Facebook perde usuários ativos: o que isso significa?

Número de usuários ativos do Facebook cai pela primeira vez na história da empresa: entenda o que isso diz sobre o mercado

A Meta Plataforms – empresa dona do Facebook, Instagram, Whatsapp e outros apps – divulgou há poucos dias o seu mais recente relatório financeiro sobre a performance das redes no último semestre de 2021. 

O que chocou todo o mercado é que neste relatório surgiu um dado inédito: o Facebook perdeu milhares de usuários diários ativos pela primeira vez em sua história.

É isso mesmo! Pela primeira vez em toda a história da empresa, que surgiu em 2011, a rede social Facebook perdeu milhares de usuários ativos – o que assustou muitos profissionais.

Segundo o relatório, no último trimestre de 2021, a rede social de Mark Zuckerberg caiu de 1,93 bilhão para 1,929 bilhão de usuários ativos diariamente. Isto é, houve uma diminuição de 1 milhão de pessoas usando a rede.

O número mensal, por sua vez, se manteve em 2,91 bilhões. Isso seria uma informação que até poderia tranquilizar o mercado, no entanto, não foi isso que aconteceu. Por conta dessa redução, as ações da Meta sofreram um impacto extremamente negativo.

A empresa perdeu cerca de US$ 200 bilhões de valor de mercado. Dá para acreditar? A rede que dominava o mercado até pouco tempo atrás tornou-se uma incerteza para investidores, usuários e profissionais da área da publicidade.

A questão que fica para nós, profissionais de marketing digital, é: como essa notícia impactou o segmento? Ainda vale a pena investir na produção de conteúdo e anúncios para o Facebook?

Tudo ainda é muito recente e instável, porém, já podemos observar alguns aspectos importantes sobre o tema. Confira mais alguns dados sobre esse tema, o pronunciamento de Mark, o CEO da empresa, e como o marketing digital seguirá com essa novidade.

Acompanhe.

Facebook está perdendo força?

Vale ressaltar que estes números são relacionados apenas com a rede social Facebook e não a empresa, que agora se chama Meta. Os aplicativos Instagram e WhatsApp, por exemplo, continuaram crescendo nos últimos meses. 

No último semestre, essas plataformas seguiram com um crescimento no número de usuários diários, contudo, esse acréscimo foi abaixo do que a empresa esperava para o período. 

Foram apenas 10 milhões somadas todas as redes. De qualquer forma, também é um fator que devemos ficar atentos nos próximos meses e relatórios da empresa – afinal, isso impacta a vida de milhões de pessoas (não apenas usuários, mas profissionais que trabalham com essas redes, influenciadores digitais e empresas que usam as plataformas para divulgarem seus produtos e serviços).

Segundo Mark Zuckerberg, há uma explicação para tudo isso: “As pessoas têm muitas opções de como querem gastar seu tempo, e aplicativos como o TikTok estão crescendo muito rapidamente”.

Ele ainda acrescenta: “Estamos no meio de uma transição em nossos próprios serviços para vídeos curtos como o Reels. Está claro que o vídeo em formato curto será uma parte cada vez maior de como as pessoas consomem conteúdo”.

O que você acha dessa explicação? Para nós, é um raciocínio bastante lógico. Hoje em dia, a concorrência entre as redes sociais é muito maior que há alguns anos, quando o Facebook dominava o mercado.

De qualquer forma, vamos analisar como o mercado tende a reagir a essa notícia. 

Ainda vale a pena investir no Facebook?

A questão que está movimentando este segmento é: ainda vale a pena se posicionar na rede social e investir em anúncios pagos nesta plataforma? A resposta é clara e objetiva: sim. 

O fato é que a produção de conteúdo de qualidade não perde – e nunca vai perder –  espaço nas redes sociais – incluindo, o Facebook. Além disso, devemos entender que por mais que a rede tenha perdido 1 milhão de usuários, ela ainda conta com  1,929 bilhão de pessoas ativas.

Ainda é um número muito alto! E os usuários que continuam usando a rede, navegam por ela em busca de conteúdos para se informar, se relacionar com as marcas que gostam e claro, para se divertir com os posts.

Tudo isso é determinante para marcas que desejam se posicionar perante seu público. Elas precisam estar onde seus possíveis clientes estão – essa é uma verdade absoluta do marketing. 

Então, é a forma que a marca utiliza a rede para conversar com o seu público que fará a diferença no final das contas. Também, por meio do Gerenciador de Anúncios, é possível segmentar o público da sua marca e aparecer para quem realmente importa.

O Facebook é uma ferramenta extremamente eficiente para as empresas. Investir nela, de acordo com as necessidades da sua marca, é uma estratégia importante para atingir resultados na internet.

Sendo assim, não, o Facebook não morreu e nem morrerá – pelo menos por enquanto. Pode continuar suas campanhas tranquilamente, atingindo seus clientes em potencial e lucrando muito.

Se precisar de ajuda com isso, conte com a ROI Mine. Somos uma agência de marketing digital e temos uma equipe inteira para o gerenciamento de conteúdos e anúncios para redes sociais.