Já ouviu falar em “Funil de Venda”? Saiba qual a importância ele tem para sua loja online

Por ROI Mine

Mesmo no varejo tradicional, existem algumas estratégias de vendas que fazem com que a abordagem ao cliente seja mais suave e eficaz, e no marketing digital não seria diferente: com a criação de um funil de vendas é possível aumentar conversões e entender o comportamento do público-alvo. Você venderá mais, para as pessoas certas e no momento certo.

Certamente você já passou por um funil de venda alguma vez na vida, – pode até não ter se dado conta disso, mas basta analisar como se deu o processo de compra do seu último computador, por exemplo, e verá que podemos dividi-lo em etapas – primeiro você provavelmente visitou a loja, depois, comparou tecnologias, tirou dúvidas e por fim realizou a compra.

O funil de vendas é portanto, nada mais do que a jornada do cliente até o momento em que ele fecha negócio com sua loja. Por isso, identificar as necessidades de cada etapa da jornada do cliente permite criar comunicações muito mais assertivas e otimizar seu investimento em uma campanha de anúncios. 
Para entender melhor, é preciso entender as 3 etapas do funil de vendas.

Etapas do funil de vendas

O funil é dividido em três camadas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. 

  • Topo do funil: É a parte mais larga do funil. É quando um cliente em potencial (prospect) se dá conta que tem um problema e precisa resolvê-lo, chegando até a sua marca. Alguns exemplos de estratégias de topo de funil são os conteúdos de blog otimizados para SEO, campanhas de anúncios para mídias sociais e anúncios Google. 

 

  • Meio do funil: O meio do funil é a segunda etapa da jornada do consumidor. É a partir desse ponto que algumas objeções dos clientes são eliminadas. A estratégia é fazer com que o prospect torne-se um lead – uma pessoa que passa algum contato, como e-mail e telefone, em troca de downloads de conteúdos gratuitos. Ter uma lista e e-mails à disposição é uma ótima estratégia para criar um relacionamento mais próximo do lead, nutrindo com informações relevantes sobre seu produto a ponto de convencê-lo de que seu e-commerce é a melhor opção do mercado.

 

  • Fundo do funil: A terceira e última etapa da jornada do cliente é caracterizada por uma linguagem mais promocional, mostrando para o lead que você tem a solução que ele precisa para que ele finalmente conclua a compra. 

É importante compreender que nem todos os clientes que participam do funil de vendas chegam até a conclusão da compra, mas é de extrema importância ter conhecimento sobre dados de cada etapa do funil.
Conquistar um cliente não é nem de longe fácil. São diferentes perfis, com diferentes anseios, mas podemos dizer que não reconhecer as etapas de um funil de venda é um dos principais erros dos e-commerces.

O funil de vendas dá conta daquela parcela de clientes que não tem um desejo imediatista, que tem tempo para pesquisar, se informar e comparar vantagens. Pense em comunicações direcionadas e desperte desejos em seus consumidores. A ROI Mine ajuda o seu e-commerce a ir muito mais longe. Vem bater um papo com  gente!

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado