SEO local, também conhecido por SEO geolocalizado, é uma estratégia de marketing digital que pode fazer a diferença para negócios com foco em determinada cidade ou região específica.
É possível pensar em SEO local tanto para um bairro específico quanto para uma região metropolitana que englobe vários municípios. Tudo é questão de saber o que se precisa e do alinhamento da estratégia.
Saiba mais sobre o SEO geolocalizado, para o que serve e quais são as diferenças entre o SEO “geral” e o SEO local. Confira!
Para que serve o SEO local
O SEO local tem como principal função a atuação mais assertiva do trabalho de SEO em uma região específica. Às vezes, determinados segmentos de negócio podem ter atuação focada em uma determinada “subdivisão”. Vamos usar a cidade de São Paulo como exemplo.
Suponha que você seja proprietário de uma oficina mecânica na zona norte da cidade. Por meio de pesquisas de palavras-chave e outros procedimentos de SEO, é possível focar o trabalho desta oficina diretamente na zona norte de São Paulo, em vez de usar termos mais “abertos”.
A vantagem disso é trazer para o seu site, por meio de tráfego orgânico, leads mais qualificados e que podem gerar mais conversões. Pense comigo: um cliente que more na zona norte de São Paulo vai procurar uma oficina localizada na mesma região ou em outra região, como as zonas leste e sul?
Sendo assim, as chances de gerar novos negócios crescem com o SEO local.
Diferenças entre SEO geolocalizado e SEO “geral”
O SEO geolocalizado tem características diferentes do SEO “geral”. A principal delas é o alcance desejado. No SEO local é possível “mirar” diretamente no foco do negócio.
Vale lembrar que SEO local tem grandes chances de ranquear organicamente no Google.
Uma das atualizações do algoritmo do buscador, conhecida como Pidgeon – de 2014 – privilegiou justamente as buscas por negócios locais e a entender a localização do usuário como ponto de partida para a entrega de resultados.
Por exemplo: se o usuário estivesse no Rio de Janeiro e buscasse por “shoppings”, o Google passaria a exibir os shoppings do Rio de Janeiro mais próximos à localização do usuário.
Isso não entrava, diretamente, nas técnicas específicas para o SEO local. Pegando o gancho acima, dos shoppings na cidade do Rio de Janeiro, se o usuário fizesse a busca com um direcionamento específico – “shoppings na Barra da Tijuca”, por exemplo – os resultados seriam ainda mais refinados.
Ponto para o SEO local!
SEO local e o Google Meu Negócio
Uma parte fundamental do SEO geolocalizado é o Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta gratuita do próprio Google em que é possível inserir informações sobre um negócio específico, como endereço, telefone, horário de atendimento, avaliações (se existirem), fotografias etc. Em alguns casos, é possível até mesmo informar horários de pico (um restaurante, por exemplo), perguntas e respostas, entre outras informações.
A exibição acontece em uma caixa que fica posicionada no lado direito da página de resultados.
É relativamente simples criar uma conta no Google Meu Negócio. A peculiaridade é que, após todo o cadastro e preenchimento de informações na plataforma, o Google vai enviar uma carta – sim, carta física, via correios – com um código de confirmação para que a conta seja ativada.
Após a ativação, basta administrar a página do Google Meu Negócio.
Use palavras-chave mais assertivas
É muito importante levar em conta que as intenções de busca para o SEO geolocalizado passam por questões específicas. Com o uso de ferramentas para SEO, é possível pesquisar termos que vão ser relevantes para determinada localidade.
Veja um exemplo:
Ao pesquisar por “lavanderia” e “lavanderias” no Ubersuggest, conseguimos identificar termos que fazem muito sentido para o SEO local: “lavanderia perto de mim” é um deles.
A seguir, a ferramenta dá alguns exemplos um pouco mais específicos, como “lavanderias goiania”, “lavanderias joinville”, “lavanderias em santos” etc.
Vale a pena fazer uma pesquisa de palavras-chave bem específica para a sua região de atuação.
Regras do SEO “geral” seguem valendo!
Além de todas as questões abordadas sobre o SEO geolocalizado, é importante ressaltar um ponto: tudo o que é feito em SEO “geral” segue valendo para o SEO local!
Isso significa que o SEO local também precisa de conteúdos de qualidade, densos e que respondam às intenções de busca do usuário. Que necessidade de uma página com carregamento rápido, layout amigável, com palavras-chave assertivas, com linkagem interna e externa bem feita etc. É importante continuar seguindo as técnicas de SEO.