Você sabe o que são heading tags? Aprenda a usar este recurso no SEO

Você sabe o que são heading tags? Aprenda a usar este recurso no SEO

Por ROI Mine

Talvez você não saiba exatamente o que são as heading tags, mas com certeza já as viu em muitos conteúdos na internet em sites e blogs. 

É uma técnica de SEO para estruturar os textos de forma organizada e assim facilitar a leitura dos usuários!

São tags usadas na estrutura da página que indicam qual é o conteúdo mais importante da página. Com elas, é criado um tipo de hierarquia de importância das informações dentro do site.

 

Conheça as heading tags

Atualmente, existem seis Heading Tags, começando pelo H1 e indo até o H6. Como estamos falando de uma hierarquia, a escala de importância é: H1 o essencial, H6 o de menos importância. 

Dessa forma, fica mais fácil para os leitores navegarem pela página e entender do que o texto se trata. 

Também facilita o trabalho dos mecanismos de busca! Ou seja, se quiser ter um bom ranqueamento no Google, comece a usar as heading tags.

É só falar de bom posicionamento no buscador que a curiosidade sobre o tema cresce. Concorda? Então, vamos te explicar o que são as heading tags, como usá-las e a importância delas em projetos de SEO

 

O que são as heading tags?

Para o assunto ficar mais claro, vamos dar um exemplo: quando está desenvolvendo um texto extenso na plataforma Word, como um trabalho acadêmico, é normal que você divida o conteúdo por subtítulos.  

Dessa forma, é criado um tipo de sumário que facilita o entendimento de quem está lendo o artigo. 

A estruturação neste caso é feita por Título 1, Título 2, Título 3 e assim por diante. Com essas divisões o conteúdo fica mais organizado, estruturado e de fácil entendimento. As heading tags funcionam dessa mesma forma!

Já em sites e blogs, essa estruturação é feita pelos recursos H1, H2, H3 e assim sucessivamente. A letra H é a abreviação da palavra em inglês header, que traduzida significa cabeçalho.

 

Como usar heading tags?

Como dissemos, o uso das heading tags se baseiam em uma hierarquia que deve ser seguida em todos os conteúdos. Veja o exemplo de como é o uso correto destes recursos:

[h1]: Brasil

[h2]: Sudeste

[h3]:  Estado de São Paulo

[h4]: ABC Paulista 

[h5]: Cidade São Caetano do Sul

[h6]: Bairros em SCS

 

Percebeu que os títulos estão organizados por grau de importância? Começa um tema macro na H1 e o assunto vai sendo explicado com suas especificidades ao longo dos subtítulos até chegar na H6.

Cada página deve conter apenas um H1, enquanto às outras tags podem ser repetidas quantas vezes for necessário – se fizer sentido dentro do texto, é claro. Sem exageros! 

Outra dica é não utilizar a tag “H1” com imagens, mesmo que seja a logomarca da empresa ou qualquer outra imagem. O algoritmo só dará valor para essa heading se estiver em texto. 

Por fim, vale ressaltar que não é preciso usar todas as tags em um mesmo conteúdo, dá para escrevê-lo até a H3, por exemplo. Não exagere apenas para ter mais tags no texto, use somente as que fizerem sentido. 

 

Siga a hierarquia das heading tags!

A hierarquia que citamos não pode ser quebrada de forma alguma. Caso isso aconteça, os resultados do site podem despencar. 

Ou seja, não se pode colocar um título em h3 e um subtítulo em h1, já que a estrutura não estaria de acordo com a hierarquia correta. 

Sabemos que elas parecem inofensivas, mas na realidade, o desrespeito da ordem de importância das headings pode comprometer o posicionamento do site nos mecanismos de busca e até ferir as boas práticas de SEO.

O que isso quer dizer? Que a página não agradará os algoritmos e ainda deixará o conteúdo confuso tanto para os mecanismos de busca, quanto para os leitores.  

 

Qual a importância das heading tags?

Podemos dizer que as heading tags são um dos recursos mais importantes para as empresas obterem mais resultados no ambiente digital. 

Aliás, o termo SEO está claro para você?

 

Entenda o que é SEO!

Este é um conceito muito falado, mas poucos realmente entendem o que é. Então, vamos esclarecer!

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que ao ser traduzido, significa otimização de sites para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas orgânicas que procuram agradar os algoritmos!

Esse método é necessário para que classifiquem os sites, blogs, páginas e outros domínios nas primeiras posições dos buscadores, como o Google.  

Isso é muito importante para as empresas que buscam resultados positivos na internet. Afinal de contas, poucas pessoas vão até a segunda página do buscador atrás de informações. Concorda? 

As técnicas de SEO geram mais tráfego, visitas, cliques e resultados para os sites sem precisar investir em mídia paga. Ou seja, muito mais repercussão sem pagar por isso! 

Dentro de SEO, estão o marketing de conteúdo, usabilidade da página, link building, as heading tags, entre outros métodos.  

Saiba mais sobre o assunto navegando em nosso blog!

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado