Apesar de estarem interligados em suas atividades, o marketing e a publicidade são áreas totalmente diferentes e hoje, você poderá entender porque isso ocorre.
Enquanto o marketing é mais abrangente e pode ser considerado como o precursor da publicidade, a publicidade é uma área distinta que se torna por muitas vezes uma ferramenta do marketing.
Ficou confuso? Calma que vamos explicar! No artigo de hoje, falaremos sobre as principais características desses segmentos da comunicação, suas diferenças, as semelhanças e onde normalmente são utilizados pelas empresas. Aproveite a leitura!
O que é Marketing?
O marketing é responsável por criar uma estratégia geral envolvendo o relacionamento entre empresa e cliente, seja ele o consumidor final ou outra empresa (B2C e B2B).
Cria-se, então, maneiras de se relacionar com o público-alvo da empresa considerando as características principais do que será oferecido, a jornada de compra, qual será o valor cobrado, assim como a percepção da marca aos olhos do cliente, os canais de distribuição utilizados nas estratégias desenvolvidas, e como essa divulgação será realizada na prática.
O que é Publicidade?
O conceito de publicidade está no ato de propagar uma mensagem a fim de concretizar um objetivo. Ou seja, divulgando ideias em cima de produtos e serviços de uma marca.
Essa divulgação está presente naquele comercial que você vê todos os dias na TV, o anúncio presente em jornais e revistas, assim como, o tráfego pago realizado na internet. Esse objetivo pode estar relacionado ao reconhecimento de marca, venda de um produto, divulgação de uma promoção, entre outros.
Diferenças entre Marketing e Publicidade
Agora que já conceituamos melhor o que é marketing e a publicidade e como eles podem estar interligados, vamos tratar um pouco sobre as diferenças que permeiam essas áreas:
Objetivos
Os objetivos do marketing podem estar relacionados ao aumento de vendas, fidelização dos clientes, assim como melhorar e aumentar o reconhecimento de marcas, produtos e serviços.
Neste caso, a publicidade possui missões específicas com relação aos materiais divulgados, criando campanhas com foco no que sua empresa vende ou quer comunicar.
Atividades
No marketing, algumas ações presentes estão a realização de pesquisas de mercado, benchmarking, definição de público-alvo e persona, e elaboração de estratégias gerais e, por fim, análise de métricas.
Por outro lado, a publicidade é responsável única e exclusivamente por construir conceitos de campanhas, anúncios e demais peças de comunicação e definir onde essa mensagem deve chegar conforme o público definido anteriormente.
Tempo
O trabalho do marketing é contínuo. Isto é, uma empresa está sempre querendo angariar mais clientes e melhorar o relacionamento com sua carteira já conquistada. Em contrapartida, a publicidade na maioria das vezes é utilizada de forma pontual e atrelada a campanhas específicas.
Abordagem
Por fim, o que mais diferencia o marketing e a publicidade é a abordagem. Sabemos que o marketing considera todos os aspectos do relacionamento entre empresas e clientes, e, ao mesmo tempo, da criação de valor para a marca atendida. Na publicidade, o foco está em comunicar somente uma mensagem, para alcançar objetivos imediatos, como aumento das vendas.
As semelhanças entre essas duas áreas
Após entender as diferenças entre o marketing e a publicidade, fica claro que o marketing volta-se à definição e conhecimento do público-alvo, desenvolvendo ações efetivas para atraí-lo e a publicidade utiliza recursos de comunicação persuasiva para atingir esse objetivo. Portanto, falaremos neste tópico sobre as semelhanças entre essas áreas:
O planejamento
O primeiro item desta lista não poderia ser mais óbvio. Afinal, o planejamento deve estar presente em todas as áreas do conhecimento. Ele é essencial para que as decisões tomadas sejam efetivas e proporcionem resultados positivos.
A persona
Em segundo lugar, temos a persona. Esse conceito define o cliente ideal da empresa e qual o perfil de pessoas que sua marca pretende atingir com as ações de marketing e publicidade. Por isso, a persona de uma empresa deve ser o personagem central de todas as decisões tomadas, independentemente de qual seja o setor em questão.
A análise
Você já foi aquela pessoa que achava que quem é de humanas não lida com números? Grande erro. Os dados estão presentes na vida de jornalistas, professores, marqueteiros e também publicitários.
No marketing, isso está muito presente no dia-a-dia, a partir de KPI ‘s como o ROI, Custo por Clique, entre outros. Na publicidade, podemos considerar a aceitação do público em relação às divulgações realizadas, com o apoio das métricas de vaidade. Ou seja, a partir da análise do número de visualizações, comentários e outros.
Obviamente, como bem já falamos por aqui, a análise constante de métricas, no início, meio e fim das campanhas realizadas, é primordial para o sucesso delas. É exatamente por isso que nós da ROI Mine somos uma Agência Data-Driven.
Isso quer dizer que, em todas as nossas decisões, os números estão ali para nos dar apoio e guiar para o melhor caminho a ser seguido, possibilitando entregar os melhores resultados.
Em quais situações o marketing e publicidade estão presentes?
Falar de marketing e publicidade é falar da maneira que sua empresa (marca) se comunica com o seu cliente. É atingir, de diversas formas, o público que você pretende alcançar para consumir seu produto ou serviço. E isso pode ser feito a partir de diversas estratégias. Veja:
- Exemplos do marketing: Produção de conteúdo, Tráfego Pago, SEO, Outbound, Inbound
- Exemplos da Publicidade: Campanhas institucionais, de varejo, oportunidade, lançamento e sustentação
Aposte no uso do marketing e publicidade e destaque-se frente a concorrência
Investir em ações como o marketing de conteúdo, anúncios pagos e outras ferramentas que alinham os conceitos de marketing aos de publicidade, pode levar facilmente seu negócio a outro nível. São muitas vantagens presentes em cada um desses segmentos que juntos, se potencializam.
Para isso, é mais do que essencial contar com o apoio de profissionais qualificados e preparados para atender às suas expectativas e necessidades. Para trabalhos voltados a gestão de redes sociais, tráfego pago e tráfego orgânico, assim como o desenvolvimento de sites, landing pages e lojas virtuais, conte conosco!