Funil de vendas do marketing digital: o que é?

Funil de vendas do marketing digital: o que é?

Por ROI Mine

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é uma técnica muito utilizada no marketing digital, principalmente no inbound marketing

Este funil acompanha a jornada de compra de um cliente e pode aumentar os resultados comerciais de uma empresa.  

Sem este modelo estratégico bem definido e monitorado, as marcas podem perder vendas!

Se você quer saber o que é funil de vendas, para que serve e como funciona, confira este conteúdo até o final. Entenda como esta técnica contribui para o aumento de vendas nas empresas. 

 

O que é funil de vendas? 

O funil de vendas é uma estratégia que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato dele com a empresa até a realização da venda. 

É basicamente um conjunto de estratégias e gatilhos que dão suporte à jornada de compra dos consumidores da empresa. 

Com ele é possível monitorar o caminho que o cliente faz até concluir uma compra e  determinar o quão maduro o cliente em relação à decisão de fechar negócio. 

 

Como funciona este funil? 

Como foi dito, o funil de vendas mostra a jornada de compra dos clientes. 

Isso significa que a empresa acompanha o seu consumidor desde o momento em que ele ouve falar sobre o produto ou serviço pela primeira vez, passando pela pesquisa sobre o item para chegar a compra propriamente dita. 

Ainda monitora as recomendações pós uso do produto. Por exemplo, sabe-se que um cliente que descobriu recentemente as soluções da empresa está menos maduro para compra do que um que já pesquisou sobre o item. 

Entende-se então que a compra não é um processo tão simples e, por isso, conta com diversas etapas. 

Monitorar este processo é fundamental para saber em qual etapa os consumidores têm mais dificuldade ou desistem da compra, para melhorar o processo e aumentar os resultados. 

Imagine que um cliente foi atraído para um post no blog de uma empresa. Ao ler o conteúdo ele vai identificar uma necessidade. 

Após pensar no assunto, ele tomará a decisão de compra e então começa a pesquisar preços/custo benefício.

Por já ter tido contato com a marca, entra no site da empresa para saber mais sobre os produtos. E a consequência disso é, se tiver uma boa experiência, ele indicará a marca. 

Todo esse processo é o funil de vendas. Analisando este processo, percebe-se os pontos positivos da jornada e, se necessário, melhorar algo neste caminho para facilitar a compra do cliente. 

 

Descubra as etapas de um funil de vendas

Sabendo o conceito do funil e como ele funciona, vamos analisar as partes desta estratégia. 

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Vamos ver como elas funcionam uma por uma! 

 

Topo do Funil 

O topo de funil também é chamado de ToFu (Top of the Funnel) e consiste na etapa da consciência. 

É nesta parte que a empresa deve fazer conteúdos relevantes e com qualidade. Assim, o consumidor pode diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo. Então, se sobrar alguma dúvida , procurará pela marca. 

Essa fase lida diretamente com visitantes, que são pessoas que chegaram até o seu site de alguma forma, mas ainda não necessariamente são potenciais clientes. 

Com as técnicas do funil de vendas, esse momento é de educar e oferecer materiais ricos para convertê-las em leads para fazer com que se movimentem dentro do funil.

 

Meio do Funil 

Nesta parte o visitante já entendeu que tem a necessidade e começa a buscar por maneiras de solucioná-la. Então, a empresa deve apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo, deixando claro que o objetivo é ajudá-lo e não só vender para ele a qualquer custo.

Assim começa uma relação de confiança entre empresa e visitante pré-consumidor. 

No meio do funil, encontramos os leads. Visitantes que já leram sobre o assunto e interagiram com a marca, mas ainda não sabem se comprar aquele produto ou contratar tal serviço é a melhor opção. 

Por isso, é o momento da marca oferecer conteúdos falando sobre benefícios e vantagens em adquirir aquele item ou contar com seus serviços.

Lembrando que as técnicas do funil de vendas não se tratam de mentiras! Ou seja, não engane o consumidor nos conteúdos. Seja honesto e apenas enalteça as qualidades do produto/serviço. 

 

Fundo do funil 

Nesta última etapa, o visitante já entendeu a sua necessidade e que terá que comprar o produto ou serviço. 

Essas pessoas são chamadas de “leads qualificados”, porque são potenciais clientes que já reconhecem a demanda e vão em busca das melhores opções para realizar a compra.

Ao fechar a compra do produto ou contratar o serviço, o que antes era apenas um visitante, se torna um cliente. Fechando assim o funil de vendas! 

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado