ROI

O que é ROI? Saiba como utilizar a métrica da forma certa 

Uma das métricas mais utilizadas no marketing atualmente é o ROI. Mas, antes de entrarmos nesse assunto, você pode estar se perguntando: por que acompanhar esses dados é importante? 

Quem responde essa pergunta para nós é o matemático britânico especialista em dados e estratégia de negócios, Clive Humby, com sua frase revolucionária sobre o assunto: “Dados são o novo petróleo”.

Essa afirmação de poucas palavras, mas um grande significado, nos faz entender o quanto as métricas são importantes na atualidade. Afinal, se elas existem, por que não realizar uma análise estratégica visando melhores resultados para o seu negócio?

Por isso, hoje vamos falar sobre o ROI e sua importância para empresas, além, é claro, de como essa métrica deve ser calculada de forma efetiva e, por último, algumas dicas para sua empresa melhorar os resultados dos investimentos realizados. 

Não perca a oportunidade de aprender tudo o que há para saber sobre o ROI! Siga a leitura e aproveite o conhecimento 🙂

O QUE É O ROI?

Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento é uma métrica utilizada para entender quanto uma empresa ganhou com seus investimentos, principalmente em campanhas de marketing.

O ROI é um indicador financeiro, utilizado para analisar a efetividade de um novo produto ou serviço, uma nova unidade da sua empresa, ou qualquer outro tipo de ação.

Além disso, no marketing digital, calcular o Retorno sobre Investimento permite o acompanhamento em tempo real dos resultados de uma campanha veiculada na internet. O que permite que gestores avaliem se é positivo ou não continuar com aquela campanha, se é necessário realizar mudanças, entre outras coisas.

ENTÃO, COMO CALCULAR O RETORNO SOBRE INVESTIMENTO DE MANEIRA EFETIVA?

Fórmula do ROI

Na imagem acima, é possível verificar que o cálculo do Retorno sobre Investimento é realizado da seguinte maneira: ganho obtido – valor do investimento inicial, dividido pelo valor do investimento inicial, é igual ao ROI. Para obter o resultado em porcentagem, multiplique o resultado obtido por 100.

Com essa aparentemente simples conta, é possível entender se houve lucro ou prejuízo a partir do investimento realizado. Agora, você sabe o que é o ROI e como calculá-lo.

Mas, sabia que pode estar calculando esta métrica de forma equivocada?  

Muitas vezes, aplica-se na conta somente o investimento com uma mídia paga, por exemplo. Mas, é necessário considerar os gastos com recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Além disso, é preciso considerar insumos, estrutura e outros fatores de investimento. Adicionar todos os gastos permite aos profissionais uma análise pragmática dos resultados obtidos, podendo tomar decisões mais assertivas e que ajudem o seu negócio a melhorar cada vez mais. 

O cálculo do ROI é realizado periodicamente e com o mesmo padrão de recursos investidos. Mas fique tranquilo! Se você quer entender somente o retorno das campanhas de performance, temos outra métrica relacionada a esse dado.

O ROAS (Return on Advertising Spend), ou, traduzido para português: Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Sua fórmula é simples: a receita das vendas, dividida pelo gasto com as mídias pagas, é igual ao ROAS. Veja na imagem abaixo:

Fórmula do ROAS

Outro ponto a se ter em mente nesses casos, é que uma análise de resultados com base em dados deve ser feita em cima de mais de um medidor, para que seja possível entender a situação como um todo e os resultados alcançados auxiliem assertivamente em uma tomada de decisão.

BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DE UTILIZAR O ROI NO SEU NEGÓCIO

Certo, você já sabe que ter metas e dados como aliados do seu negócio é extremamente importante para um crescimento saudável e escalável. Mas quais são os pontos relevantes ao se ter em mente quando o ROI se torna um desses medidores? 

Em relação aos pontos positivos, é preciso considerar uma tomada de decisão mais assertiva, com análise e definição de metas reais e atingíveis. Isso torna possível identificar com mais de facilidade a rentabilidade dos investimentos realizados.

Entretanto, é possível também ter em mente que o ROI não pode ser calculado sozinho, pois esta é uma métrica que possui algumas limitações. Essas, estão relacionadas a sazonalidade, manipulação de resultados, se calculado sozinho, não entrega um contexto completo e também não considera a inflação.

No mercado, todas as métricas possuem seus prós e contras. O que devemos fazer nesse caso? Contar com o auxílio de profissionais que entendam do assunto e saibam interpretar os dados de forma com que todos esses pontos sejam postos em observação.

Por esse motivo, nós da ROI Mine nós consideramos verdadeiros mineradores de resultados. Como uma agência de marketing data-driven, nos baseamos sempre em números para entregar resultados ao seu negócio que façam sentido. Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco agora mesmo!