Você sabia que existe a Cyber Monday?

Você sabia que existe a Cyber Monday?

Por ROI Mine

O termo “Black Friday” já é bem conhecido entre os brasileiros. Afinal, se existe até a piada em que a data é conhecida como “Black Fraude” e que tudo é vendido “pela metade do dobro”, significa que há familiaridade com aquela sexta-feira em que a maioria dos preços cai significativamente. Mas você sabia que existe outra data em que isso acontece? Seja bem-vindo à Cyber Monday, ou “segunda-feira cibernética”.

Se você já está se preparando para fazer compras na Black Friday neste ano, vale a pena ficar ligado também na Cyber Monday. Anote as datas na agenda: a Black Friday 2020 acontece em 27 de novembro; a Cyber Monday 2020, no dia 30 de novembro.


Como surgiu a Cyber Monday?

Diferentemente da Black Friday, que nasceu dentro das lojas físicas nos Estados Unidos entre os anos 1980 e 1990 na sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças – que acontece sempre em uma quinta-feira do mês de novembro -, a Cyber Monday já surgiu no meio digital. Por isso o “cyber” no nome.

Mesmo nos Estados Unidos, a Cyber Monday é recente: os primeiros registros são de 2005, época em que o comércio eletrônico não tinha o poder dos dias atuais. A ideia era promover descontos semelhantes aos da Black Friday, porém, somente nas lojas online. 


Cyber Monday no Brasil

Se a Black Friday norte-americana já é uma adulta bem consolidada no calendário dos consumidores, a contraparte brasileira é bem nova. Os primeiros registros da sexta-feira dos descontos no comércio do Brasil são de 2010, já inserida às lojas digitais. Desde então, a data faz parte do calendário do comprador brasileiro à espera de boas oportunidades de negócio.

Dois anos depois, em 2012, a Cyber Monday começava a “pegar” no Brasil.

 

Como se prevenir?

A estratégia para se dar bem na Cyber Monday é a mesma da Black Friday: monitorar preços, comparar ofertas e fazer as contas para saber o que mais faz sentido para você. 

O período é conhecido como “Black Fraude” porque, aproveitando a data, muitas lojas fazem promoções falsas somente para captar clientes desavisados. Por isso, evite cair em golpes e use comparadores de preço.

 

Oportunidades de negócio

Quem trabalha na internet sabe que a Black Friday é uma ótima oportunidade de conseguir novos clientes e se posicionar como uma marca vencedora. Por que não pensar em estender o planejamento para a Cyber Monday?

Afinal, a data é próxima – são apenas três dias de distância – à sexta-feira do consumo e também a pagamentos de 13º salário. Ou seja: normalmente as pessoas estão com dinheiro e sedentas por boas ofertas.

Por isso, é muito importante trabalhar o seu site para aparecer bem na Cyber Monday. O SEO, para isso, é fundamental. Uma boa agência de marketing digital pode te auxiliar neste período.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado