O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Ela gera para a empresa Google mais de 130 bilhões de dólares por ano, se tornando a grande fonte de renda do buscador.
Essa plataforma representa 70% da renda total da empresa. Apenas no Brasil, o Google Ads movimentou R $67 bilhões em atividade econômica em 2020, 30% a mais do que no ano anterior.
O sucesso da plataforma se dá por dois motivos: os anúncios pagos são a melhor ferramenta para empresas gerarem receita e aumentarem resultados na internet, e os diferenciais do Google Ads.
Não há nenhuma plataforma mais completa e vantajosa do que essa, isso é um fato. Por este motivo, quem se interessa por marketing digital ou trabalha nessa área conhece essa ferramenta – ou ao menos já ouviu falar dela.
O Google Ads conta com inúmeras funcionalidades que permitem campanhas segmentadas, com excelente custo-benefício e resultados, como fortalecimento de marca no mercado, visibilidade, aumento de tráfego, conversões e muito mais.
No entanto, por ser uma ferramenta completa, cheia de recursos, as pessoas têm dúvidas sobre seu funcionamento. Recebemos inúmeras questões sobre como o Google Ads funciona, quais seus diferenciais e vantagens.
Por isso, decidimos criar este conteúdo, um verdadeiro guia sobre o Google Ads. Ao longo do texto, explicaremos tudo que as pessoas precisam saber sobre essa ferramenta. Lembrando que para criar campanhas assertivas, é preciso conhecer a plataforma, público-alvo da empresa e outros detalhes importantes.
É recomendado que as organizações contem com profissionais experientes para não perder dinheiro e investir em ações realmente eficientes, com ótimo custo-benefício.
De qualquer forma, acompanhe este conteúdo para entender melhor o que é Google Ads e como essa plataforma funciona. Vale adiantar que não há nenhuma outra forma de anúncio mais vantajosa no mercado, essa é a melhor!
Google Ads: o que é? Como funciona?
O Google Ads é a plataforma de publicidade da empresa Google. Muitos a conhecem como Google AdWords, como era previamente chamada. O fato é que por meio dessa ferramenta, empresas do mundo inteiro podem divulgar produtos e serviços de forma rápida, segmentada e eficiente.
Com isso, elas ganham mais visibilidade, atingem seu público-alvo e geram mais receita. Isso porque os anúncios são exibidos na primeira página do buscador, entre os primeiros resultados que aparecem no site.
Além de possibilitar que os anúncios sejam veiculados a outras plataformas parceiras, como no Youtube, por exemplo. Então, uma empresa pequena do interior de São Paulo pode atingir pessoas dos Estados Unidos ou qualquer outro país, basta configurar o anúncio corretamente.
A ferramenta representa uma grande oportunidade para as organizações de todos os portes. Além disso, outro grande diferencial do Google Ads são as formas de pagamento.
Ao contrário de outros tipos de anúncios, essa plataforma oferece o melhor custo-benefício do mercado. O anunciante paga de acordo com seus resultados. Isto é, só paga por cada clique que teve no anúncio, por exemplo.
Como assim? A cobrança pelos anúncios pode ser feita das seguintes maneiras: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA). Desta forma, a empresa só tem custo se tiver resultado.
Só paga quando houver um clique no anúncio, por exemplo. Isso permite que a organização tenha maior controle sobre o orçamento das campanhas. Muito se engana quem acredita que é uma plataforma cara.
No Google Ads, é possível investir desde centavos até milhares de reais. Quanto maior o investimento, maior o resultado, é claro. Mas, todos podem anunciar na plataforma!
Como o Google Ads funciona?
Os anúncios do Google Ads funcionam assim: o link patrocinado é exibido no momento em que as pessoas estão procurando o que a empresa oferece. Então, ao pesquisar por geladeiras brancas, o primeiro resultado será de uma loja que vende esse produto.
Por esse motivo, esses anúncios são extremamente assertivos. Seja pelo computador ou dispositivos móveis, os potenciais clientes de uma marca vão encontrar links patrocinados quando estiverem fazendo uma busca no Google sobre o segmento, assistindo a vídeos no Youtube ou visitando sites parceiros da plataforma.
Sobre os pagamentos: o Google Ads funciona de maneira pré-paga em que o usuário ou a empresa determina o valor máximo que deseja investir por cada clique, por exemplo, no anúncio durante todo o mês.
Conforme as oportunidades de anúncio forem aparecendo – ou seja, quando os usuários pesquisarem sobre o tema – o Google descontará a quantia por clique do crédito pago por um cartão de crédito ou boleto bancário.
São milhares de empresas querendo anunciar na plataforma, então, o Google criou uma classificação de campanha para estabelecer em qual posição cada anúncio ficará. Na rede de busca (pesquisas do buscador), por exemplo, o link pode ficar em primeiro ou em terceiro lugar.
Essa classificação se dá pelo valor máximo que o anunciante deseja pagar pelo custo por clique (CPC) e pelo índice de qualidade do anúncio, que nada mais é que uma nota atribuída pelo Google para cada campanha.
Durante a configuração de cada ação, terá espaços para definir público-alvo, região que deseja anunciar, as palavras-chave do anúncio, entre outros fatores que vão segmentar o link patrocinado. Isto é, somente pessoas que realmente se interessam pelo produto vão ver o anúncio, o que aumenta as chances de conversão e custo-benefício.
Se precisar de ajuda com isso, conte com a ROI Mine
Somos uma agência de marketing digital data driven, isto é, guiada por dados – todas as nossas ações são baseadas em uma extensa análise de informações. Por isso, nos consideramos uma excelente alternativa para empresas que desejam investir em anúncios pagos, mas não têm a expertise necessária.
Caso se interesse pelo serviço, entre em contato conosco! Se você apenas deseja saber mais sobre o assunto, acesse nosso blog, que está recheado de conteúdos sobre o tema que podem ajudar.