Funil de marketing digital entenda a importância

Funil de marketing digital: entenda a importância

Atualmente, é impossível pensar em um mundo em que as relações não sejam, em grande parte, mediadas pela internet

Afinal, a rede mundial de computadores causou profundas transformações na forma com a qual trabalhamos, mantemos contato com amigos, estudamos, nos divertimos e, principalmente, fazemos compras e fechamos negócios. 

Isso se deve à grande facilidade que o mundo conectado trouxe para o cotidiano, fazendo com que seja possível adquirir uma imensa quantidade de produtos e serviços sem precisar sair de casa.

Por esse motivo, empresas dos mais diversos ramos de atuação passaram a investir na internet para marcar presença no mercado, fidelizando clientes que já aderiram à marca e prospectando diversos outros novos. 

Essa transformação no modelo de negócio adotado pelas corporações é praticamente inevitável, uma vez que, sem estar na internet, ser reconhecido fora dela fica ainda mais difícil. 

Portanto, não existe outra saída: quem quer crescer e alavancar os negócios precisa, sem sombra de dúvidas, investir na presença digital.

Mas, para obter sucesso na consolidação da imagem de uma marca no mundo conectado, não basta adotar o modelo e-commerce, ter um site ou uma página nas redes sociais.

Para se destacar em meio a tantas outras empresas que desejam conquistar o mesmo público que você, é preciso ter boas estratégias para alcançar um posicionamento relevante, e é aí que entra o marketing digital

Esse ramo da comunicação tem como objetivo firmar a imagem da empresa no meio digital, tornando-a mais conhecida, respeitada e ajudando, assim, a fechar novos negócios online. 

Para isso, os profissionais do marketing digital buscam enxergar quem são os clientes em potencial de determinada marca, entendendo onde estão, quais são suas necessidades, vontades, qual melhor forma de se comunicar com eles, etc.

Desse modo é possível atingir o público alvo de maneira mais efetiva, obtendo maiores chances de sucesso e reduzindo consideravelmente os custos financeiros e o tempo gasto em cada ação. 

Existem diversas estratégias que são utilizadas para alcançar esses objetivos e uma das mais importantes é a montagem e utilização do funil de marketing digital

A seguir, falaremos sobre o que é essa estratégia, como funciona e qual a sua importância para quem deseja alcançar uma taxa satisfatória de conversões online. 

Acompanhe!

Entendendo a estratégia

O funil do marketing digital, em certa medida, lembra muito o funil de vendas, uma vez que também trata da jornada que o consumidor irá percorrer entre o primeiro contato com a marca, a consolidação do negócio e a fidelização do cliente.

Entretanto, nosso enfoque será sempre em ações realizadas no mundo digital, sejam essas interações estabelecidas por meio de anúncios, sites ou páginas nas redes sociais. 

Para explicar com clareza essa técnica, iremos segmentar o funil em três partes, partindo do topo – parte mais larga – até o fundo – mais estreito -, então tenha em mente o objeto para visualizar corretamente o caminho do cliente.

Há pouco tempo, não era comum que profissionais do marketing utilizassem o modelo de funil para guiar suas ações, uma vez que essas costumavam ser direcionadas apenas para o topo do funil, ou seja, para um público mais generalizado.

Porém, com o aumento no volume de vendas e da importância do e-commerce para a economia brasileira e mundial, as organizações passaram a ter de se preocupar com estratégias digitais para conquistar mais clientes.

Foi então que o marketing digital passou a atuar também no meio e no fundo do funil, acompanhando o relacionamento cliente/empresa em todo o caminho, proporcionando melhor direcionamento e maior taxa de sucesso nas negociações online.

O funcionamento do funil de marketing digital se dá da seguinte maneira:

Topo do funil

Antes de qualquer movimento concreto para consolidação de um negócio, o cliente precisa ter um primeiro contato com a marca, entendendo o que ela oferece, quais são seus diferenciais, e outros aspectos que possam captar a atenção do consumidor.

Desse modo, no topo do funil, todas as ações devem ter o objetivo de encantar o cliente, fazendo com que surja o interesse em conhecer mais sobre o produto ou serviço e com que ele enxergue como aquilo se encaixa em suas necessidades. 

Esse momento é representado pela parte mais larga do objeto, porque aqui muitas pessoas podem ser atingidas, mas nem todas serão convertidas em clientes, e isso não é um problema. 

Afinal, nem todas as pessoas estarão interessadas em adquirir o que a marca oferece, então o estreitamento que virá a seguir é normal e esperado em todos os processos de vendas

Algumas das ações utilizadas neste momento são a publicidade nas redes sociais, ads, disponibilização de conteúdo informativo e de qualidade no site da empresa, campanha com digital influencers, entre outros. 

Meio do funil

Depois de chamar a atenção do cliente para nossa marca, devemos conduzi-lo ao meio do funil, que é quando desejamos conhecer um pouco mais sobre aquele consumidor. 

Aqui, a ideia é captar a maior quantidade de dados possível, para que possamos entender quem é aquela pessoa, ter uma forma de entrar em contato com ela posteriormente e, principalmente, avaliar as métricas de conversão de cada ação.

O meio do funil também é conhecido como captação de leads, ou seja, oportunidades de negócios para a empresa, extremamente valiosas para seu setor comercial.

Em suma, quanto mais qualificados os leads, maiores são as chances do cliente fechar negócio, pois maior será o interesse na marca e no produto. 

Conseguir esses dados não é a tarefa mais fácil, mas algumas estratégias ajudam a ter sucesso nessa obtenção. Algumas das mais populares são:

  • Oferecer atendimento para tirar dúvidas, fazer orçamentos ou download de materiais complementares mediante fornecimento de email, nome completo, telefone, entre outros;
  • Botões para contato rápido por redes sociais e aplicativos de mensagens;
  • Chatbots;
  • Demonstrações grátis do produto ou serviço para que o cliente comprove os diferenciais da sua marca por conta própria.

.Fundo do funil

Se a equipe de marketing conseguiu conduzir seu cliente até aqui, existem grandes chances de que o negócio venha a ser consolidado, basta apenas um empurrãozinho final.

Essa é a hora de oferecer aquele desconto imperdível, frete grátis, brindes exclusivos e outras vantagens que coloquem a sua empresa à frente dos concorrentes. 

Outra ideia interessante é apresentar avaliações e depoimentos de clientes satisfeitos, para que o consumidor possa enxergar as vantagens que você tem a oferecer com a opinião de pessoas reais, o que transmite ainda mais credibilidade. 

Após o fechamento da venda, não esqueça de mensurar os resultados obtidos, pois é por meio deles que conseguiremos observar quais estratégias foram ou não relevantes.

Como fazer um funil de marketing digital adequado?

Para construir e aplicar o funil de maneira correta e eficiente, conte com uma agência especializada em marketing digital, como a ROI Mine.

Nosso time está preparado para entender o que seu negócio precisa e, assim, traçar as melhores estratégias para atingir esses objetivos, transformando os clicks e visitas que seu site ou página recebem em negócios efetivamente fechados. Para saber mais sobre nossas soluções em ads, SEO, mídia programática e marketing de influência, entre em contato conosco e entenda como nossas estratégias assertivas podem levar sua empresa a outro patamar.