Tendências de marketing digital para 2021: melhore os resultados da sua empresa!

Tendências de marketing digital para 2021: melhore os resultados da sua empresa!

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças para o mundo. Com o marketing digital, não foi diferente. A pandemia decorrente do COVID-19  transformou comportamentos que impactou diretamente nessa estratégia. 

Mais do que nunca, marketing digital se tornou essencial para melhorar os resultados de uma empresa – em alguns casos, foi importante para a sobrevivência de alguns negócios. 

Este ano tão difícil para o mundo inteiro acelerou movimentos que já vinham sendo notados nos anos anteriores, criou tendências e revolucionou a forma como marcas e consumidores se relacionam.

Se antes estar no ambiente digital era um importante diferencial, atualmente é uma necessidade. Empresas que não se adaptaram às ferramentas online durante a pandemia se viram sem saída e com poucos resultados. 

Afinal, em determinado momento, todos os comércios estavam fechados. A única maneira de se aproximar dos clientes era pela internet. Não foi por acaso que as vendas por e-commerces aumentaram mais de 100% em 2020. 

É o que indica o índice MCC-ENET – desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico em parceria com o Movimento Compre & Confie. Ou seja, as vendas online mais que dobraram. 

O crescimento dos e-commerce já era uma tendência mundial, mas foi brutalmente acelerado no ano passado. Isso indica que o hábito dos consumidores também mudou, agora, comprar online é mais fácil e rápido.

Até mesmo aqueles que tinham receio de comprar pela internet começaram a procurar seus produtos pelos sites. É apenas um exemplo de como o comportamento das pessoas mudou durante a pandemia. 

Com isso, o marketing digital também mudou e se adaptou. Entenda a seguir, as tendências dessa estratégia para 2020 e como o comportamento durante a pandemia impulsionou essas novidades. 

Se ainda não investiu em marketing digital, está perdendo clientes e resultados. Entenda as mudanças dessa estratégia e como aplicá-las, será fundamental para o crescimento do seu negócio em 2021. 


Tendências para o marketing de conteúdo

As tendências para esse tipo de estratégia visam aproximar ainda mais as marcas de seus consumidores. Com a pandemia e consequentemente, o distanciamento social, muitas pessoas estavam em busca de distração, companhia e interação na internet. 

Sendo assim, o marketing de conteúdo será um forte aliado neste ano. Uma das principais tendências é o slow content. Uma grande quantidade de conteúdo – mais do que nunca – não será sinônimo de qualidade. 

Atualmente, inundar o feed de uma marca com conteúdos superficiais visando agradar apenas os algoritmos não faz mais sentido. Os consumidores estão mais exigentes e querem conteúdos relevantes, informativos ou de entretenimento – mas com muita qualidade. 

Então, a primeira tendência é focar em posts que de fato sejam relevantes para o público-alvo e planejados a partir de uma análise de dados. Assim, será possível compreender o que os consumidores querem e precisam. 

Análise de métricas é fundamental para conteúdos assertivos e eficientes. Outra dica: conteúdos interativos são o futuro do marketing digital. 

Os consumidores querem participar das campanhas, se sentirem mais próximos da marca e interagirem com as empresas. Assim, além de conseguirem um envolvimento humano, ainda aumentam a confiança naquele negócio. 

Então, quizzes, calculadoras, ebooks, caixa de perguntas, imagens, infográficos, questionários e vídeos interativos são exemplos de bons conteúdos interativos que chamam a atenção dos consumidores neste momento. 

Outra dica é apostar no Twitter. Essa rede social é momentânea, precisa estar atualizada sempre. É uma ótima opção para entrar em debates sobre o segmento, se aproximar dos clientes e criar uma boa relação com eles. 

 

Uso de conteúdos gerados por usuários

Traduzido do inglês user generated content, o uso de conteúdos gerados pelos usuários são uma grande tendência para 2021. Como dissemos, os consumidores querem estar cada vez mais próximos e conectados com as marcas. 

Melhor ainda, querem participar de suas campanhas. Desta forma, usar os posts que eles mesmos fazem em prol da sua estratégia de marketing digital é ter um cliente por perto e mais resultados para o negócio. 

Esses posts também funcionam como prova social para outros consumidores. Afinal, as pessoas confiam mais em uma marca ou produto quando vêem outros cidadãos comuns usando e comprando. 

Muitas vezes, pessoas comuns têm mais poder de influência do que os influencers. Então, repostar conteúdos, stories, vídeos, fotos, compartilhar feedbacks e criar grupos de convivência de uma marca são ideias interessantes para 2021. 

 

Fortalecimento de novas plataformas: produza conteúdos! 

Algumas plataformas fizeram sucesso em 2020 e tendem a se fortalecer neste ano. É o caso do TikTok, por exemplo. Essa rede social explodiu durante a quarentena e para a surpresa de muitos, após vários meses, ainda é um sucesso. 

A ferramenta Reels, do Instagram, funciona da mesma forma e também é muito usada. A tendência para 2021 neste tópico é produzir conteúdo das ferramentas que estão bombando. 

Fazer posts, parcerias com influenciados que estão nessas redes ou interagir com os consumidores nas novas plataformas é importante. Imagine que um conteúdo da sua marca viralize e milhões de pessoas vejam, os resultados são imensuráveis. 

Então, aposte nessas plataformas.

 

Tendências para buscas no Google

O Google é o buscador mais usado no Brasil e está sempre em busca de oferecer a melhor experiência ao usuário. Por isso, se atualiza com bastante frequência. Uma tendência para este ano é as buscas por voz. 

Nos últimos meses, o uso de assistentes por voz cresceu 47% no Brasil. É o caso do Google Home, Alexa, Amazon Echo, entre outros aparelhos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático. 

Em SEO, por exemplo, uma das estratégias de marketing digital, a tendência é apostar em palavras-chave e termos de busca mais longos. Isso porque, as pessoas abreviam suas pesquisas quando digitam.

Ao falar, usam frases mais longas. Outro ponto importante, é a criação de podcasts, conteúdos que se conectem com esses aparelhos, entre outras ideias. 

 

Buscas sem cliques no Google

Como dissemos, o Google quer melhorar a experiência de seus usuários. Então, por que fazê-los clicar em diversos links se a resposta para sua pesquisa pode aparecer no topo da página?

Atualmente, as buscas no Google já estão eliminando a necessidade do clique. É uma tendência que ficará mais forte em 2021. Recursos como os featured snippets (trechos em destaque), os rich snippets, o Google Meu Negócio e o mapa de conhecimento do Google (knowledge graph) são responsáveis por trazer informações ou trechos de páginas que respondem o que o usuário buscou.

Ou seja, dão a resposta ao usuário, sem que ele clique em diversos links.

Assim, sua experiência no buscador se torna mais ágil e eficiente – tudo que o Google quer. Qual o papel das marcas em SEO, então? Criar respostas que instiguem o leitor a continuar lendo o conteúdo. 

Manter o Google Meu Negócio também será fundamental para conseguir mais cliques no buscador.