O ano está acabando e logo entraremos em um novo ciclo, em 2022. Neste momento, precisamos analisar tudo que foi feito nos últimos meses, além de traçar metas e estratégias para o próximo ano.
Esses são hábitos comuns em finais de ano tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. Na área de marketing digital, essa reta final é o tempo certo para entender as tendências para o próximo ano e se preparar.
Afinal, para qualquer profissional de marketing digital, estar à frente das tendências deste mercado é um grande diferencial. Afinal, com essas informações, é possível se organizar, traçar estratégias, se adaptar e sistematizar táticas que serão aplicadas no decorrer de 2022.
Somente assim, o profissional conseguirá se antecipar e ter sucesso ao longo do ano – assim como as empresas que colocam essa estratégia em prática para obter mais vendas, tráfego e aumentar o reconhecimento de marca.
No entanto, como é possível prever o que estará em alta no futuro? Essa é uma pergunta comum sobre o tema, mas facilmente explicada. Com base em estudos, análises e acompanhamento constante das atualizações das plataformas, conseguimos ter uma boa perspectiva do que está por vir.
Além da nossa experiência como especialistas de marketing digital que nos guia para um melhor entendimento sobre o que está acontecendo na área e o que pode vir a acontecer nos próximos meses.
Então, a seguir, explicaremos um pouco sobre essas tendências, as quais podem mudar o rumo das suas estratégias digitais. Acompanhe para se adequar, reformular ações e caminhar rumo ao sucesso em 2022.
Tendências de marketing digital para 2022
Não dá para negar que a pandemia impactou muito mais do que apenas as medidas de higiene do mundo. Esse momento mudou a forma como trabalhamos, agimos, nos cuidamos e pensamos.
Em marketing digital, a pandemia mudou a grande maioria das regras do jogo, principalmente, porque houve uma transformação no comportamento da sociedade. Ainda mais quando pensamos nos hábitos de consumo e na forma como as pessoas se relacionam.
Como consequência, em 2022 certamente teremos mudanças em termos de estratégias, ferramentas utilizadas, alocação de recursos para as ações digitais e até mesmo na forma como trabalhar.
Algumas dessas mudanças já foram percebidas em 2021 e tendem a continuar acontecendo ao longo do próximo ano, trazendo novas tendências mais concretas e consolidadas neste mercado.
A principal dica é que as mudanças de hábito de consumo provocadas pela pandemia devem ser incorporadas às estratégias de marketing digital realizadas no dia a dia da empresa.
Ou seja, prestar atenção nos movimentos da sociedade e seus hábitos é fundamental para estar sempre à frente do que está por vir e o que fará sucesso nas plataformas digitais.
Com isso em mente, a seguir, vamos às tendências para 2022!
SEO cada vez mais em evidência
A estratégia de marketing digital que mais estará em alta em 2022 será o SEO, a qual pode alavancar o sucesso de sites nos motores e busca. Essa ação estará em evidência por alguns motivos, mas principalmente por ter ótimo custo-benefício.
Estamos em tempos de contenção de custos, desta forma, o SEO se torna uma alternativa vantajosa, já que é uma estratégia orgânica de alta performance. Além da redução de custos com mídias pagas, por exemplo, SEO, quando bem feito, gera tráfego qualificado para o site.
Outro motivo para essa tendência é que as técnicas de SEO vêm se sofisticando na medida em que o Google lança novas atualizações, as quais consideram o hábito dos seus usuários.
Ao que tudo indica, uma mudança nessa estratégia é que estar entre os primeiros lugares de pesquisa não é mais o suficiente, agora, será preciso estar entre os destaques especiais como na “posição zero” ou no grupo de perguntas frequentes, por exemplo.
Rastreamento próprio de usuários
A próxima tendência se dá pelo rastreamento de usuários pelos sites das empresas. A novidade é que o Google anunciou que encerrará o rastreamento de cookies já no início de 2022.
Isso causa reflexos em diversas estratégias de marketing digital, como por exemplo o remarketing no Google Ads, já que as empresas utilizavam os cookies para rastrear os usuários das páginas.
Agora, as organizações vão precisar implementar sistemas próprios de coleta de dados sobre pessoas que acessam seus sites e consumidores em potencial para conseguir realizar os anúncios e ações e remarketing como estão acostumadas.
Tudo isso de acordo com as normas LGPD, é claro, para garantir a proteção de dados das pessoas que acessarem os sites.
Inteligência artificial muda o mundo do marketing digital
Uma tendência mundial, que afeta todas as áreas, em especial, a de marketing digital é o avanço da inteligência artificial. A IA estará cada vez mais presente nas nossas vias e nas ferramentas de marketing digital.
Assim como nas interações dos usuários e no atendimento ao cliente. Em marketing digital, os recursos de voz merecem certa atenção. O relacionamento via bots com os usuários já vai usar recursos de voz.
As buscas por voz nos buscadores, como as feitas pela Alexa, estão sendo cada vez mais frequentes. Isso tem impacto direto em como os profissionais da área devem usar palavras-chave e compor os conteúdos de SEO, por exemplo.
Esse é um aspecto que todos devem acompanhar de perto para se adequar conforme os avanços tecnológicos.
A ROI Mine pode te ajudar a colocar todas essas ações em prática
A ROI Mine é uma agência de marketing digital data driven, a qual está sempre à frente, traçando estratégias conforme as próximas tendências do mercado. Caso queira saber mais sobre marketing digital, acesse nosso blog.
Caso se interesse por nossas soluções, entre em contato conosco!