youtube para seo

O que é SEO para Youtube?

SEO para YouTube é uma das estratégias mais utilizadas atualmente por marcas que desejam ter sucesso na internet. Isso pode ser explicado por diversos motivos, dentre eles, a eficácia dessa técnica e a valorização dos conteúdos de vídeo.

Uma tendência muito forte no mundo da internet é que as pessoas consumam cada vez mais vídeos nas redes sociais. Portanto, investir em uma estratégia para se destacar no Youtube pode ser a chave para o seu sucesso. 

Por meio do SEO para Youtube, o vídeo da sua marca pode ficar no topo das buscas da maior plataforma de vídeos da web. Ou seja, quando alguém pesquisar um tema sobre seu segmento, o seu vídeo estará entre os primeiros nos resultados.

Com isso, seu conteúdo ganha mais visibilidade, cliques e tende a ter resultados mais expressivos. Saiba mais sobre essa estratégia e faça sucesso e faça sucesso no Youtube em 2022.

Acompanhe.

SEO para Youtube: tudo que você precisa saber sobre o tema

O YouTube é um fenômeno da internet, isso não dá para negar. O buscador de vídeo foi criado em 2005. Com um ano de operação, essa rede atingiu um grande sucesso e conquistou milhares de usuários ao redor do mundo – tanto que chamou a atenção do Google.  

Em 2006, a gigante das pesquisas comprou o Youtube. Logo, ambas as empresas se transformaram em grandes referências da internet.

O impacto do Youtube no mercado é tão grande que é até mesmo difícil de mensurar. Segundo especialistas, ele teve um papel essencial na transformação dos vídeos em um dos principais formatos de conteúdo.

Hoje em dia, os vídeos são os que mais fazem sucesso na internet (tanto no YT, quanto no Facebook, Instagram, TikTok e outras redes). Um grande sucesso para o consumo e para fortalecer o marketing digital.

Graças ao Youtube, os vídeos se tornaram democráticos, acessíveis e visíveis para o mundo todo em apenas alguns cliques. Atualmente, qualquer pessoa — ou marca — pode publicar e assistir a uma infinidade de conteúdos audiovisuais na web.

Outro ponto importante da plataforma, o qual explica seu grande sucesso, é a versatilidade. Ela oferece milhares de vídeos sobre os mais diversos assuntos, tipos e segmentos.

As pessoas podem encontrar de tudo – ou de quase tudo – nesse buscador. O que nos leva à estratégia de SEO. Com tanta disponibilidade de vídeos na plataforma, a empresa precisou criar uma forma de organizar tanto conteúdo.

Assim, o usuário sempre encontraria o que precisa e teria uma excelente experiência com a rede. Para isso, a plataforma criou um algoritmo capaz de rankear os melhores conteúdos para cada busca.

Saiba mais!

SEO para Youtube: como funciona?

Os algoritmos do Youtube analisam os conteúdos e os classificam. Os melhores são ranqueados entre as primeiras posições e os piores ficam nas últimas páginas de resultados.

Sabendo que a esmagadora maioria dos usuários clicam apenas nos primeiros resultados de busca, os canais precisam mostrar ao algoritmo que os conteúdos deles são de qualidade para ganharem mais visibilidade e cliques.

Como mostrar isso? Com SEO, uma estratégia de otimização dos vídeos que visa agradar os algoritmos para que eles apareçam mais bem posicionados. 

São inúmeras técnicas que atendem os principais fatores de ranqueamento da rede.

Além disso, aplicando o SEO para Youtube, os canais conseguem atingir diversos públicos. 

Como o Google e Youtube são da mesma empresa, há uma integração entre as plataformas. Então, quando alguém pesquisa no Google, o buscador apresenta também um carrossel de conteúdos em vídeo, tanto do YouTube quanto de outras plataformas, que sejam relacionados àquela busca para o usuário assistir.

Sendo assim, se conseguir ser divulgado pelo Google, o vídeo pode atingir uma quantidade de views impressionantes. O que é ótimo para ganhar mais visibilidade e inscritos.

Confira quais as técnicas de SEO para Youtube.

Principais técnicas de SEO para a rede Youtube

O Youtube considera inúmeros critérios, regras e cálculos para determinar o ranqueamento de um vídeo. Esses são os chamados fatores de ranqueamento e entendê-los é fundamental para ter sucesso na plataforma. 

Quanto mais fatores você colocar em prática, mais pontos você ganha com o algoritmo de pesquisa do YouTube e, com isso, você tem mais chances de alcançar as primeiras posições. 

O primeiro fator é: use palavras-chave no título, nas tags e na descrição. Ou seja, se a keyword for “SEO”, faça um título com esse termo, coloque-o entre as tags e insira-o entre as palavras da descrição.

Tudo isso ajudará o algoritmo a identificar o assunto tratado no conteúdo. Inclusive, use essas palavras-chave até mesmo no nome do arquivo do vídeo. Isso fará toda a diferença.

Título de title tag

Outro ponto importante é o título. Coloque o título dos vídeos de forma mais objetiva e simples possível. O recomendado é que ele tenha, em média, entre 47 e 48 caracteres.

O máximo é 100 caracteres, mas não é necessário usar tudo isso em seu título. Preencher as tags também é fundamental porque o algoritmo consegue entender por meio delas o assunto do conteúdo com mais facilidade.

O ideal é ingerir de 6 a 8 tags. Assim, o Youtube consegue entender sobre o quê se trata e ranqueia melhor tal conteúdo, de acordo com o tema. É dessa forma que a plataforma consegue associar vídeos similares para fazer recomendações. 

Faça descrições detalhadas

A descrição é outro campo extremamente importante tanto para o buscador quanto para os usuários. Ela deve ser preenchida no upload do vídeo com as informações sobre o tema do vídeo.

Isso da maneira mais descritiva possível, não se esqueça de colocar as keywords aqui também. Enquanto o título precisa ser conciso, a descrição pode sim ser mais longa e detalhada.

Ela é ótima para convencer o usuário de ver o vídeo e também para que o algoritmo identifique o assunto tratado no conteúdo. Veja outras dicas importantes no próximo tópico!

Mais técnicas de ranqueamento no Youtube

Uma dica muito legal é mudar o nome do arquivo do vídeo antes de subi-lo para a plataforma. Em vez de subir o vídeo com um nome cheio de códigos e números aleatórios (como VID_94800805.mp4,  por exemplo, o ideal é usar algo compreensível para o Youtube).

Então, coloque algo como “como-fazer-seo-para-youtube.mp4”. Deve ser personalizado sobre o tema do conteúdo, simples e sem códigos diferentes.

Legende os vídeos

Além disso, coloque transcrição de áudio e legenda nos conteúdos, o algoritmo do Google não consegue ler vídeos e imagens, apenas textos. Portanto, use bastante esse recurso – além de ser ótimo para o usuário entender o vídeo mesmo sem acionar o áudio dele.

Tempo de vídeo

O tempo dos vídeos é algo muito importante também! Segundo algumas pesquisas, vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados. Os conteúdos que estão nas primeiras posições costumam ter, no mínimo, 11min44s.

O engajamento conta muito! 

Por fim, o engajamento. Você já ouviu alguns youtubers falando coisas como “dá um joinha no vídeo!” (curtir), “comente”, “se inscreva no canal” e “compartilhe esse vídeo”? Provavelmente sim, não é mesmo?

Eles fazem isso porque o engajamento é fundamental para o Youtube entender que um conteúdo é bom e ranqueá-lo entre as primeiras posições.

É bastante coisa! Mas podemos ajudar a absorver todo esse conteúdo da melhor forma possível

Otimizar um conteúdo para o Youtube não é fácil. Se precisar de ajuda, conte com a ROI Mine. Somos uma agência de marketing digital especializada em SEO. Estamos prontos para te atender!