Pirâmide de influência aplicada no funil de vendas

Pirâmide de influência aplicada no funil de vendas: tudo que você precisa saber para criar ações estratégicas

Já parou para pensar o que faz uma campanha de marketing digital ter sucesso? Muitos apontam diferentes abordagens como a chave do sucesso nestes casos, como a estratégia de SEO, mídias sociais, campanhas com influenciadores digitais ou criação de anúncios pagos.

No entanto, especialistas dizem o contrário. Um marketing bem estruturado, de alta performance e rendimento, significa ter diferentes estratégias específicas para alcançar o consumidor em cada momento da sua jornada de compra.

Ou seja, utilizar abordagens diferentes para impactar o cliente em cada fase do funil de vendas. A empresa deve estar em contato com essa pessoa desde a criação do seu interesse pela marca, até o momento da compra e, posteriormente à sua fidelização.

O segredo é se fazer presente em cada fase do consumidor na sua jornada de compra de determinado produto ou serviço. Simples, concorda? O problema é que para isso, a empresa deve aplicar uma série de abordagens diferentes, como o próprio SEO, gestão de mídias sociais, criação de anúncios pagos, e-mail marketing e muitas outras.

Incluindo a mais nova estratégia do mundo digital, o marketing de influência. Não é novidade para ninguém que estamos vivendo a era dos influenciadores digitais, o que muitos ainda não perceberam é que esses profissionais se tornaram fundamentais para mover os consumidores dentro do funil de vendas.

Eles são capazes de impactar e influenciar as pessoas durante a sua jornada de compra – um poder muito atrativo para as empresas que querem ter sucesso no digital. 

No entanto, ao contrário do que alguns imaginam, a contratação de influenciadores digitais não é uma tarefa simples, baseada em gostos pessoais do empreendedor ou achismos.

Essa abordagem deve ser aplicada de forma estratégica, baseada em dados e projeções. Para isso, conhecer a pirâmide de influência é fundamental. Você já ouviu falar dela?

A grande maioria não conhece esse termo e acaba contratando os influencers errados para sua campanha. Essa pirâmide é fundamental para fechar parcerias com diferentes profissionais para impactar o consumidor em momentos distintos.

Não entendeu nada? Calma, já vamos explicar. Entenda o que é pirâmide de influência e seu impacto no funil de vendas. Somente aplicando esses conhecimentos essa estratégia trará resultados realmente positivos para a marca. 

Saiba mais!

Pirâmide de influência: entenda o que é e como funciona

Pirâmide de influência está diretamente relacionado ao marketing de influência, mas funciona como o funil de vendas de marketing digital, que já é bastante conhecido e utilizado no mercado.

Assim como o funil, a pirâmide da influência visa dividir os consumidores em diferentes níveis da jornada de compra. Então, o cliente é classificado desde a sua intenção de compra, até a sua consideração pelo produto, contato com a marca, a decisão de compra, entre outras etapas até a fidelização.

A ideia é usar diferentes perfis de influenciadores em momentos variados dessa pirâmide, porque há profissionais mais indicados para cada nível de interesse dos consumidores.

Esse é um ponto importante sobre o tema, já que diversas pessoas acham que para criar uma ação de sucesso com marketing de influência, é preciso contratar celebridades e influencers com milhões de seguidores.

O que está longe de ser verdade. Existem diferentes tipos de influenciadores, os quais são classificados de acordo com seu número de seguidores. São eles:

  • Mega Influenciadores: aqueles que têm mais de 1 milhão de seguidores;
  • Macro Influenciador: profissionais com contam com 100 mil a 1 milhão de seguidores;
  • Meso Influenciador / Intermediário: pessoas com o número de seguidores entre 50 a 100 mil;
  • Micro Influenciador: quem tem de  10 a 50 mil seguidores;
  • Nano Influenciador: os criadores de conteúdo que têm de 1 a 10 mil seguidores.

Cada um desses perfis apresentam vantagens para as ações de marketing de influência e podem impactar positivamente os seguidores. Muitas vezes, o profissional com até 10 mil seguidores tem mais poder de persuasão sobre seu público do que uma celebridade com 10 milhões de seguidores.

No entanto, quando o intuito da marca é ganhar visibilidade e não vender algum produto de fato, os mega influenciadores podem ser os profissionais mais indicados. Portanto, depende da fase da pirâmide que a empresa se encontra. 

Logo, a pirâmide de influência é exatamente isso: classificar o consumidor em diferentes etapas e definir quais os melhores perfis de influencers para cada uma delas.

Como essa estratégia com influenciadores se relaciona com o funil de vendas?

Existe um influencer ideal para cada etapa do funil de vendas. Veja um exemplo: no topo do funil de vendas, na fase de aprendizado e descoberta da jornada de compra do consumidor, a marca precisa ter o máximo de alcance possível dentro do público-alvo. 

Neste momento, os mega influenciadores são ótimos, porque quanto maior a audiência do influencer, mais pessoas vão descobrir a marca, produto ou serviço. Na próxima etapa, a de reconhecimento do problema e consideração da solução, o nível de influência precisa ser menos generalista e mais assertivo.

O melhor é contratar especialistas e autoridades na área da sua solução, como influencers na área da beleza que são conhecidas por falarem deste tema, por exemplo.

No último estágio entram os micro influenciadores, realizando um dos papéis mais importantes. Eles trabalham com um público mais segmentado, realmente interessados naquele assunto, e realmente influenciam o consumidor a tomar a decisão de compra.

Eles podem ser decisivos na hora da compra do consumidor. Perceba que, por meio dos influenciadores digitais, a marca consegue mover o público-alvo dentro do perfil de vendas, o que só é possível com a classificação da pirâmide de influência.

Quer saber mais sobre o tema? Conte com a ROI Mine

Na teoria, tudo é mais simples, não é mesmo? Essa estratégia exige muitas análises, pensamento crítico e expertise. Por isso, é mais complexa do que muitos imaginam.

No entanto, ao estudar bastante sobre o tema, já é possível começar a entendê-lo melhor. Logo, acesse nosso blog para mais conteúdos como esse sobre marketing de influência, marketing digital e muito mais.

Caso precise de ajuda profissional para colocar essas ações em prática, entre em contato conosco. Somos especialistas e podemos te ajudar!