CEO e SEO: qual a diferença entre esses termos?

CEO x SEO: qual a diferença?

Constantemente surgem novos termos na internet, muitos em inglês. A semelhança entre eles pode causar estranhamento e confundir as pessoas. É o caso das nomenclaturas “SEO” ou “CEO”.

São duas siglas que significam atividades completamente diferentes, mas que têm escritas e pronúncia parecidas – o que gera muita confusão. A diferença entre elas é uma dúvida constante, por isso, vamos solucioná-la neste conteúdo. 

CEO  significa “Chief Executive Officer”  que em português é “Diretor Executivo”.  Ou seja, é a pessoa que ocupa este cargo de confiança de uma empresa. Em geral, é o profissional que está no topo da hierarquia do negócio.

É o responsável geral pela organização, suas estratégias e visão empresarial. É um cargo – muito importante por sinal. Alguns dos CEOs mais conhecidos são Jeff Bezos da Amazon, Mark Zuckerberg do Facebook, Tim Cook da Apple, entre outros.

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing digital, usada para otimizar sites em mecanismos de busca e melhorar seus resultados na internet. É um método eficiente que traz muitos resultados para as empresas que querem vender na internet. 

Diferença na prática: “Sophia é CEO em uma empresa de marketing digital especializada em SEO.” Ou seja, ela é a diretora executiva de um negócio que oferece serviços dessa estratégia de marketing. 

Também existe diferença na pronúncia. CEO nós falamos como “ciou”. Já SEO nós falamos “esse-ou”.

Agora que você já sabe a diferença de conceitos entre SEO e CEO, vamos para a outra parte: explicar o que é SEO em detalhes.

SEO é um termo menos conhecido, o que pode ajudar na confusão das siglas, mas é extremamente importante na área de marketing digital. Para entender melhor do que se trata, vamos explicar detalhadamente o que é essa estratégia. Acompanhe!

 

O que é SEO?

O hábito de consumo das pessoas mudaram. Atualmente,  segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”, 90% consumidores brasileiros com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em lojas físicas. 

O número também é grande quando o assunto são consumidores que realizam compras em e-commerces após pesquisar mais sobre o produto na internet e por indicação de influenciadores digitais.

Desta forma, as empresas que desejam vender na internet precisam estar entre as primeiras posições do Google – buscador em que a grande maioria das pessoas fazem pesquisas.

Assim terá mais chances dos consumidores acharem seu site dentre tantos outros. Como isso é feito? Pelas técnicas de SEO. Essa estratégia se dá por um conjunto de ações que visam ranquear bem as páginas.

Ou seja, colocá-las lá em cima, posição que os usuários mais clicam ao realizar alguma pesquisa. Isso porque o Google tem milhares de conteúdos e para organizá-los, criou algoritmos que selecionam – com base em algumas regras de qualidade – os melhores e colocá-los nas primeiras posições.

SEO basicamente são técnicas que agradam esses algoritmos, com as boas práticas do Google, para que o site seja bem ranqueado. Saiba mais!

 

Vantagens de aplicar SEO no seu site  

Existem dezenas de vantagens em adotar a estratégia de marketing digital SEO. Entre elas, principalmente, que ela é orgânica, ou seja, não requer investimentos (como em anúncios, por exemplo) para ser aplicada. 

Algumas das técnicas de SEO são: produção de conteúdos robustos, extremamente qualificados e informativos; uso de palavras-chave, estratégia de backlinks e questões técnicas, tecnológicas.

Como melhorar o tempo de carregamento da página, torná-lo responsivo, intuitivo, usar title, meta description, melhorar a experiência do usuário, entre outras diversas técnicas. 

SEO pode aumentar o tráfego para o site, incentiva usuários locais a comprar na loja, ajuda a criar credibilidade para marca, melhora o reconhecimento da marca, garante compatibilidade com dispositivos móveis do seu site, oferece taxas de conversão mais altas, entre outras vantagens que vão impulsionar os resultados da empresa.  

 

Como colocar SEO em prática?

É possível colocar as técnicas de SEO em prática por conta própria – é de graça, basta fazer algumas mudanças no site e começar a produzir conteúdos. No entanto, essa estratégia é mais complexa do que parece. 

Os conteúdos devem ter uma determinada quantidade de palavras, conter as keywords corretas, ser direcionado ao público-alvo da empresa, ser aprofundado, sem conter plágio, dentre outras regras.

Além das questões tecnológicas do site, apenas profissionais capacitados devem executá-las para garantir que sejam bem feitas. Caso contrário, terá mais prejuízos do que resultados positivos.

Neste cenário, as agências de marketing digital especializadas em SEO, como a ROI Mine, são a melhor opção para as empresas. Os empreendedores contam com uma equipe de profissionais capacitados em todas as áreas da estratégia.

Ou seja, proporcionam resultados ainda melhores, baseados em estudos e planejamentos estratégicos.

 

Conheça a ROI Mine

A ROI Mine é uma agência de marketing digital em São Caetano do Sul  que trabalha com base em dados. Ou seja, todas as nossas decisões são tomadas a partir de uma análise aprofundada sobre os dados da empresa. 

Cruzamos informações sociais, empresariais e de produtos para apresentarmos soluções coerentes e assertivas em todas estratégias de marketing digital. Especializados em SEO, garantimos uma equipe empenhada em proporcionar um crescimento acelerado para seu negócio.

Acesse nosso site e confira nossas soluções!