busca orgânica no Google

O que é a busca orgânica no Google?

“Dá um Google!”, quem nunca ouviu essa frase?

O buscador online criado na década de 1990 pelos cientistas da computação Larry Page e Sergey Brin hoje em dia é muito mais do que um simples site, atuando como uma espécie de guru que sana muitas das nossas dúvidas.

A ferramenta que faz com que o Google cumpra o seu papel é a busca orgânica, que permite que o usuário vasculhe a internet utilizando um simples conjunto de palavras-chave para atingir o resultado desejado. 

É por meio da busca orgânica que, ao procurar pela palavra “maçã”, por exemplo, somos redirecionados a uma página de resultados com inúmeros sites que trazem informações, fotos e até mesmo opções de onde comprar essa variedade de fruta. 

Ou seja, podemos claramente afirmar que utilizamos a busca orgânica do Google cotidianamente, mas você sabe como ela funciona e qual é a diferença entre esse tipo de pesquisa e os demais existentes no meio virtual?

Para descobrir tudo isso e muito mais, é só acompanhar esse texto até o final. Confira!

Como funciona a busca orgânica no Google?

Quando criamos um site, todas as páginas pertencentes a ele devem ser indexadas pelo mecanismo de busca, que utiliza tecnologias para identificar o assunto daquele conteúdo, sua qualidade, se não há nenhum malware em meio às páginas, entre outros fatores. 

É por meio dos resultados obtidos na análise feita por esses mecanismos que chegamos ao resultado do ranqueamento, que é a ordem na qual as páginas aparecem quando fazemos uma pesquisa utilizando o motor de busca. 

As páginas que aparecem mais bem colocadas são aquelas que, seguindo os fatores determinados no momento da indexação, atingem os parâmetros de qualidade definidos pelo buscador. 

Ou seja, as primeiras páginas são as mais importantes e relevantes, e consequentemente serão também as que irão receber mais clicks. 

Esse resultado, no entanto, não é estanque. A posição das páginas no ranqueamento pode variar de acordo com o comportamento do usuário e também com fatores tecnológicos de um site. 

Por isso, ações de melhorias podem ser feitas com o intuito de melhorar o posicionamento de uma página ou site, assim como problemas podem gerar punições e, como consequência, o rebaixamento de sua posição. 

Diferenças entre a busca orgânica e paga

Outra forma de aparecer bem posicionado no Google é optar pela publicidade online. Os anúncios, que são pagos, fazem com que sua página apareça logo no topo dos resultados obtidos com a pesquisa, sinalizados com o ícone “anúncio”.

Essa é uma boa estratégia, mas é preciso lembrar que é necessário investir um orçamento considerável para obter um retorno positivo, o que não é possível para todos os negócios. 

Além disso, os cliques obtidos em um site de forma orgânica podem ser bem mais significativos do que aqueles conseguidos por meio da publicidade.

Isso porque os acessos orgânicos tendem a ser mais engajados, reduzindo as taxas de rejeição de uma página e aumentando o tempo de navegação, critérios importantes para analisar o comportamento do usuário e traçar tendências e estratégias. 

Por isso, ainda que sua empresa possa investir no tráfego pago, jamais devemos nos esquecer de buscar resultados positivos também a partir da busca orgânica, que pode ser otimizada por meio das técnicas de Search Engine Optimization, o famoso SEO

A otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas que visam adequar um site e seus conteúdos para que sejam melhor analisados e avaliados pelo buscador, principalmente o Google. 

Utilizando palavras-chave, tags, linkagem interna e externa, bem como ações de melhoria tecnológica, o SEO pode melhorar consideravelmente os resultados de uma página, colocando seu site em evidência.

Ao investir em SEO, você investe em um projeto de longo prazo, que promete sólidos resultados e um retorno sobre o investimento sem igual.

Afinal, um bom posicionamento no Google atrai uma enorme quantidade de clicks que, com certeza, podem ser convertidos em vendas e fechamento de novos e promissores negócios.

Como fazer um bom projeto de SEO?

Se você deseja otimizar seu site para que ele apareça melhor colocado entre os resultados de busca no Google, você precisa contar com profissionais especializados em SEO, que irão traçar estratégias personalizadas para você e sua marca.

Para isso, conte sempre com uma agência de marketing digital especializada, como a ROI Mine, que conta com um time altamente qualificado para elaborar seu projeto de SEO da melhor forma possível. 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e descubra também nossas soluções em ads e outras estratégias que irão alavancar seus negócios. 

Com a ROI Mine você pode alcançar um novo nível dentro e fora do mundo digital. Venha conferir!