Algoritmo do Google: tudo que você precisa saber

O que é o algoritmo do Google? Como ele funciona? Saiba como ranquear um site em 2022

O algoritmo do Google nada mais é do que um conjunto de operações que define a forma como os resultados das buscas serão apresentados aos usuários na SERP do buscador.

Também conhecidos como robôs do Google, eles têm  o grande propósito de melhorar a experiência de busca e a navegação do usuário. Afinal, o Google é uma empresa e, assim como todos do mundo corporativo, não quer perder espaço no mercado para a concorrência.

É com esse objetivo que o algoritmo do Google funciona – tudo gira em torno disso. Ele serve basicamente para descobrir, entender e organizar todo o conteúdo que existe na internet. Dessa forma é possível entregar as melhores respostas para as pesquisas dos seus usuários.

Como o algoritmo do Google funciona? 

Essa é a pergunta do milhão no universo do marketing digital. Esses robôs analisam todos os sites de acordo com os fatores de ranqueamento e classificam eles.

As melhores páginas ficam nas primeiras posições e aquelas que não são tão boas, são jogadas para as últimas páginas do Google, aquelas que ninguém acessa. Esse processo é feito a cada busca do usuário, em segundos.

O algoritmo lê todo o conteúdo do site, analisa e classifica. Em resumo, podemos dizer que é assim que esses robôs do Google funcionam. O que ninguém nunca vai saber são todos os fatores de ranqueamento do buscador. Ou seja, quais aspectos eles levam em consideração na hora da classificação. 

Alguns deles nós já sabemos, mas há mais de 200 outros fatores que não são divulgados.

É o segredo guardado a sete chaves do Google. A seguir, saiba mais sobre o algoritmo do Google e a sua relação com a estratégia de SEO de marketing digital.

Acompanhe!

Algoritmo do Google: um guia sobre o assunto

A palavra algoritmo em matemática e ciência da computação se dá pela sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.

Para o Google, ele é utilizado para manter a qualidade dos conteúdos e respostas que proporciona aos seus usuários. Ele foi criado porque antigamente, a internet era um local inóspito, com apenas alguns sites perdidos e GIFs malfeitos.

No entanto, com o passar do tempo, a internet foi se transformando no que conhecemos hoje. Atualmente ela é ocupada por centenas de milhares de páginas, sites e blogs.

Além dos usuários que estão em busca de muita informação e entretenimento. Para facilitar a vida de quem chegava a esse novo mundo, surgiram os mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Com eles também surgiram os algoritmos especializados em indexar e organizar as páginas todas essas páginas disponíveis na internet. Com tudo isso, navegar pela internet tornou- se muito mais fácil. 

No começo, esses algoritmos se baseavam em fórmulas simples para o rankeamento dessas páginas, o que deu abertura para pessoas má intencionadas aproveitarem deles e ganharem mais visibilidade de forma inadequada.

Surgia assim o black hat, um conjunto de más práticas, o grande inimigo do Google. De qualquer forma, para manter a qualidade do buscador, os buscadores passaram a usar algoritmos cada vez mais complexos para bloquear essas más práticas.

Com isso, esses robôs também passaram a valorizar os sites que entregassem os melhores resultados aos usuários. Só que não para por aí: todos os anos o Google lança atualizações que tornam esse algoritmo ainda mais rigoroso.

Por isso que muitos estão se perguntando como ranquear uma página no Google em 2022. Hoje, os fatores de ranqueamento já são diferentes dos utilizados nos outros anos.

Sendo assim, os robôs do Google exigem constantes atualizações.

Algoritmo do Google x SEO

SEO é uma estratégia de marketing digital que visa agradar esses robôs do Google para que eles consigam ranquear um site nas primeiras posições. Hoje em dia há mais de 200 fatores, como mencionamos.

Dentre os principais e mais importantes estão a produção de conteúdos originais e valiosos, as otimizações técnicas no site, como o tempo de carregamento, taxa de rejeição, URLs amigáveis e uso de plugins, por exemplo.

A autoridade do site também é considerada pelo algoritmo, o que faz a estratégia link building tão importante. Em 2022, a tendência é que outro aspecto esteja em evidência: os snippets.

Esses são aqueles conteúdos destacados que aparecem em primeiro lugar no Google quando fazemos uma busca. Eles estão sendo cada vez mais utilizados e segundo o buscador, 8% dos cliques vão para os snippets atualmente.

Sendo assim, o uso de palavras-chave adequadas, conteúdos diretos, completos e valiosos se tornam ainda mais importantes. 

Quer ajuda com o algoritmo do Google? Conte conosco!

O algoritmo do Google é complexo e até mesmo os profissionais precisam estar s empre estudando para entendê-lo. Sendo assim, se precisar de ajuda para ranquear seu site no buscador, conte com a ROI Mine, uma agência de marketing digital voltada para SEO.

Somos especialistas nesses serviços e podemos te ajudar.