SEO para E-commerce: saiba como fazer a melhor otimização possível

SEO para E-commerce: saiba como fazer a melhor otimização possível

5.00/5 (2 votos)
Por ROI Mine

Se você está pensando em abrir uma loja virtual – seja criando um site ou usando as mídias sociais com fins comerciais – ou já faz vendas pela internet e deseja conhecer as melhores estratégias para saber como investir nesse tipo de negócio, está no lugar certo! 

Você já sabe o que é SEO? Já pensou em procurar por consultoria de otimização de sites para entender o que é orgânico e como pode aplicar técnicas de vendas em conteúdos estrategicamente criados para o sistema de busca do Google identificar as páginas do seu site como relevantes para os usuários? 

Caso tudo isso seja “grego” pra você, fique tranquilo! Estamos aqui para te explicar detalhadamente sobre como o SEO marketing pode te ajudar a crescer no mercado com qualquer plataforma ecommerce!

Por que investir em SEO para E-commerce?

Foi divulgado pelo Sebrae que 92% de todo tráfego de pesquisas está na primeira página do Google e 33% desses internautas já encontram o que procuram no primeiro resultado orgânico. 

Com isso, fica evidente que o SEO é uma estratégia eficiente e interessante para varejistas que trabalham com e-commerce em qualquer segmento! O motivo dessa constatação é que, com os dados apresentados, podemos ver o Google como a principal vitrine desse tipo de negócio – já que é mais evidente e abrangente do que as redes sociais.  

O maior benefício desse tipo de investimento é atrair tráfego qualificado para sua loja online sem ter que necessariamente investir em anúncios! Isso é uma vantagem considerável, porque quanto mais usuários realmente interessados nos produtos ou serviços que você oferece, maior é a possibilidade de notar que as taxas de conversão subiram.

Percebe-se então que, principalmente no caso de plataforma de ecommerce, investir em SEO tem um impacto significativo nas vendas. 

Agora que você já sabe disso, seria bobagem descartar a possibilidade de procurar meios de investir em google SEO! Mas, antes disso, você precisa entender de fato o que é essa estratégia e como será desenvolvida para te ajudar com vendas online para fazer a melhor otimização possível.

O que é SEO? Como pode te ajudar?

Finalmente chegamos ao ponto mais interessante além dos benefícios que você pode ter investindo em marketing digital!

O SEO é um serviço que, apesar de ser confundido algumas vezes, se difere do marketing de conteúdo. A verdade é que essas estratégias andam juntas. 

Como o nome já indica, Search Engine Optimization (o que em português quer dizer otimização de sites para mecanismos de busca), serve para realizar otimizações pensando nos robôs do Google e no usuário que utiliza esse site de busca

Com a evolução dos fatores de ranqueamento do buscador, hoje é possível identificar não só o que precisa ser feito durante o desenvolvimento de sites para alcançar os primeiros resultados, mas também identificar o que NÃO fazer para evitar cair nas más práticas! 

Dessa forma, é possível oferecer sempre o melhor resultado de acordo com o que as pessoas andam pesquisando. 

Obviamente, para isso é preciso desenvolver um projeto que inclui: pesquisa de mercado, definição da persona, identificar as palavras chave mais relevantes para o segmento, criar site otimizado, produzir conteúdos para links patrocinados e também é interessante manter um blog sempre atualizado para ajudar na estruturação de linkagem interna.

Para e-commerces que preferem atender um público específico de regiões pré determinadas ou que está iniciando e prefere desenvolver um projeto geolocalizado, também é possível investir em SEO. Nossa recomendação é começar com landing pages que serão trabalhadas dentro do seu site! 

A landing page é uma página de vendas que você pode trabalhar as palavras chaves Google do seu projeto e redirecionar hiperlinks para o site principal. Nesta página, parecida com um “mini site”, é viável disponibilizar um formulário para receber leads e também destacar os canais de atendimento da empresa para possibilitar uma forma de contato mais direta com o usuário! 

Tanto um site em si quanto as landing pages devem ter características como: layout atraente e agradável, conteúdo qualificado, além de fácil navegabilidade para melhorar a experiência do usuário.

Com tudo isso dá para perceber que, atualmente, o foco de quem trabalha com SEO deve ser totalmente voltado para o usuário ao invés do buscador – especialmente para sites de compra pela internet, porque são a única forma de contato entre o vendedor e o cliente.

Trabalhar bem os itens apresentados enviará sinais ao Google de que sua empresa está oferecendo uma ótima experiência para as pessoas que acessam seu site e que serve como uma referência para o público de seu segmento.

Pode acreditar que o Google consegue identificar perfeitamente todos os seus esforços nesse quesito! 

Como investir em SEO sem cair nas más práticas e ter resultados?

Não é porque você sabe como criar um site ou como montar um ecommerce atraente para o mercado que você deve tentar fazer tudo sozinho! 

Por isso, recomendamos a procura por uma agência de marketing digital que tenha experiência e especialidade no assunto para cuidar do SEO de lojas virtuais

Pessoas que não tem conhecimento suficiente na área tendem a não aplicar as técnicas de SEO para e-commerces da maneira adequada alcançar os seus objetivos com o negócio. 

É por isso que muitos proprietários de e-commerces acabam se frustrando por não conseguir obter leads com tráfego e/ou com vendas! 

Tendo o auxílio de profissionais especialistas você não corre o risco de sofrer impactos dos erros mais frequentes cometidos por amadores. São esses:

  • Não atualizar as palavras-chave do projeto;
  • Não trabalhar nos títulos e descrições dos produtos/serviços;
  • Produção de conteúdos curtas, superficiais e sem contexto; 
  • Negligenciar as palavras-chave de cauda longa; 
  • Não corrigir os erros de tecnologia do site – como deixar o site lento demais;
  • Não aumentar o número de links de domínio (backlinks); 
  • Desconsiderar a quantidade de “abandono de carrinhos” (desistência da compra) em seu site;
  • Falta de otimização do site para mobile; 
  • Entre outros. 

Já deu pra ver que existem muitos fatores que podem interferir na quantidade de retorno, ou melhor, na quantia de dinheiro que você vai ganhar após aplicar essas técnicas de SEO para e-commerce. Portanto, o caminho mais seguro é procurar por pessoas que sabem o que fazer para que você não jogue dinheiro fora! 

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado