O que é um conteúdo otimizado para SEO?

Conteúdos otimizados para SEO são textos que seguem diversas regras para serem melhor ranqueados nos buscadores. Quando falamos de Marketing Digital, SEO está entre as principais e mais eficientes ferramentas.

Então, conhecer mais sobre este termo e suas estratégias é importante se deseja melhorar a visibilidade do seu blog ou site no Google, por exemplo. Dentre tantas outras ferramentas, está o conteúdo otimizado.

Com essa solução, é possível que o conteúdo seja encontrado mais facilmente e tenha mais cliques orgânicos. Isso porque, com o grande número de informações existentes atualmente nos buscadores, é possível que o material não seja visto por muitas pessoas.

A não ser que este esteja entre as primeiras posições do site. Ou melhor dizendo, na primeira página do Google. Dado que a grande maioria dos usuários não acessam a segunda página em diante ao procurar por uma informação.

Explicaremos detalhadamente o que é SEO ao longo do conteúdo. Mas é válido ressaltar que fazer um conteúdo otimizado é bastante diferente de escrever um simples texto.

Até mesmo a ideia do material é pensada de acordo com as técnicas de SEO. De fato, é mais trabalhoso. Entretanto, os resultados são muito melhores. Então, se está interessado em usar os próprios conteúdos para melhorar o posicionamento no buscador, continue lendo este material.

Abordaremos quais são as técnicas usadas para deixar um texto 100% otimizado para SEO e a importância dessa solução dentro de uma estratégia de Marketing Digital. Acompanhe!

O que é SEO? 

SEO é um conjunto de técnicas que tornam as páginas mais atraentes para os buscadores, como Google, Bing, Yahoo, entre outros. É uma estratégia muito usada dentro do Marketing Digital atualmente, dado que é eficiente e grátis.

Então, é uma técnica orgânica, na qual não precisa investir em campanhas para trazer resultados. O motivo para tanto eficiência é simples: melhor posicionamento é sinônimo de mais leads, cliques e visibilidade.

Algumas ferramentas são usadas para melhorar o ranqueamento, como conteúdos relevantes, otimização de sites e uso de palavras-chave. São técnicas que ao serem aplicadas internamente, agradam os algoritmos – robôs que classificam a qualidade das páginas.

Para entender melhor, é preciso saber como o ranqueamento de sites funciona nos buscadores.  Dessa forma, ainda conseguirá compreender a importância da técnica SEO.

Como o ranqueamento de páginas funciona? 

Para exemplificar, usaremos o Google como referência, porque este é o maior mecanismo de busca do mundo. A quantidade de informações e páginas nesse buscador é enorme e para organizar todos os conteúdos, o Google criou algoritmos.

Os buscadores visam proporcionar a melhor experiência ao usuário. Portanto, quando uma pessoa digita uma pergunta na barra de pesquisa, o Google seleciona os conteúdos com as melhores respostas e os apresentam nas primeiras posições.

Quem seleciona? O algoritmo. Esses robôs analisam todas as páginas, em frações de segundos, e as colocam em sequência das melhores às piores.

Técnicas de SEO então, são ferramentas usadas para agradar o algoritmo. Na intenção de que a página seja considerada uma das melhores e consequentemente, seja colocada nas primeiras posições.

Como o buscador quer proporcionar a melhor user experience, seleciona os sites que abrem mais rápido, não demoram para carregar, tenham conteúdos relevantes e otimizados, sejam acessíveis para todos os mobiles, entre outros fatores.

Todas essas técnicas são importantes para um bom ranqueamento no Google. Neste conteúdo, focaremos nos textos otimizados para SEO. Então, acompanhe como criar conteúdo relevantes e atraentes para o algoritmo.

O que são conteúdos otimizados?

Além da qualidade e otimização, é preciso ter uma frequência de postagens no site ou blog. Não basta subir apenas um texto e desejar resultados excelentes. Então, conseguir produzir diversos conteúdos é bastante importante.

Número não é tudo, claro. Portanto, postar apenas por quantidade não é válido. É preciso que seja um material que agregue valor ao leitor, tire uma dúvida e lhe ofereça uma boa experiência.

É importante conhecer as dúvidas e dores do público-alvo e criar conteúdos direcionados para eles. Com isso, as próximas técnicas serão mais fáceis de seguir.

Tamanho dos textos

Os textos devem ser completos, recheados de informações importantes. Ao ler o conteúdo, o usuário precisa sair com todas as dúvidas sanadas: é isso que o Google quer.

Desta forma, é preciso criar materiais aprofundados sobre o tema, bem explicativos, informativos e com linguagem acessível. O tamanho será uma consequência de um conteúdo completo – enrolação não é bem-vinda!

Uso de palavras-chave

Este é um tópico muito importante. Não basta escrever um conteúdo excelente se não abordar um assunto pelo qual as pessoas pesquisam. A escolha de boas palavras-chave é essencial e esse aspecto é levado em consideração desde o planejamento de pauta, até a postagem do material.

São termos pelos quais as pessoas buscam no Google. A keyword certa deve conduzir o conteúdo, estar no título e ao longo do texto. Dessa forma, o algoritmo reconhece qual o tema tratado e assim que um usuário pesquisar pela palavra-chave, apresentará o material nas primeiras posições.

Para descobrir quais keywords são interessantes usar, existem algumas plataformas que fazem esta seleção, como a Keyword planner, do próprio Google.

Heading tags 

São os tópicos do conteúdo. Por exemplo, em textos acadêmicos existe a estruturação por Título 1, Título 2, Título 3 e assim por diante. São subtítulos usados para deixar o conteúdo mais organizado e fácil de entender.

Em SEO, essa estruturação é feita a partir das heading tags pelos recursos H1, H2, H3 e assim sucessivamente. A letra H é a abreviação da palavra em inglês header, que traduzida significa cabeçalho.

As informações são divididas nesses tópicos das mais importantes até as complementares. É preciso usar palavras-chave nesses tópicos também.

Links internos e externos

Colocar ao longo do conteúdo links para outras páginas do próprio site é importante para o usuário navegar mais tempo pelo site. Dessa forma, consegue se informar completamente sem precisar procurar por outro link.

Os links externos são menções da página por outros veículos, lhe proporcionando autoridade. Com vários blogs direcionando a uma página específica, o algoritmo entende que é um site que domina o assunto e por isso, o recomenda mais e o coloca nas primeiras posições.

Como fazer?

É possível fazer por conta própria, claro. Entretanto, fica evidente que são técnicas mais complexas e baseadas em dados. Desta forma, contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital especialista em SEO, como a ROI Mine, é ter garantia de bons resultados.

Além do maior conhecimento na área, empresas como essa, oferecem uma solução completa e orgânica, podendo aumentar os leads e resultados de toda e qualquer empresa no ambiente digital.