Otimização de site: quais técnicas usar?

O hábito de consumo da população mudou e com isso diversas empresas viram a necessidade de entrar para o ambiente digital. O que antes era um diferencial, agora é quase que determinante para o sucesso de um negócio.

A concorrência é tanta que apenas estar na internet não é o suficiente, é preciso usar técnicas para se destacar neste mercado. Dentre elas estão as redes sociais, email marketing, o famoso método SEO, entre outras.

Já ouviu falar sobre otimização de sites? É um termo bastante falado mas pouco conhecido. Essa estratégia faz parte das técnicas de SEO que melhoram a página das empresas e faz muita diferença em seus resultados na internet.

Fica evidente que a cada dia as pessoas se tornam mais exigentes no momento da compra ou contratação de um serviço. Por exemplo, muitas vezes, antes de escolher um hotel para se hospedar, um grande número dos viajantes procuram pelo local no Google antes de fechar negócio.

Então, buscam pelo site, fotos, recomendações, conferem a localização, entre outros cuidados para garantir uma boa viagem. Imagine o número de vendas que um hotel perde por não ter uma boa página na internet.

Isso porque, ao não achar nenhuma ou pouca informação, as pessoas procuram outra opção. Com isso, fica evidente, a importância do ambiente digital para empresas, mas como dissemos, apenas isso não basta.

Para ter ótimos resultados online, o site, por exemplo, precisa ser fácil de usar, responsivo, informativo, entre outros diversos atributos. Sabemos que não é fácil montar uma página, ainda mais com a qualidade exigida atualmente.

Para isso existem diversos profissionais, incluindo agências, que fazem serviços como esse. Entretanto, antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é SEO e otimização de site.

Dessa forma, conseguirá analisar a página para entender se precisa ou não mexer nela, o que deve ser alterado e claro, como fazer. Acompanhe!

O que é SEO?

O primeiro passo é entender o que é SEO, dado que otimização de site é apenas uma das técnicas envolvidas neste termo. É uma estratégia de Marketing Digital que visa tornar as páginas mais atraentes para o Google e, consequentemente, colocá-las nas primeiras posições deste buscador.

Como assim? Com o aumento do número de buscas feitas no Google, chegando a mais de 3 bilhões por dia, a quantidade de conteúdos também cresceu. Dessa forma,  a plataforma precisou desenvolver um método para organizar todas essas informações para que os usuários consigam acessá-las rapidamente.

Vale ressaltar que o grande objetivo deste buscador é proporcionar uma boa experiência aos seus usuários. Portanto, seleciona os melhores conteúdos para mostrar a cada pesquisa. Essa seleção é feita a partir de alguns fatores, veja!

Então foram criados os robôs, chamados de algoritmos, que identificam se o site tem relevância do conteúdo referente ao que o usuário pesquisou, qualidade do link, se é possível usá-lo com facilidade, entre outros aspectos.

SEO, portanto, são técnicas que agradam esses robôs para que eles coloquem o site nas primeiras posições do buscador, dado que as pessoas sempre clicam nos primeiros sites que aparecem.

Quais são as técnicas de SEO? O que é otimização de sites?

Entre as técnicas de SEO estão link building, marketing de conteúdo e otimização de sites. Todas as estratégias são feitas visando dar o máximo de qualidade e autoridade para a página, assim o Google a reconhece como um bom site para mostrar aos seus usuários.

Desta forma, a marca consegue mais visibilidade, tráfego mais alto, alavanca as vendas e retém mais clientes. Ou seja, basicamente, SEO melhora os resultados de uma empresa na internet.

Otimizar o site então, é ter conteúdos relevantes e informativos, baixo tempo de carregamento, ser uma página intuitiva, com botões claros, precisa ser adaptável a todos os dispositivos móveis e imóveis, colocar palavras-chaves, ter landing pages, entre outros aspectos.

Tudo isso para ter mais chances de ser ranqueado nas buscas, entre outros atributos.

Como fazer SEO?

Como deve imaginar, fazer seo e otimizar sites não é uma função tão simples. Mexer nas páginas requer conhecimento e técnicas para melhorá-las e nunca diminuir sua qualidade.

Atuar em sites significa alterar layout com os designers, criar landing pages, melhorar responsividade e carregamento da página, entre outras funções.

Então, por ser um serviço mais técnico, é recomendado que procure profissionais da área para atendê-lo (a). Outras ferramentas para otimizar sites são os conteúdos e palavras-chaves que também requerem conhecimentos na área.

Isso porque, fazer um texto para um site com foco em SEO é diferente de todos os outros estilos textuais. Com isso, por ser um trabalho amplo e que envolve diversas áreas, é indicado procurar agências de Marketing Digital.

A ROI MINE, por exemplo, conta com um equipe de desenvolvedores, jornalistas, analistas e outros diversos profissionais que fazem este serviço completo com excelência, colocando os sites nas primeiras posições do Google.