O termo SEO é familiar para você? Já se perguntou se, quando o Google exibe os resultados de uma busca na página de pesquisas, isso é feito de forma arbitrária ou se existe algum critério? Você sabe por que determinados sites sempre “batem cartão” nas primeiras posições do Google?
Caso você tenha respondido “não” para algumas dessas perguntas, este texto é para você. Mas, mesmo se você já tiver conhecimento de SEO, este texto também é para você. Afinal, o que não falta no mundo do marketing digital são mudanças e evoluções.
Conheça um pouco mais sobre SEO e saiba quais são os principais benefícios desta técnica e como isso pode impactar positivamente no seu negócio digital. Confira!
O que é SEO?
SEO é uma sigla em inglês que significa “Search Engine Optimization“. Em português, isso quer dizer “otimização para motores de busca”. Certo. Mas, na prática, o que é isso? Otimização? Motores de busca? Me ajuda!
Vamos por partes. A grosso modo, “motor de busca” é todo e qualquer site que tenha como objetivo entregar um resultado a partir de determinado pedido do usuário. O Google é o exemplo mais clássico de motor de busca da internet mundial, no entanto, não é o único. Bing, da Microsoft, Yahoo! e DuckDuckGo são outros casos de motores de busca.
“Otimização”, por sua vez, refere-se a uma série de procedimentos e melhorias nas páginas do site em questão para que a performance seja cada vez melhor na busca orgânica, ou seja, fora dos anúncios do Google ou dos demais buscadores disponíveis no mercado.
Portanto, SEO nada mais é do que preparar as páginas do site para que o conteúdo contemple as intenções de busca do usuário e que as páginas sejam encontradas pelo motor de busca da vez.
Certo. Como o SEO ajuda o meu negócio, então?
Uma vez que entendemos o que é SEO, é importante deixar claro que este procedimento não tem relação com posicionamento de termos e palavras-chave que são identificadas como anúncios. Para isto, é preciso de ferramentas específicas e dinheiro para participar de uma espécie de “leilão”.
Com o SEO, isso não acontece. O investimento é 100% direcionado aos profissionais que vão trabalhar em seu site. Este é o primeiro benefício do SEO para o seu negócio profissional.
A vantagem do SEO é que a prática, financeiramente falando, é mais sustentável a longo prazo; a desvantagem é que os resultados não surgem rápido. Ao contrário: resultados em SEO são perfeitamente comuns apenas após seis meses de trabalho.
Além da questão de custo-benefício atrelada a longo prazo, o SEO tem outros benefícios para o negócio. Veja só:
Atração de leads qualificados
O trabalho em SEO pode ser feito de várias formas: com foco em um local específico (um bairro, por exemplo, ou alguma região dentro de uma mesma cidade), totalmente direcionado à concorrência, focado nas palavras-chave que conversem diretamente com seus objetivos, entre outras.
Tudo isso pode – e deve! – acontecer com o objetivo de atrair leads qualificados para o teu negócio.
Como o motor de busca – que é justamente o ponto onde o SEO atua – tem como missão entregar ao usuário os resultados que contemplem suas intenções, um SEO bem-feito poderá atrair ao seu negócio exatamente o seu público-alvo.
Vamos supor que você tenha uma lavanderia em um determinado bairro de sua cidade. Criando conteúdo de qualidade com foco em SEO e seguindo todas as diretrizes e boas práticas de SEO, é bem possível que você tenha mais público-alvo qualificado que chegue ao seu negócio por meio da internet.
Investimento sem “vícios”
Uma situação comum em quem investe em anúncios em plataformas como Facebook, Instagram e Google é a seguinte: a partir do momento em que o investimento é pausado, o alcance das publicações cai. Ou seja: é preciso sempre colocar dinheiro para ser visto.
Isso não acontece no SEO. Por meio de estratégias de SEO e trabalho assertivo de palavras-chave, é possível passar longe destes “vícios” do sistema. Afinal, o SEO é 100% orgânico e não trabalha baseado em anúncios e investimentos nas plataformas de marketing do motor de busca em questão.
Referência por meio de conteúdo perene e conteúdo bem escrito
Conteúdos focados em SEO se assemelham, de certa forma, ao conceito de renda passiva. Uma vez que o conteúdo é feito e que o tráfego seja gerado, é bem possível que esse tráfego se repita – e, não raro, aumente – com o passar dos meses. É o “tráfego passivo”.
É claro que, na prática, nem tudo é tão simples. O Google realiza periodicamente atualizações no algoritmo que determina as diretrizes de posicionamento e exibição de resultados. Então, é preciso, de tempos em tempos, atualizar um conteúdo já feito.
Mesmo assim, é infinitamente mais fácil atualizar um conteúdo do que criar um novo completamente do zero.
Conteúdos que atinjam às intenções de busca do usuário, que sejam bem-escritos (uma definição precisa seria o termo “denso”), que passe ao leitor expertise, autoridade e confiança em relação ao assunto abordado saem na frente na disputa por espaço nas páginas de resultados do Google e dos demais buscadores.
OK, me convenceu. E agora?
Uma vez que o SEO passou a fazer parte de sua estratégia de marketing, é importante procurar uma agência ou um profissional qualificado para trabalhar. Fuja de quem promete resultados a curto prazo. SEO é muito mais parecido com uma maratona do que com uma corrida de 100 metros rasos.
Há muita informação disponível na internet, em blogs e sites que abordam SEO. Há uma série de ferramentas para SEO que estão disponíveis e podem ajudá-lo a ter uma visão inicial sobre o que é SEO na prática.
Portanto, vale a pena buscar informações para entender uma pouco mais sobre esta estratégia.