marketing e vendas

Marketing e vendas: qual a relação entre essas áreas? 

Antes de entender a relação entre marketing e vendas, é necessário compreender o conceito de cada uma dessas áreas para o ambiente empresarial e suas principais funções. Só assim, será possível identificar as principais semelhanças e diferenças entre elas.

O conceito de vendas: 

Desempenha papel fundamental na saúde financeira da empresa, focando em trazer novas oportunidades de negócios, convertendo novos clientes potenciais e fidelizando aqueles que já “são da casa”. Em outras palavras, o departamento de vendas é o motor de geração de receitas da empresa. Seu sucesso depende de uma combinação de planejamento estratégico, gestão de relacionamento com o cliente, comunicação eficaz e resiliência nas circunstâncias de negócios. 

O conceito de marketing: 

O principal objetivo do marketing para uma empresa é a promoção da marca. Isso, claro, pode atrair novos clientes e em última instância facilitar as vendas. Este setor abrange uma gama de atividades destinadas a melhorar o branding da marca e também promover fidelidade do cliente, fortalecendo a posição da empresa no mercado.

Em quais pontos o marketing e vendas estão interligados?

Olhando para as características principais destas duas áreas distintas, podemos dizer que ambas funcionam para atingir consumidores e potenciais clientes, sempre com foco no funil de vendas. O que muda, claro, é a forma com que isso é feito. Veja na prática:

Geração de leads: 

Enquanto o marketing gera o lead a partir de diversos canais, como mídia paga e produção de conteúdo, o setor de vendas qualifica esses contatos, cultivando relacionamentos e orientando o cliente até a fidelização.

Compreensão do cliente: 

Para definir o cliente ideal de uma empresa, o marketing conduz diversas pesquisas de mercado, já as vendas adaptam esses insights para trazer soluções que resolvam o problema do consumidor através do produto ou serviço oferecido.

Posicionamento de produto: 

A principal função do marketing nesse caso é posicionar o produto da empresa no mercado, comunicando diferenciais e exclusividades. Por outro lado, os profissionais de vendas devem reforçar esse posicionamento a partir de toda e qualquer interação realizada com os clientes.

Quais os benefícios do “vendarketing”?

Se você estranhou essa palavra, calma! Nós estamos falando de vendarketing durante todo esse tempo e você nem percebeu. Trata-se, somente, de uma junção das palavras vendas e marketing, uma tradução livre do termo “smarketing” (sales e marketing). O termo existe para reforçar ainda mais que o alinhamento e a colaboração entre estas duas funções criam uma abordagem poderosa e coesa que maximiza a eficácia de todo o processo de aquisição e retenção de clientes. Veja, então, os principais benefícios do vendarketing:

Qualidade de lead aprimorada:

Quando marketing e vendas trabalham juntos, há uma compreensão mais refinada e compartilhada do público-alvo. Essa colaboração resulta em leads mais qualificados, pois os esforços de marketing estão alinhados aos critérios importantes para a equipe de vendas.

Comunicação simplificada:

A colaboração reduz o risco de falta de comunicação entre os dois departamentos. Uma estratégia coesa garante que ambas as equipes estejam na mesma página em relação a mensagens, metas e objetivos.

Ciclo de vendas reduzido:

Uma abordagem unificada pode levar a um processo de vendas mais simplificado. As atividades de marketing, como a nutrição de leads, ajudam a movimentar clientes potenciais através do funil de vendas com mais eficiência, reduzindo o tempo necessário para converter leads em clientes.

Jornada do cliente perfeita:

A estreita colaboração entre as duas áreas garante uma transição perfeita dos leads gerados pelo marketing para o processo de vendas. Ou seja, quando o marketing e as vendas estão alinhados, a jornada do cliente se torna mais integrada. Mensagens consistentes e uma imagem de marca unificada contribuem para uma experiência positiva e coesa do cliente. No entanto, a comunicação regular e o alinhamento de metas são cruciais para esse sucesso. 

Aumento da receita:

O objetivo final desta colaboração é gerar receita. Quando os esforços de marketing e vendas são coordenados, a probabilidade de conversão de leads em clientes é maior, resultando em aumento de vendas e receitas para a empresa. Além disso, o alinhamento entre vendas e marketing evita a duplicação de esforços e garante que os recursos sejam utilizados de forma eficiente. 

Tomada de decisão baseada em dados:

Ambos os departamentos contribuem com informações e dados valiosos. Ao compartilhar informações e análises, a empresa pode tomar decisões mais informadas, refinar estratégias e otimizar continuamente os processos de marketing e vendas.

Conclusão: Contrate uma agência de marketing para atuar em conjunto com seu setor de vendas

A união de vendas e marketing traz uma sinergia que não só otimiza os processos internos, mas também aumenta a eficácia geral da jornada de aquisição e retenção de clientes. Os benefícios vão além da geração imediata de receitas, abrangendo relacionamentos de longo prazo com os clientes e crescimento sustentado dos negócios.

Grande engano quem pensa que só é possível fazer isso com times internos. Uma agência de marketing pode, sim, ajudar sua empresa nessa união, com consultorias, serviços específicos e, principalmente, trazendo para a mesa competências de anos.

Essa é a principal vantagem de contar com um time de marketing externo. Os custos são menores, o profissionalismo é maior e os resultados superam suas expectativas!

Nós da Agência ROI Mine somos movidos por dados. Podemos auxiliar sua empresa em pesquisas de mercado, serviços de tráfego pago, desenvolvimento web, produção de conteúdo, entre outros. Venha conquistar novos clientes e fidelizar ainda mais pessoas ao nosso lado!