O que é Mídia Programática? A ROI Mine responde pra você!

Por ROI Mine

A automatização do processo de compra de mídia publicitária é chamada de mídia programática. A estratégia utiliza plataformas nas quais anunciantes e publishers se encontram, a partir de dados da audiência (consumidor/usuário). A negociação, possibilitada por algoritmos em sistema de leilão, acontece em tempo real.
A mídia programática tem se tornado o futuro da mídia online. Os dados nunca foram tão importantes para os profissionais de marketing. Diante da grande quantidade de consumidores conectados, são eles, juntamente com a mídia programática que ajudam os anunciantes a encontrarem os clientes ideais, onde quer que eles estejam e de forma muito mais rápida.

Entenda o que mudou

A mídia programática substitui a negociação de mídia tradicional – pautada pela compra de espaços em televisões, rádios, jornais e  mesmo em portais online – pela compra automatizada de audiência, e não mais espaços, em diferentes portais. Em outras palavras, há a priorização de perfil de consumidor do que propriamente o espaço publicitário.

Uma das características mais marcantes, mas talvez não a mais importante, é que a mídia programática exclui a presença de um negociador que dá o preço e as condições pelo espaço de publicidade. Agora, os algoritmos e a inteligência artificial são os responsáveis por vender de forma automatizada a audiência desejada aos anunciantes.

A  crescente quantia de portais e blogs de relevância fez com que a negociação de anúncios em cada portal, se tornasse não só cada vez mais competitiva, mas também algo cada vez mais moroso se realizar. 
Para facilitar a negociação, até mesmo para os publishers, cada segmento se dividiu em um grupo diferente, muito parecido com editorias de um jornal (esportes, automobilismo, moda, etc.) criando assim os  AdNetworks – responsável por classificar os portais – e os AdExchanges que avaliam os melhores espaços disponíveis de cada portal que estão acessíveis para os anunciantes.

“Mas se é automatizado, por que preciso de uma agência?”

Para investir em mídia programática, você precisará ter acesso a uma DSP, plataforma que funciona em tempo real para a negociação de inventários por meio de leilão, o Real-Time Bidding. Caso você opte por contratar uma DSP para seu anúncio, precisará ter a expertise para gerenciar toda a campanha.

No entanto, isso pode ser um tanto quanto arriscado, pois a agência de marketing digital continua sendo importante para otimizar campanhas e para cruzar dados com outras plataformas como as DMPs, que possibilitam a coleta e utilização de dados de cookies para estratégias focadas nas características da audiência de cada anunciante.

Os profissionais qualificados serão capazes não só de atuar diretamente na operação de tais tecnologias, mas também de elaborar análises que trarão resultados ainda melhores. Quer saber mais sobre mídia programática? Entre em contato com a ROI Mine!

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado