Em 2020, empresas aumentaram mais de 38% em tráfego orgânico com técnicas de Google SEO. Por que é uma estratégia tão eficiente?

Que o SEO é uma das estratégias mais eficientes de marketing digital todos sabemos, mas o que causa dúvida nas pessoas é: por que essas técnicas são tão importantes para as empresas? 

SEO, sigla para Search Engine Optimization, significa otimização dos motores de busca. Na prática, refere-se a técnicas que visam otimizar sites para que eles sejam melhor ranqueados pelo Google e tenham mais visibilidade. 

Isso porque o Google é um dos maiores buscadores do mundo – no Brasil é o mais usado com larga diferença até o segundo colocado. O sucesso se dá para ambos os lados. 

Diversas empresas, instituições e até mesmo pessoas físicas criam conteúdos e sites. Significa que há bilhões de páginas no Google e, para organizar tantas informações, os desenvolvedores do buscador criaram uma forma eficiente de organizá-las e classificá-las. 

Da mesma forma que existem conteúdos de ótima qualidade, que realmente agregam conhecimento e levam informações aos usuários, existem sites ruins ou que insultam as diretrizes do Google. Então, é preciso reformular todo o conteúdo para que o usuário, ao realizar sua pesquisa, tenha sempre o melhor resultado e realmente encontre o que busca.

Como é possível fazer isso? Por meio dos algoritmos, que nada mais são do que robôs que analisam página por página, classificando-as da melhor posição até as mais inferiores. 

Os melhores sites ficam nas primeiras posições dos resultados e as piores nas últimas páginas.

O fato é que mais de 50% das pessoas clicam nos primeiros 3 resultados de pesquisa. O número é ainda maior quando estamos falando de usuários que dizem que nem ao menos clicam para a página 2 do Google. 

Sendo assim, para as empresas, é interessante ter um site bom o suficiente para ser ranqueado entre as primeiras posições – no topo da página, de preferência. 

SEO nada mais é do que uma estratégia que conhece as diretrizes do Google e sabe como agradar os algoritmos.

Com um bom Google SEO, as empresas agradam os robôs. Por sua vez, esses robôs analisam o site e, quando tudo está de acordo com as regras da estratégia, o ranqueiam entre os melhores resultados – no topo da página. Não é uma solução fácil e nem rápida, mas é sim muito vantajosa para os negócios.

 

Por que Google SEO é cada vez mais importante?

O hábito do consumidor mudou e, com a pandemia em decorrência do COVID-19  que se iniciou em 2020, essa mudança se intensificou. 

Atualmente, os clientes procuram tudo na internet: referências, informações e opiniões sobre um produto ou serviço antes de comprá-lo – seja no Youtube, Google, Instagram ou qualquer outra plataforma. 

O fato é que os consumidores pesquisam antes de comprar, o que também reforçou a importância dos influenciadores digitais, produtores de conteúdo e das técnicas de SEO.

A pesquisa orgânica, ou seja, a que fazemos diariamente no Google, é uma grande parte do desempenho e visibilidade de um site e é um componente essencial do funil do comprador.

Ao pesquisar por uma geladeira, por exemplo, aparecerão dezenas de resultados das mais variadas lojas. Para se destacar, é preciso estar entre as melhores posições na página – resultado adquirido com a constância e qualidade do trabalho de SEO. 

A concorrência está cada dia mais acirrada no mundo digital. Ter um e-commerce ou site não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. As empresas que não estão na internet, perdem espaço no mercado e clientes.

O número de compras online saltou durante os últimos anos, principalmente em 2020. Então, as empresas precisam estar na internet, mas só isso não basta. É  preciso traçar as estratégias corretas para se sobressair e se destacar entre a concorrência.

A importância do SEO local

A pesquisa local está se tornando uma parte fundamental do sucesso das pequenas e médias empresas. Afinal, quase todos já pesquisaram “farmácias perto de mim” ou “agência de marketing digital em São Caetano do Sul”.

Ou seja, todos já tentaram encontrar algum tipo de estabelecimento por perto e apenas buscaram no Google e encontraram o que queriam. 

Dessa forma, SEO local visa otimizar o site para uma região específica – São Caetano, por exemplo – para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira mais rápida e fácil.

A otimização por localização pode ser feita por região, estado, cidade e países. 

SEO local tem importância, principalmente, para pequenas e médias empresas, dado que promove mais visibilidade e engajamento para esses negócios.

 

Afinal, quais são as técnicas de Google SEO?

Como vimos, SEO é um conjunto de técnicas de otimização muito importante para empresas que traçam estratégias de marketing digital

As principais medidas de SEO são: produção de conteúdo otimizado, uso de palavras-chave, backlinks, criação de autoridade, sites responsivos, rápidos, intuitivos, entre outras.

Existem métodos de SEO mais técnicos que visam as configurações de sites para proporcionar uma boa user experience para as pessoas e a produção de conteúdos otimizados – os quais devem ser robustos, informativos, com links, palavras-chave, entre outras características para sanar todas as dúvidas do usuário sobre determinado assunto. 

A Google analisa todos os pontos para decidir quais os sites que ficarão no topo dos resultados e os que sequer vão aparecer na primeira página. Tudo isso, em fração de segundos, enquanto a página atualiza.

A importância de SEO fica evidente e assin entende-se que a necessidade das empresas investirem em SEO é ainda maior. 

Como fazer? É possível colocar essas técnicas de duas formas: por conta própria ou com ajuda profissional.

Diversas agências de marketing digital oferecem esse serviço, a opção ideal dado que são especialistas na área colocando essa estratégia em prática para o benefício de seu negócio.

É o caso da ROI Mine, agência em São Caetano do Sul que conta com uma equipe de profissionais excelentes – como jornalistas, desenvolvedores, analistas e muito mais. Se precisar ou quiser saber mais sobre SEO, entre em contato!