilidade consiste em uma página que apresente as informações ‘prometidas’, uma navegação fácil, linguagem simples e clara, conteúdo de qualidade, baixo tempo de carregamento, uso correto de heading tags (H1. H2, H3…), entre outros aspectos. 

Desta forma, o buscador entenderá que o usuário terá uma boa experiência na página, assim a recomendará nas primeiras posições. 

 

Conteúdo de qualidade é importante para o Google

Ao fazer a pesquisa, o usuário pretende solucionar uma dúvida. Por isso, é importante que a página ofereça um bom conteúdo, tire os questionamentos, agregue informação e não decepcione o usuário. 

Dentro do marketing de conteúdo, existem técnicas para fazer materiais de qualidade. São essas: palavras-chave, heading tags, um texto bem escrito e produzido diretamente para as necessidades do público-alvo e os conteúdos exclusivos (sem copiar e colar). 

Essa técnica de SEO, é muito importante para melhorar os resultados na internet. 

Outro ponto importante é manter o site sempre atualizado, se os usuários entrarem no site algumas vezes e não tiver acesso a nenhum conteúdo novo será mais difícil fazê-los voltar.

 

Link Building

A técnica de link building consiste em criar ou conseguir links para sua página ter mais relevância e autoridade no segmento. 

Esse conceito mensura o quanto um site é relevante para o assunto em questão.

Basicamente, é a reputação da página diante dos sites concorrentes no ambiente digital. 

Como isso funciona? Existem duas formas de colocar essa técnica em prática: links internos e links externos. 

Vamos conhecê-los separadamente para melhor entendimento.

  • Links internos: essa técnica é bastante importante e comum. Ao ler um conteúdo na internet, é normal que ao longo do texto tenha um link direcionando a sua atenção para outra página dentro do mesmo site. 

Muitas vezes é um link que explica melhor um termo, apresenta novas informações, entre outros objetivos;

Se usados da forma correta, os links internos retêm o usuário por mais tempo no seu site, proporciona uma melhor experiência ao usuário e consequentemente ajuda no bom ranqueamento;

  • Links externos: este termo se refere a quando outros sites linkam a sua página. 

Isso serve para gerar mais credibilidade. Você pode se colocar no mercado como alguém que entende sobre o assunto com outros veículos de comunicação mostrando que você é um especialista do segmento. Os links externos são exatamente isso! 

Essa relação demonstra que a sua página é uma autoridade no assunto. Essa técnica conta com algumas particularidades para gerar bons resultados, mas se feita corretamente, é uma das mais eficientes dentro do SEO.


Gostou? Quer saber mais sobre SEO? Continue navegando em nosso blog.