Marketing de dados na prática; descubra como esta técnica pode ser aplicada

Marketing de dados na prática; descubra como esta técnica pode ser aplicada

5.00/5 (1 voto)
Por ROI Mine

Estudo e dedicação são características essenciais para os profissionais que   trabalham com o marketing de dados. Uma campanha mal segmentada, por exemplo, com dados que não fazem o menor sentido para o mercado de atuação e público-alvo gera resultados catastróficos em um orçamento – e muitas vezes deixa as organizações desacreditadas para investir em marketing digital novamente.
É por isso que o Data Driven marketing utiliza dados e informações para criar insights e estratégias consistentes, ampliando o ROI.
As tecnologias de dados  já são utilizadas pelas empresas, como sistemas de ERPs, relatórios internos, etc. No entanto, essas tecnologias estão descoladas do universo digital, por isso, muitas vezes não são tão eficazes no mundo imediatista e exige decisões assertivas em tempo real da era digital.
Dessa forma, olhar apenas para dentro da empresa para definir caminhos e tomadas de decisões, definitivamente, não é o mais indicado para quer conseguir resultados assertivos. É preciso muito mais do que isso,  é preciso de inteligência de mercado e inteligência competitiva.
No Data Driven marketing os dados são matéria-prima para a informação. Quando trabalhados transformam-se em informação, que por sua vez, ao serem aplicados  viram inteligência.
Assim como o marketing pelo feeling, o Data Driven também pode gerar péssimos resultados – é muito mais trabalho duro do que sorte. Tomar decisões alicerçadas em dados exige cuidados em parametrizações e domínio de tecnologias com suas regras, limitações e funcionalidades.

Google Analytics

Parece básico, mas essa ferramenta tão conhecida dentro do marketing digital é essencial para que o trabalho baseado por dados possa começar. Ter uma conta no Google Analytics facilita a análise de comportamento de consumidores.
Para que a estratégia seja de fato assertiva é fundamental entender todas as funcionalidades disponíveis, sair do básico! Lembre-se também que os números devem orientar as ações, não devem ser consultados apenas para medir resultados obtidos.
Saiba ainda o melhor horário para ativações de marca, páginas com maiores acessos etc.

Facebook e outras redes sociais

No Facebook, a proposta é segmentar e conhecer o perfil do público. Enquanto o Google Analytics fornece dados Data Driven para entender o comportamento do consumidor que podem servir também para as estratégias  de SEO, esta rede social ajuda a conhecer quem é este consumidor. Os dados também estão disponíveis no Twitter, Instagram e Youtube.

Presença digital com inteligência competitiva no universo real time

Dados de todos os lugares,  em todos os momentos, de inúmeros clientes. Convergir tanta informação de redes sociais e plataformas analytics é o que dará o diferencial competitivo para cada marca.
Já pensou saber mais sobre seu público, concorrentes e montar uma campanha num momento oportuno? Venha falar com a ROI Mine, agência Data Driven em que seu investimento de mídia e conteúdo dá resultado!

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado