Passo a passo sobre como criar um anúncio no Google

Como criar um anúncio no Google? Veja passo a passo!

Quem nunca teve que “dar um Google” para obter algum dado? 

Seja para sanar uma dúvida específica, obter informações sobre um restaurante, comércio, um produto para compra, entre tantas outras pesquisas, esse buscador não é apenas mais um site na internet, mas sim parte da nossa vida cotidiana. 

Afinal, o mecanismo de busca é extremamente eficiente. Os resultados são organizados de acordo com a relevância e é muito simples encontrar o que procuramos logo nas primeiras posições da página. 

É possível melhorar a posição de um site utilizando estratégias de SEO adequadas, como boa usabilidade da página, conteúdos relevantes, palavras chave, entre outros quesitos avaliados para o ranqueamento.

O Search Engine Optimization funciona para buscas orgânicas, ou seja, aquelas feitas espontaneamente pelos usuários e, quanto mais adequada está a página, melhor será o posicionamento. 

Mas, ao fazer uma pesquisa, podemos perceber que alguns resultados ainda são apresentados antes das páginas principais.

São os Google Ads, que podem ser feitos por qualquer empresa e permitem impactar consumidores de forma segmentada, trazendo resultados bastante satisfatórios. 

Dados da plataforma indicam que o Google tem uma média de 6 bilhões de visualizações de anúncios por dia, o que demonstra sua importância para quem quer alavancar os negócios. 

Então, que tal aproveitar essa visibilidade para ingressar no mundo dos anúncios digitais? A ROI Mine te explica o passo a passo para fazer um anúncio de sucesso e conseguir vários clicks para sua marca. Acompanhe!

Como isso funciona? Saiba o que fazer para fazer anúncio no Google

Os anúncios do Google são do tipo PPC, ou seja, pay per click – pagar por clique em português.

Essas páginas ficam fixas em primeiro lugar no site de pesquisa do Google, lugar de fácil visualização para os usuários. Cada vez que alguém clicar no seu link, você deve pagar uma verba ao buscador. 

Para criar esses anúncios, é preciso utilizar o Adwords Key Tools, que é uma ferramenta que permite criar anúncios e pesquisar quais termos ou palavras-chave estão melhor relacionados àquele assunto ou tema, além de demonstrar com qual frequência foram utilizados.

Essas informações ajudam a otimizar o anúncio e compreender os comportamentos do público que se deseja atingir. 

Para iniciar sua conta no Google Adwords, basta acessar o site e fornecer algumas informações, como endereço de email e website. 

Com isso em mente, vamos ao passo a passo: 

Passo 1: escolha o tipo de anúncio

Dentro do Google, podemos trabalhar com três tipos de precificação: custo por clique (CPC), custo por mil (CPM) e custo por aquisição (CPA).

Cada modalidade tem uma forma de pagamento e é possível escolher aquela que melhor se encaixa em seu orçamento. 

CPC – nesse caso, é preciso comprar uma palavra-chave, que levará o usuário ao seu anúncio. Toda vez que o click for efetivado e houver acesso a sua página, será cobrado um valor pré-determinado pelo buscador.

Para garantir que o valor dos clicks não ultrapasse seu orçamento, é possível calcular o custo pelo CPC médio, dividindo o custo total da ação pela quantidade de acessos esperada. 

CPM – no custo por mil, há um valor a ser pago a cada mil clicks de usuários no seu anúncio. Essa estratégia compensa mais quando falamos de grandes sites, que têm muitas visualizações por dia.

Para calcular o custo do CPM, basta dividir o valor total da campanha pela quantidade de visualizações divididas por mil. 

Embora tenha valor mais elevado do que o CPC, o CPM traz excelentes resultados, principalmente por estarmos falando de sites com grande fluxo de acessos. 

CPA – já no custo por aquisição, o valor somente é pago após um objetivo de clicks ser atingido.

Essa estratégia tem preço bem mais elevado do que as duas anteriores e não é acessível a todos, uma vez que o Adwords leva em conta algumas métricas para disponibilizar a opção do CPA, como análise do histórico mínimo de conversões, ou seja, quantidade de clicks recebidos. 

O cálculo do CPA deve ser feito dividindo o total investido pelo número de conversões. 

Passo 2: crie o anúncio 

Escolhida a precificação, é preciso pensar na estrutura do anúncio que será promovido. Alguns cuidados com o conteúdo devem ser bem pensados para que essa peça seja convincente e chamativa na medida certa para impactar o público alvo. 

A começar pelo título, é preciso captar a atenção do usuário e passar a mensagem do que será anunciado de forma clara e objetiva. Aqui, é muito importante usar a palavra-chave correta para se destacar em relação aos seus concorrentes. 

O texto do anúncio também precisa ser claro e envolvente, para que o usuário e cliente em potencial se mantenha atento e interessado. 

Quanto mais adequado for o anúncio em termos de conteúdo, título, etc, melhor avaliado ele será no Ad Rank, mais relevância terá, mais clicks irá receber e melhor posicionado estará no momento da pesquisa. 

Passo 3: conte com uma agência especializada em marketing digital para auxiliar você!

Para garantia de sucesso e tranquilidade na montagem dos Ads, conte com a ROI Mine, uma agência especializada em marketing digital voltado para soluções eficientes e de qualidade. 

Trabalhamos com a gestão de anúncios inteligentes em duas frentes diferentes no Google Ads para que sua empresa possa aparecer nos rankings de pesquisa de outros produtos do Google, como Maps, Shopping, Google Play, entre outros. 

Atuamos também em estratégias para SEO, mídias sociais, mídia programática, desenvolvimento web e marketing de influência, todas orientadas por dados e com objetivo de levar sua empresa a outro patamar. 

Entre em contato e saiba mais!