Prepare-se para a Black Friday 2021: será um sucesso como no ano passado?

Prepare-se para a Black Friday 2021: será um sucesso como no ano passado?

A black friday é a época mais esperada do ano para empresas e consumidores. A data surgiu nos Estados Unidos para dar início às compras natalinas e, com os anos, se popularizou por todo o mundo. 

É conhecida pelos descontos expressivos, a melhor época do ano para comprar – e vender. No Brasil, a Black Friday começou tímida, mas atualmente, é a segunda data comercial que mais movimenta o mercado.

Perdendo apenas para o Natal. A primeira Black Friday Brasil aconteceu em 2010 e o mercado faturou pouco, não passou de 3 milhões. No ano seguinte, a data movimentou cerca de 100 milhões de reais no país.

Os anos foram passando e a Black Friday se tornando cada vez mais esperada. Segundo um levantamento da EbitNielsen, em 2019, o faturamento do varejo virtual chegou aos R$3,2 bilhões, com mais de 23% de crescimento comparado ao ano anterior. 

Já em 2020, mesmo com a crise, estima-se que as vendas da Black Friday ultrapassaram os 5,1 bilhões de reais. E em 2021, o que esperar? A data ganha mais espaço a cada ano e não é vantajosa apenas para os consumidores, ela é extremamente lucrativa para as empresas.

Muitos lojistas acreditam que, pelos descontos, vão perder dinheiro – eles não poderiam estar mais errados! Se houver um bom planejamento, a Black Friday pode alavancar o faturamento das lojas e prestadoras de serviço.

Saiba o que esperar da Black Friday de 2021. Este ano, a data será realizada no dia 26 de novembro, sua empresa está preparada? A seguir, explicaremos como o mercado está se movimentando para esta época do ano e claro, como se programar para ela. Acompanhe!

Black Friday 2021: o que esperar? Como se preparar?

É preciso pensar em Black Friday agora, em agosto? A realidade é que começar a se preparar para esta data o quanto antes é muito importante. A Submarino, por exemplo, já tem uma página em seu site para essas promoções desde o começo do ano.

Por isso, inclusive, ela está ranqueada nas primeiras posições da palavra-chave “black friday 2021”. Ou seja, quando a época chegar, o site já estará bem ranqueado e terá mais chances de atrair consumidores que procurarem pelo termo. 

A data é sobre consumo, descontos agressivos. Então, as empresas precisam se programar para conseguir estoque dos produtos, planejar o financeiro para permitir tantos descontos, quanto tempo a campanha, preparar o site para mais acessos e até mesmo contratar mais vendedores para atender os consumidores – em casos de lojas físicas, por exemplo.

Tem muito o que ser feito, principalmente quando o assunto é marketing digital e divulgação das propagandas. A grande maioria das empresas aderem a essa data e, se não houver um preparo, é possível que a sua seja engolida pelos grandes varejistas.

O primeiro passo para planejar essa campanha é alinhar as expectativas do mercado com as da empresa. Então, o que esperar para a Black Friday de 2021? Temos uma resposta clara: mais recordes de vendas!

A Black Friday 2021 promete!

Com a pandemia de 2020, em decorrência do coronavírus, a compra online se popularizou. As pessoas perderam o receio de comprar pela internet. Segundo a e-commerce Brasil, os dados surpreendem.

Ano passo houve um grande avanço no mercado digital, milhões de pessoas passaram a preferir as compras em casa – até mesmo porque não era possível sair para comprar o que queriam, por conta do isolamento social. 

O ritmo segue em crescimento. No primeiro trimestre de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Com um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce, as compras online bateram outro recorde. Nunca houve um dado tão expressivo neste segmento! Então, o que podemos dizer sobre a Black Friday é:

As empresas devem esperar para este ano um grande número de consumidores pela internet. Por isso, mais do que ter um site, Instagram ads ou qualquer plataforma online, é preciso se preparar para o aumento de acessos e tráfego.

O consumidor esperou o ano todo para encontrar descontos expressivos e quando acha a sua loja, o site cai e não carrega – impossibilitando a compra. O cliente passará ao próximo site e fechará a compra.

O que esperar? Consumidores digitais, cada vez mais exigentes e ansiosos por promoções imperdíveis. Não perca a oportunidade de vender para eles na Black Friday e fidelizá-los para os próximos meses.

Para isso, o planejamento é fundamental. Entenda como fazer!

Como se planejar para a Black Friday

O planejamento deve ser iniciado com o objetivo da empresa para a campanha. Ou seja, é preciso identificar qual o ganho a marca deseja ter, que pode ser escalar receita, acabar com o estoque, atrair novos clientes, vender produtos específicos, lançar novidades etc. 

Somente com essa meta em mente, é possível estabelecer como como agir. A partir disso, a empresa pode estabelecer qual o público-alvo da ação,  qual será a plataforma usada para dar os descontos, divulgar as promoções e outros detalhes da campanha.

O período da ação é um fator a ser analisado com cuidado, de acordo com a capacidade da empresa e seu estoque. Atualmente, existem as Black Weeks, Black November, entre outras alternativas. 

Outra parte importante do planejamento é preparar e otimizar o site para o aumento de demanda. Então, o ideal é fazer algumas alterações tecnológicas alguns meses antes para testá-lo e deixá-lo realmente preparado. 

O recomendado é verificar o certificado SSL do seu site, fazer  a renovação do seu domínio, realizar a manutenção da hospedagem da página, buscar erros de digitação, carregamento, entre outros.

Identificar o tempo de carregamento, responsividade e todos os detalhes que podem desestimular o consumidor dentro do site. Tudo isso, para quando chegar a data, a empresa estar 100% pronta para aumentar seu faturamento e vender muito.

Se precisar contratar mais profissionais para a data, comece a procurar com antecedência para poder treiná-los. Afinal, a Black Friday pode ser o primeiro contato de um consumidor com a empresa.

É preciso impressioná-lo, tratá-lo bem e proporcionar a melhor experiência possível, para que ele volte após a data.

Como a ROI Mine pode te ajudar!

A ROI Mine é uma agência de marketing digital especializada, com anos de experiência no mercado. Podemos te ajudar de diversas maneiras, como preparando seu site, preparando uma estratégia de divulgação e SEO, para posicionar seu site entre as primeiras posições do Google.

Como a Submarino está fazendo – lembra do começo do conteúdo? Então, essa estratégia é fundamental para vender mais no Google e precisa ser feita com antecedência. 

Conte com a gente! Entre em contato para tirar dúvidas e mais informações, estamos no seu aguardo.