Saiba porque é preciso investir em estratégias digitais para Black Friday

Saiba porque é preciso investir em estratégias digitais para Black Friday

Por ROI Mine

Que a Black Friday ajuda a vender, você já sabe! Mas, como aproveitar a data para superar expectativas com o lucro? A gente te conta.

Diferente de como aconteceu nos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil surge por meio da internet (é possível saber mais conferindo nosso conteúdo sobre a história da Black Friday).  

Por isso, é extremamente importante conhecer bem as principais soluções digitais que podem te ajudar a vender mais neste evento comercial!

 

Importância do marketing digital para aproveitar a Black Friday

Com o sucesso de vendas, a cada ano que passa, mais empresas têm aproveitado da data para alavancar as vendas e sair do vermelho. 

O que poderia ser inicialmente interessante apenas para grandes lojas, hoje atinge negócios de todos os portes (especialmente os que são exclusivamente digitais).

No entanto, é preciso ter um planejamento bem feito para chamar a atenção dos consumidores – já que os descontos podem chegar em até 90% do valor original dos produtos.

A ideia não é quebrar nenhum empreendimento. Mas é uma estratégia para fidelizar os clientes que já conhecem a marca e alcançar novos consumidores que não conheciam ou não compravam nada por conta do preço.

Ou seja, para evitar sair no prejuízo com qualquer venda, é preciso elaborar estratégias – especialmente as que estão ligadas aos investimentos dedicados a campanhas de maketing.

Uma vez que a comunicação mais eficiente e com resultado a curto prazo que temos atualmente é a internet, não há nada mais sensato do que se render ao marketing digital.

Não foi atoa que Bill Gates disse: “Vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”.

Então, se você quer ser visto em uma data comercial extremamente disputada, precisa começar a dedicar muita atenção e empenho quando o assunto for estratégias digitais desde já.

 

Como investir em marketing digital para a Black Friday?

Antes de começar a divulgar, você precisa de um plano! Sabendo que a black friday acontece sempre na quarta semana de novembro (após o feriado de Thanksgiving nos Estados Unidos), em julho você já deve ao menos ter definido quais produtos estarão em promoção e quais devem ter destaque durante a Black Friday.

Além de ter um plano, o ideal é investir em ações de marketing durante o ano todo, não só na Black Friday. Dessa forma você já consegue garantir seu espaço no mercado e gerar mais lucro para conseguir oferecer descontos ainda mais atrativos na famosa sexta-feira de promoções.

Essas estratégias devem ter base na jornada do seu consumidor! 

 

Como funciona a jornada do consumidor?

Essa ferramenta é dividida em quatro fase, sendo essas:

  • 1ª – Aprendizado e descoberta;
  • 2ª – Reconhecimento do problema;
  • 3ª – Consideração de solução;
  • 4ª – Decisão de compra.

Para fazer uma boa campanha de marketing, que seja de fato eficiente para a Black Friday, você precisa incluir toda esta jornada dentro do funil de vendas e pensar no futuro. 

Não estamos incentivando que contrate videntes! A ideia é te levar a pensar além do checkout. É o que chamamos de pós-venda.

Essa estratégia te ajuda a investir já na próxima Black Friday, porque a fidelização dos clientes conquistados na atual é o combustível necessário para aumentar o número de vendas no outro ano. 

A lógica é manter o número de clientes que já compraram no ano vigente pela boa experiência e conquistar outros novos consumidores no ano posterior. Faz sentido?

Você também tende a contar com divulgação espontânea quando trabalha no pós-venda! Afinal, ao ter uma boa experiência durante e depois da venda, as pessoas tendem a compartilhar isso com outras pessoas e consequentemente divulgam tudo relacionado a sua marca (inclusive as promoções).

 

Dica bônus!

Para estar um passo à frente dos comerciantes que não se dedicam na experiência do cliente, tenha uma boa estrutura de site

Podemos dizer que a plataforma utilizada para vender seus produtos ou serviços é a principal estratégia de marketing para Black Friday!

Quando seu site não está bom visualmente, demora muito tempo para carregar ou tem erros/falhas durante a jornada de compra, não adianta nada divulgar suas ofertas.

Por isso, nossa dica de ouro é: invista em desenvolvimento de sites para conseguir atender todos os consumidores de forma satisfatória. 

Não se contente no que está “funcionando”. Busque superar expectativas!

Você pode saber mais detalhes sobre o assunto em nosso artigo “E-commerce para Black Friday: saiba como preparar a plataforma”.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado