O bom atendimento vai salvar seu negócio!

O bom atendimento vai salvar seu negócio!

Por ROI Mine

Até que o sonho de ter uma empresa torne-se realidade, é preciso esperar um pouco (o que pode vir a demorar até anos).

Fora todos os investimentos para empresa que são já esperados – como aluguel, mesas, computadores, cadeiras, salários, contas e outros custos de infraestrutura -,  existem muitos gastos que os novos empreendedores não costumam mensurar. 

Estamos falando de capacitação e qualificação de colaboradores, o que leva qualquer empresário a investir em treinamentos, softwares de gestão, marketing, alvarás, patentes, entre outros.

 

O que isso tem a ver com qualidade de atendimento?

A verdade é que não importa o quanto você invista, muitos clientes podem não retornar por falta de bom atendimento – mesmo que sua empresa tenha tudo para proporcionar a melhor experiência aos consumidores.

Se disponibilizar produtos ou serviços (em plataformas de vendas e-commerce ou físicas), o atendimento é a voz dos valores de uma empresa! 

 

Consequências do atendimento desqualificado

É possível que você já tenha dito ou até escutado a frase: ”fui mal atendido e não volto mais a fazer negócio”. Em casos assim, não importa quanto foi investido ou quão bom seja o produto/serviço oferecido. 

O maior problema é que essa experiência ruim tende a ser repassada em proporções maiores do que as que mencionam um bom atendimento.

 

Como investir no atendimento de sua empresa da forma correta?

Existem diferentes formas de aumentar lucros de seu negócio, como por exemplo: novos clientes, novos serviços e clientes recorrentes – sendo a terceira forma apresentada a mais importante! 

Para deixar ainda mais claro: Se você acredita na qualidade de seu produto e/ou serviço, a melhor forma de crescer é a recorrência do seu cliente.

Essa é a melhor forma de sua empresa crescer, porque consegue fazer com que novos clientes entrem para somar, e não para equilibrar novamente seu fluxo de caixa

 

Faça acontecer! Seus clientes precisam ter a melhor experiência do segmento com sua empresa

Pense bem, o mais difícil aconteceu: o cliente chegou até você! 

Considerando isso, faça com que o mesmo tenha a melhor experiência possível dentro do seu segmento e assim terá mais chance desse consumidor escolher voltar.

Se você proporciona o melhor produto ou o melhor serviço para seus clientes, seus concorrentes também podem fazer o mesmo. 

Então, por que os clientes devem fechar com você e não com qualquer outro da concorrência? 

Quando você uma experiência, têm mais chances de conquistá-lo. Para isso, busque entender as dores dos clientes, seja sempre honesto e ouça. 

 

Por onde começar?

A maior parte das empresas moldam suas vendas com base nos objetivos dos donos ou da empresa. No entanto, você pode ter o diferencial de moldar suas vendas tendo base nas dores do cliente.

Isso quer dizer que não vale a pena engessar suas opções. É óbvio que tudo deve ser feito dentro do seu serviço e suas possibilidades, mas ouça e sempre trate seu cliente como gostaria de ser tratado. 

Vale a pena repetir: ouça seu cliente, entenda as dores dele, as reais necessidades e faça o melhor que pode sempre!

 

Nunca deixe de valorizar seu serviço, mas não deixe de agregar valor ao mesmo!

A base para ter um bom atendimento é ter melhores profissionais e proporcionar ao seu time cursos e treinamentos constantes, melhores ferramentas e flexibilidade.

Investir e atualizar sua equipe em cursos e certificações para atender bem o seu cliente nunca será um gasto! 

Essa ação tende a agregar muito mais valor para sua empresa e aos seus clientes, além de consequentemente melhorar a recorrência deles e evitar o maior medo de qualquer empresa: o famoso churn

Isso nada mais é do que a taxa de cancelamento dos clientes. 

Com tudo isso dá para entender o primeiro ponto que apresentamos e a principal mensagem desse conteúdo: um atendimento de qualidade deve ser considerado como obrigação de qualquer empresa (independente do porte).

Essa questão é extremamente importante, porque um bom atendimento pode sim salvar seu negócio, assim como um mal atendimento pode fechar uma empresa em maior proporção.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado