Twitter

Afinal, vale a pena anunciar no Twitter?

Nos últimos tempos, o Twitter tem estado em evidência devido às negociações de compra da rede social pelo excêntrico bilionário Elon Musk, também dono da fabricante de foguetes SpaceX e da empresa automotiva Tesla. 

No início de abril de 2022, Musk comprou 9,2% das ações do microblog e, em meados do mesmo mês, o empresário sinalizou interesse em adquirir integralmente a empresa, realizando a oferta de US$ 44 bilhões, que foi aceita pela plataforma.

Entretanto, por volta da metade do mês de maio, Musk suspendeu temporariamente a compra, mas voltou atrás poucas horas depois, afirmando que ainda desejava adquirir o site, que atingiu 217 milhões de usuários ativos no quarto trimestre de 2021. 

Em meio a esse imbróglio, a rede segue como uma das mais utilizadas pelos brasileiros, que representam a quarta maior base de usuários do Twitter no mundo todo. 

Entre outros atributos, a rede se destaca das demais por sua rapidez e objetividade, permitindo acesso a uma quantidade ilimitada de informações, em um curto espaço de tempo. 

Além disso, o site se caracteriza por sua interatividade, irreverência, informalidade e espontaneidade, o que permite que os usuários estabeleçam uma relação de maior proximidade uns com os outros.

Isso se aplica também a perfis de marcas, que investem na rede para monitorar o comportamento de seu público alvo, tendo acesso imediato a opiniões positivas e negativas e interagindo rapidamente, inclusive, para rebater críticas. 

E, assim como nas demais redes sociais – Instagram, Facebook, TikTok, etc – os anúncios fazem parte das interações possíveis entre marcas e consumidores dentro do Twitter e são essenciais para quem deseja marcar presença na timeline

Mas será que vale a pena investir nessa estratégia? O que podemos esperar dos resultados? 

A seguir, separamos alguns motivos que vão te mostrar por que anunciar no Twitter é uma boa ideia. Acompanhe para saber mais!

O Twitter proporciona o aumento da conexão com o público 

Cada vez mais o Twitter tem se posicionado como a plataforma preferencial para emissão de comunicados e declarações oficiais, sejam eles dados por empresas ou figuras públicas, como celebridades ou políticos.

Assim, muitas pessoas buscam a plataforma para se manterem informadas sobre as marcas que consomem, perfis que acompanham, etc, então marcar a presença dentro do site é muito importante.

Dessa forma, é possível estabelecer um contato mais próximo e genuíno com a audiência, esclarecendo dúvidas, interagindo em publicações e até mesmo solucionando problemas. 

Por isso, vale ter um perfil na plataforma para se aproximar e entender melhor quem é seu público, quais são suas queixas e o que eles buscam. 

Com esses dados em mãos, é só aproveitar a ferramenta Twitter Ads para criar anúncios efetivos, que vão chamar a atenção do consumidor em potencial e angariar clicks, likes e até mesmo novos seguidores para sua página e clientes para a marca.  

Vale lembrar que, embora seja uma ferramenta preciosa, muitas empresas ainda não investem nos anúncios no Twitter como fazem em outras plataformas, então essa é uma forma de se destacar dos concorrentes e atingir mais pessoas. 

Altas chances de conversão 

Com o Twitter Ads, é possível fazer uma melhor segmentação do público alvo que desejamos atingir, otimizando recursos e fazendo com que as impressões obtidas em cada publicação tenham maiores chances de se concretizar como negócios. 

Além de atingir usuários da plataforma de acordo com as interações com posts da marca ou com base em perfis que os mesmos seguem – como ocorre nas demais redes sociais – é possível aprofundar essa forma de contato. 

Explicando melhor, isso se deve ao próprio formato das publicações permitidas pela plataforma.

Como no Twitter podemos trabalhar melhor com os textos, é possível elencar uma gama de palavras-chave que ajudam a identificar quem pode estar interessado em determinado assunto, de acordo com o que o usuário tuita. 

Assim, determinados anúncios podem aparecer apenas para quem efetivamente esteja interessado, impactando o consumidor que se encontra no momento mais oportuno para a compra.

Ótimo custo-benefício e facilidade de mensuração

Com a facilidade de segmentação citada acima, é possível economizar tempo e recursos financeiros nas ações que por trazerem resultados certeiros, aumentam as chances de conversão.

Além da economia proporcionada pela ferramenta, o custo-benefício dos anúncios no Twitter é bastante interessante e a transação ocorre da seguinte forma:

Bem como as demais plataformas, a compra de anúncios no Twitter é feita por meio de lances, que podem ser divididos entre automático e lance máximo. 

No lance automático, é o próprio Twitter que define o valor ofertado a cada anúncio, de acordo com as necessidades e orçamentos da conta, otimizando a campanha de acordo com os recursos que a marca tem disponível.  

Já no lance máximo, é o próprio anunciante que administra o valor, fazendo lances quando for mais oportuno e desejado. Nesse caso, adquire o espaço para a publicidade aquele que oferecer valor maior do que o indicado pelos concorrentes. 

Assim, é possível administrar os recursos destinados a esse tipo de ação de forma cautelosa e, ainda por cima, mensurar os resultados obtidos a partir de relatórios detalhados, emitidos pela própria plataforma.

Então, de forma prática, fácil e eficiente, conseguimos ter um melhor vislumbre das ações que trouxeram o retorno desejado, bem como daquelas que precisam ser revisadas ou até mesmo deixadas de lado. 

Variedade de formatos

Com cada vez mais empresas utilizando a internet para promover serviços, produtos e lançamentos, temos que ter cuidado para não criar apenas mais um anúncio que será ignorado.

Nesse sentido, o Twitter se destaca mais uma vez com relação às demais redes sociais, já que permite que diversos formatos sejam adotados para impactar o consumidor de forma criativa e eficiente. 

Dentre eles, podemos citar tweets, vídeos, enquetes, trends e outros conteúdos promovidos, que aparecem na timeline do usuário mesmo que este ainda não seja seu seguidor; moments, cards de apps, sites, entre outros. 

Quer saber mais sobre anúncios no Twitter? Conte com a ROI Mine

São muitas as oportunidades de atingir o sucesso por meio de Ads no Twitter, assim como em outras redes sociais e, se você busca pela melhor estratégia, conte com a ROI Mine.

Somos uma agência de marketing digital orientada por dados, com um time completo e preparado para analisar e criar, junto a você, planos efetivos para atingir o mais alto patamar dentro e fora do mundo digital. Para saber mais sobre essa e outras soluções, entre em contato conosco e comprove as razões que fazem com que a ROI Mine seja uma verdadeira mineradora de resultados!