facebook ads

Facebook Ads: entenda como melhorar resultados da sua empresa com esta plataforma!

Facebook é uma das redes sociais mais famosas e usadas no país. Apesar do que muitos dizem, esta plataforma não morreu – muito pelo contrário,  ainda é um dos ambientes mais férteis para anúncios e campanhas empresariais. 

Podemos provar: De acordo com o relatório de resultados divulgado pela própria plataforma, o Facebook alcançou 3 bilhões de usuários ativos por mês – um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2019.

O Facebook está mais vivo do que nunca. Atualmente, deixou de ser apenas uma rede social e se transformou em uma plataforma excelente de vendas. Estima-se que existem mais de 60 milhões de páginas comerciais na rede. 

O motivo para tanto sucesso comercial é simples. Esta plataforma conta com diversas ferramentas que impulsionam anúncios e dão visibilidade a pequenos, médios e grandes negócios com o marketplace, por exemplo. 

Dentre esses recursos, o Facebook Ads se destaca entre as melhores ferramentas – entre todas as redes sociais – para aumentar os resultados de uma empresa. Embora seja tão eficiente, essa plataforma ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. 

Então, vamos lá! Facebook Ads é a plataforma de mídia paga da rede que oferece uma grande variedade de formatos e valores de anúncios. Por meio dessa ferramenta é possível criar campanhas de divulgação segmentada de uma marca no Facebook e Instagram. 

É uma ferramenta que permite às empresas alcançarem mais pessoas, aperfeiçoar resultados, atingir exatamente seu público-alvo, entre outras vantagens. Entretanto, para conseguir colher tantos benefícios, saber como manusear essa plataforma é essencial. 

Por isso, muitas marcas procuram profissionais da área de Marketing Digital para lidar com esses anúncios da melhor forma. É uma ótima ideia! Mas para investir nessa estratégia, deve ter certeza que será benéfica para sua empresa. 

Então, entenda a seguir o que é exatamente Facebook Ads e quais seus benefícios para as marcas. Assim, tomará a melhor decisão de acordo com as preferências e necessidades do negócio. 

 

O que é Facebook Ads? 

“Ads” é a abreviação de advertisements, que significa anúncios em inglês. Então o Facebook Ads é a estratégia de mídia paga do Facebook. Entretanto, se procurar por este termo na sua página comercial, não o encontrará. 

Esta plataforma chama-se gerenciador de anúncios. Ao acessá-la, conseguirá produzir anúncios em texto, vídeos, imagens, colocar o público que quer atingir e principalmente, o valor que preferir para essa divulgação. 

Não existe um valor fixo. Por isso, as empresas colocam os valores que podem – quanto mais, melhor será o desempenho do anúncio, claro. Embora seja uma plataforma de mídia paga, é acessível para todos. 

Essa é uma das melhores plataformas para anunciar nas redes sociais. Isso porque, permite que o usuário equilibre 3 principais aspectos dos posts: o custo de cada anúncio e da campanha, o investimento na produção dos conteúdos e a taxa de conversão desses anúncios.

Ou seja, basicamente, a empresa sabe exatamente quanto gastou para que um anúncio chegue em cada pessoa. Esse usuário se tornou um seguidor, acessou o link ou fez a compra? Se não, por que isso aconteceu?

O gerenciador de anúncios proporciona ferramentas o suficiente para montar um anúncio do 0 e analisar seu desempenho com base nas métricas que proporciona. Assim, consegue ajustar o anúncio em tempo real para que tenha mais eficiência. 


As vantagens de usar a estratégia Facebook Ads

Como vimos no início deste conteúdo, bilhões de pessoas acessam o Facebook todos os dias. Anunciar nesta plataforma é alcançar milhares de clientes por um custo menor do que as mídias tradicionais. 

Pense em sua própria experiência. Com certeza, já ficou rolando o feed da rede social e se deparou com um anúncio de um produto que procurou no Google poucos minutos antes. 

Você pensou “o Facebook leu minha mente? Tem acesso ao meu celular?”, não é mesmo? É comum acontecer esse tipo de situação. Na realidade, o gerenciador de anúncios permite que as empresas façam posts extremamente qualificados.

Isso quer dizer que eles selecionam a faixa de idade do público que quer alcançar, região onde mora, profissão, status de relacionamento, entre outros dados. Exemplo: uma construtora coloca em seus anúncios que um dos públicos-alvo são noivos. 

Geralmente, casais perto de se casarem estão procurando onde morar após a festa, concorda? Então, as chances dessas pessoas clicarem no anúncio da construtora é maior do que uma criança que está vendo vídeos na plataforma. 

Esse é um dos principais benefícios de investir em Facebook Ads. Alcança exatamente as pessoas que se interessam pelo seu produto, gastando pouco e com conteúdos de relevância. 

Não perderá tempo ou dinheiro atingindo pessoas que não se interessam pelo que está vendendo – como em comerciais de TV, panfletos e outras mídias tradicionais. 

O gerenciador de anúncios ainda permite que as empresas saibam exatamente o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Seja valor do anúncio, segmentação do público, imagem que não está chamando a atenção, entre outros aspectos. 

Tudo isso com o anúncio rodando ou pausando o post por pouco tempo. Rapidamente faz os ajustes, não perder dinheiro ou tempo. É uma ferramenta sensacional!

 

Como colocar a estratégia Facebook Ads em prática?

A interface do gerenciador de anúncios pode ser complexa. Muitas pessoas não entendem como usá-lo e fazem anúncios pouco eficientes. Existem alguns cursos que ensinam a como mexer nessa plataforma. 

Então, caso opte por fazer por conta própria, terá que estudar bastante a estratégia para torná-la eficiente e benéfica para os resultados da empresa. A outra opção – que é muito mais recomendada – é encontrar uma agência que faça esse serviço para sua marca. 

Não é papo de vendedor. Nessas agências de Marketing Digital, os profissionais dominam a plataforma e sabem como otimizar cada detalhe do anúncio para torná-lo atraente aos consumidores. 

A grande vantagem é que esses profissionais acompanham o desempenho dos anúncios. Então, eles verificam a todo momento o que pode ser ajustado, se o post está atingindo seu máximo potencial, quantos cliques no link do site. 

Ou seja, todos os detalhes são analisados periodicamente para ser melhorado e proporcionar mais resultados à marca. 

E claro, é preciso analisar os relatórios e métricas que o gerenciador proporciona para entender se a estratégia está sendo benéfica, onde melhorar e quais os próximos passos para cada empresa. 

Ter um apoio profissional neste momento pode ser determinante para conseguir obter resultados rápidos e eficientes para sua empresa. 

Conheça a ROI Mine

A ROI Mine é uma agência de Marketing Digital orientada por dados. Ou seja, por aqui, criamos estratégias assertivas e segmentadas para alavancar os resultados de toda e qualquer empresa. 

Nossa equipe de performance é extremamente qualificada e experiente. Nossos profissionais estão dispostos a traçar estratégias de sucesso conforme as necessidades e preferências de cada cliente. Entre em contato!