seo para categorias

SEO PARA E-COMMERCE – QUAIS AS VANTAGENS?

Antes de explicarmos o SEO para e-commerce, é preciso evidenciar que Loja Virtual e o objeto de estudo deste artigo não são a mesma coisa. Por isso, vamos neste primeiro momento, elucidar a você o significado de SEO, E-commerce e, por fim, Loja Virtual. Diferenciando os dois últimos itens para que não haja nenhuma confusão ou ruído durante a leitura.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e diz respeito a uma série de otimizações realizadas em páginas da web, como landing pages e sites. Este, portanto, faz parte das estratégias de marketing orgânico e auxilia marcas e pessoas a ranquear nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

Já e-commerce é a abreviação do termo em inglês electronic commerce (ou comércio eletrônico). O que engloba toda a jornada de compra dos consumidores e as transações financeiras realizadas por eles. 

A loja virtual faz parte do e-commerce, mas não é o sistema inteiro. A loja virtual é o site em que o produto é alocado para venda. Uma loja física pode ter uma loja virtual para vender os seus produtos. Já um e-commerce não conta com meio físico.

Hoje vamos falar de SEO para empresas que vendem produtos a partir da internet, considerando toda a jornada de compra: do awareness à fidelização. Aproveite a leitura!

Como funciona o SEO para e-commerce?

Se antigamente o SEO era visto como uma disciplina extremamente técnica e restrita, hoje, abrange profissionais de tecnologia, experiência e conteúdo. Isso se deve às constantes mudanças e melhorias aplicadas tanto no marketing digital, quanto nos mecanismos de busca, a exemplo do Google, principal medidor de ranqueamento das páginas.

Por esse motivo, estar atento às especificidades dessa estratégia, principalmente para e-commerces, é muito importante para alavancar o faturamento do seu negócio. Sendo diretos, SEO para e-commerce é toda e qualquer prática de SEO realizada em sites transacionais, principalmente, em lojas virtuais.

Essas otimizações integram etapas desde o planejamento até a implementação das páginas. Assim como manutenções e outras técnicas que visem melhorar a experiência do usuário e trazer mais autoridade a elas. Cada ação realizada, por mínima que seja, traz a vantagem de gerar mais tráfego para os e-commerces e, consequentemente, mais vendas.

Como sempre falamos, o SEO é um aliado para empresas que querem faturar mais. Já que pode ser utilizado em conjunto com estratégias de marketing de performance. E, ainda, são ideais para trabalhar toda a etapa de funil desenvolvida para alcançar suas metas.

Em um projeto de SEO para e-commerce, temos ajustes de tecnologia, que analisam toda a jornada de compra do consumidor, verificando e corrigindo falhas que possam impactar no ranqueamento e usabilidade, geramos conteúdos otimizados, a partir de conceitos como meta descrições, palavras-chave e headings. (Obs: não são só blogs que escrevemos com SEO! Qualquer texto pode ser otimizado e sempre utilizamos essa premissa a nosso favor). Além disso, também é possível realizar o SEO OFF Page, como o linkbuilding, em conjunto com ações de branding e assessoria de imprensa.

 Vantagens do SEO para E-commerce

Agora que você já sabe a diferença entre SEO, E-commerce e Loja Virtual, assim como a aplicação dessa estratégia para esses ambientes de transações online, vamos elencar aqui 3 vantagens do SEO para o seu e-commerce. São elas:

  1. Melhoria do seu posicionamento

Você já parou para pensar como o seu público enxerga a sua marca? Qual a emoção que eles sentem quando têm contato com ela? Tudo isso, está relacionado ao posicionamento da sua marca. Mas, como o SEO ajuda nisso?

Como comentamos anteriormente, as estratégias de SEO auxiliam no ranqueamento de páginas, e, além disso, os usuários costumam consumir aqueles que estão nas primeiras posições. Por isso, quanto mais alto estiver no ranking dos mecanismos de busca, melhor será o posicionamento da sua marca.

  1. Maior ganho de autoridade

Como dizem alguns especialistas, “a primeira posição é a mais cara do Google”. Isso porque, estar lá, significa que aquela página da web é uma referência no assunto que se propõe a abordar/vender. Neste sentido, trabalhar a autoridade do seu e-commerce por meio do SEO é uma maneira de estar sempre na mente dos seus usuários, que passarão a buscar você cada vez mais para novos negócios.

  1. Atração de leads qualificados

Não pense que somente o tráfego pago pode trazer oportunidades de vendas para seu negócio. O SEO facilita, e muito, a chegada desses clientes. E o melhor, estarão quase sempre qualificados! 

Afinal, o SEO é baseado na busca dos usuários. E se ele acessou sua página por conta disso, é uma pessoa que está interessada no que você oferece. Por isso, é muito necessário trabalhar bem as palavras-chave utilizadas, ter descrições objetivas. E que, acima de tudo, todo o seu e-commerce seja coeso e comunique apenas uma mensagem à audiência.

Como estruturar o seu e-commerce?

Como comentamos, o SEO engloba todo o desenvolvimento do seu e-commerce, até as otimizações de conteúdo, imagens e outros. Por isso, vamos explicar aqui as principais práticas de otimização recomendadas. Tanto na home e páginas de categoria, dividindo essas técnicas a partir dos principais elementos trabalhados no SEO.

Confira:

  • Title

O título é a primeira coisa que o seu usuário irá ver. Deve ser chamativo e conter, sempre, até 60 caracteres. O detalhe que nem todos prestam atenção, é que essa métrica vale para todas as páginas, tanto categorias, quanto sub-categorias, etc.

  • Meta Description

Na meta descrição, é preciso resumir em até 160 caracteres o conteúdo daquela página. Por exemplo, se for a página de um produto, como uma garrafa de água, o texto da meta descrição deve conter basicamente suas principais características, assim como uma chamada de ação para venda.

  • Headings

Os headings fazem parte da divisão dos títulos. Quando o conteúdo é mais parrudo, ou seja, imaginamos que a página de produtos apresenta diversas categorias ao cliente. Cada título que as nomeia deve estar dividido de acordo com uma certa hierarquia, o que ajuda na ranqueabilidade, na leitura, e outros aspectos.

  • Keyword

Como o seu público-alvo pesquisa sobre o que você vende no e-commerce. Essas são as formas de pesquisa utilizadas como palavras-chave. É possível descobrir os melhores termos em ferramentas como o Google Ads, Semrush, entre outros.

Outra forma de utilizar as palavras-chave, é respondendo às perguntas mais comuns. Essas são verificadas na própria barra de pesquisa do Google ou na plataforma Answer The Public.

  • Conteúdo

Um dos principais diferenciais de conteúdo para e-commerces, a fim de fugir dos conteúdos em formas de blog, é a produção de conteúdo para categorias, subcategorias e páginas de produto.

As páginas de categoria de um e-commerce são aquelas que agrupam uma série de itens parecidos em um só lugar. Ou seja, trabalhar o SEO faz com que elas ganhem maior espaço nos mecanismos. Principalmente para aqueles usuários que não tem uma marca específica para o produto que querem adquirir.

Por que investir no tráfego orgânico para sua loja virtual?

Se tem uma maneira melhor de justificar um investimento com dados, nós não conhecemos. Por isso, vamos apresentar a você alguns insights muito interessantes que podem deixar ainda mais claro porque investir no SEO é importante para o seu negócio. Principalmente, é claro, se ele for 100% online.

Em primeiro lugar, evidenciamos que 77% dos brasileiros confiam mais em busca orgânica do que em links patrocinados. É o que afirma a Conversion, em um de seus muitos estudos voltados ao SEO. Em relação ao e-commerce no Brasil, a empresa afirma que de todo o tráfego direcionado ao comércio eletrônico no país, 29,1% foi de buscas orgânicas. Outra pesquisa divulgada por eles, é a Pesquisa Consumidor Digital 2020, que aponta que mais de 60% das pessoas que compram online fazem pesquisas no Google sobre as marcas/produtos que têm interesse.

Uma pesquisa divulgada pela Hubspot em 2020, aponta 75% dos usuários que realizam pesquisas em mecanismos de busca, somente visitam os resultados que aparecem na primeira página. Outro dado interessante é que, o Google recebeu em 2020, 93,89% das visitas mobile feitas em buscadores em todo o mundo, conforme dados da plataforma Net Market Share.

Se você tem um e-commerce e quer ranqueá-lo melhor nas páginas do Google, entre em contato com a ROI Mine e se surpreenda com a expertise do nosso time.

Posted in SEO