O home office continua! Saiba como aperfeiçoá-lo

O home office continua! Saiba como aperfeiçoá-lo

Por ROI Mine

Trabalhar em casa não era a realidade da maioria dos brasileiros, porém, a maioria das empresas tiveram que se adaptar e aderir ao sistema 100% home office de uma hora para outra. 

Ainda que muitos brasileiros já tenham se acostumado com o trabalho remoto e até tenham preferência por esse estilo, a grande maioria das empresas ainda enfrentam dificuldades com o sistema de trabalho em casa. 

Pensando nisso, nós da ROI Mine que também estamos com toda equipe trabalhando fora da agência, preparamos este conteúdo com o intuito de mostrar os benefícios do home office.

Assim é possível perceber como as empresas podem ajudar neste processo e também como colaboradores podem ter mais êxito em cumprir suas tarefas.

Vamos conferir! 

 

Entenda como funciona o home Office! 

Home Office é uma expressão em inglês para “escritório em casa” e pode ser chamado de diversas formas – como trabalho à distância, trabalho portátil e trabalho remoto. 

Este sistema é mais comum para freelancers, autônomos e pessoas que trabalham em empresas que já haviam adotado este regime (principalmente para contar com profissionais que moram longe da sede). 

Com a pandemia, o cenário mudou e grande parte dos profissionais de diversos segmentos começaram a trabalhar em casa todos os dias da semana, mesmo que temporariamente. 

Ao longo destes meses tendo a experiência, é comum que algumas empresas tenham gostado do sistema e até tenham preferência por adotar o trabalho remoto mesmo depois do isolamento obrigatório. Isso porque este regime, se feito corretamente, proporciona diversos benefícios tanto a empresa quanto aos colaboradores. 

Conheça então os benefícios do home office e saiba como torná-lo um grande aliado! 

 

Benefícios do Home Office! 

Como foi dito, o trabalho remoto pode ser muito vantajoso, tanto para as empresas quantos para os funcionários. 

A seguir destacamos os principais benefícios do home office: 

 

Reduz custos para a empresa

Com os colaboradores trabalhando em casa, os custos com o escritório é reduzido. As contas de luz, água, limpeza e funcionários (como porteiros, por exemplo) serão menores. 

Se a empresa adotar home office apenas por alguns dias da semana, já pode notar uma grande diferença nas contas do final do mês. 

Caso decidam adotar o home office todos os dias, os custos serão ainda menores.

Muitas empresas pagam o aluguel de salas comerciais ou do imóvel em que estão localizados e, sem o trabalho presencial, não faz sentido continuar desembolsando este dinheiro todo mês. 

A empresa ainda economiza com vales, lanches, cafézinhos e mantimentos para o local.

 

Funcionários mais dispostos!  

A locomoção é um fator de estresse em várias cidades do país. O trânsito e os transportes públicos lotados são situações comuns no cotidiano dos trabalhadores e por isso, muitas vezes, já chegam cansados e desmotivados ao trabalho.

Com o home office, esse fator é eliminado e o tempo gasto na locomoção pode ser aproveitado para o desenvolvimento profissional em cursos, aulas etc.

Isso melhora o rendimento do funcionário, tornando a jornada de trabalho mais produtiva. 

Esse fator ainda diminui os atrasos dos colaboradores, já que durante o percurso diversos imprevistos podem acontecer e atrasar o funcionário (como acidentes, ônibus quebrados etc). 

 

Qualidade de vida aumenta a produtividade! 

Trabalhar em um local confortável, sem o estresse da locomoção, conseguindo cuidar da alimentação e evitando outras situações complicadas do dia a dia podem aumentar a qualidade de vida do funcionário. 

Com isso, todos tendem a ser mais motivados e com vontade de fazer bem o seu serviço (o que aumenta a produtividade). Além disso, quando as pessoas conseguem ter o tempo necessário para descansar, consequentemente passam a ter mais foco no desenvolvimento de alguma tarefa.  

 

Maior liberdade na execução das tarefas

A liberdade é outro fator benéfico tanto para os colaboradores quanto para os dirigentes da empresa. 

Para os funcionários pode ser uma boa oportunidade para desenvolver a capacidade de autonomia e focar no resultado ao invés das horas trabalhadas – já que não terá que ficar pensando no trajeto de volta para casa. 

Já para as empresas, os líderes não terão que se preocupar em estar presente no escritório para garantir que todos estão trabalhando. Assim, terá mais liberdade para organizar a agenda e o planejamento do dia a dia. 

 

Cuidados da empresa para garantir produtividade da equipe

Todos os benefícios citados só serão notados se o home office fluir bem! Para isso, a conduta da empresa impacta muito na produtividade e o dia a dia de sua equipe. 

O esforço para um bom desempenho não deve partir somente dos funcionários, mas dos gestores também.

Pensando nisso, veja como a empresa pode melhorar o rendimento dos seus funcionários:

 

Investimento na infraestrutura! 

Acreditamos que este é um fator determinante para a produtividade de uma equipe.

Para realizar um bom trabalho, os colaboradores precisam de uma boa infraestrutura que os ajude a desempenhar suas funções! Garantir isso não é um diferencial, é dever da empresa.

Imagina que designer de uma agência de marketing não tenha um computador em casa. Como ele vai trabalhar? 

Ou se ele tiver, mas o que ele tem não suporta todos os programas necessários? O trabalho dele ficará comprometido, podendo atrasar todas as demandas da equipe. 

Por isso, as empresas devem prover os computadores, mouses, teclados, entre outros recursos para que o colaborador possa trabalhar tranquilamente em casa.

Outro ponto importante que afeta diretamente a produtividade é o conforto. Por isso, é interessante deixar que o colaborador “pegue emprestado” a cadeira do escritório ou acessórios que lhe tragam mais conforto para trabalhar. 

Esse fator as vezes é esquecido pelas empresas, mas impactam diretamente no rendimento da equipe. 

Para um trabalho eficiente, dentro dos prazos e com qualidade, a infraestrutura é mais do que necessária! 

 

Alinhe e estipule metas

O trabalho em equipe é fundamental para diversas empresas e com o trabalho remoto, essa situação pode ficar mais difícil. 

Por isso, a empresa deve apresentar algumas soluções para melhorar a comunicação e fazer com que todos estejam alinhados com os objetivos e metas da semana, por exemplo.

As vídeo chamadas com toda a equipe são ótimas e podem ser aliadas neste momento. 

Além de alinhar os colaboradores, ter reuniões e momentos juntos (mesmo que online) ajuda muito a lidar com a falta da interação social – que é fundamental para ter uma equipe bem alinhada e motivada.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado