Entenda o que é mídia programática e saiba como usá-la a favor da sua empresa!

Entenda o que é mídia programática e saiba como usá-la a favor da sua empresa!

Por ROI Mine

Mídia programática é uma estratégia do Marketing Digital para alavancar resultados de campanhas na internet. Esta promete ser benéfica tanto para o anunciante quanto aos veículos que oferecem espaço para publicidade.

Apesar do nome difícil, a mídia programática usa de ferramentas para deixar o processo de compra e venda de anúncios mais rápido, fácil e eficiente. Pode soar estranho, já que no modelo tradicional, é preciso entrar em contato com o anunciante e negociar os valores.

O que demanda muito tempo de ambas as partes, tanto de quem deseja comprar, quanto dos vendedores de espaço publicitário. Então, a solução programática surge para otimizar este processo.

Além de deixá-lo mais rápido, ainda gera mais resultados às empresas, dado que é um método ainda mais segmentado do que anteriormente. Como? O anúncio só aparecerá para clientes que realmente têm interesse no produto.

Por ser uma solução bastante tecnológica, explicaremos como funciona detalhadamente ao longo deste conteúdo. Essa estratégia é bastante promissora e revolucionou o segmento digital.

Segundo pesquisas da IAB Brasil, em 2018, as ferramentas de mídia programática movimentaram R$ 16 bilhões no mercado, tendo um avanço surpreendente ao longo dos anos. É mais uma das técnicas baseadas em dados, sendo uma das mais eficientes e inovadoras da atualidade.

Confira a seguir o que é mídia programática, como funciona e os motivos pelos quais se tornou uma das estratégias mais eficazes dentro do Marketing Digital. Acompanhe e saiba tudo que precisa sobre o tema!

Mídia programática: o que é?

Mídia programática é uma estratégia automatizada para a compra e venda de anúncios. Neste modelo, não é preciso de interferência humana para negociações, apenas um software que intermedia todo o processo.

Ferramentas digitais são usadas para que anunciantes e veículos publicitários se encontrem de forma simples, rápida e eficiente. Este tipo de mídia é conhecida pela sua eficácia, dado que oferece campanhas extremamente segmentadas.

Como verá no próximo tópico, os anúncios são quase que personalizados a cada cliente. A negociação de compra e venda do espaço para anunciar é feita em milésimos de segundo, de acordo com o que o cliente que está acessando a página gostaria de ver.

Ficou curioso (a)? Para entender de fato, o que é mídia programática, é necessário saber como ela funciona. Acompanhe!

Como funciona?

Essa estratégia envolve diversos termos difíceis e como este conteúdo é para descomplicar o entendimento sobre mídia programática, explicaremos como essa técnica funciona de forma simplificada.

São plataformas que recebem o inventário de diversos veículos com espaços publicitários. Assim, os anunciantes que estiverem nessa ferramenta podem escolher quais locais desejam anunciar.

Tendo essa escolha feita, todo o resto é feito pela máquina. Quando o cliente acessar a página de um destes veículos, a plataforma enviará um comando de que há um espaço disponível para publicidade para empresas com determinado perfil.

Isso porque, ao enviar este comando, a máquina já identifica os interesses e outros dados do usuário. Se o local interesse ao anunciante, ele dará um lance e caso seja o maior no leilão, consegue o local e seu anúncio aparecerá para determinado cliente.

Leilão? Exatamente. São diversos anunciantes querendo aquele espaço publicitário e para decidir qual aparecerá ou não, é feito um leilão de valores para os anunciantes. Como dissemos, todo esse processo é automatizado e acontece durante o carregamento da página.

Isso mesmo, em questões de milésimos, todo este procedimento é feito e por isso, é considerada uma técnica rápida e eficiente – revolucionária, com certeza.

Vantagens em optar pela mídia programática

Os benefícios são diversos, além dos já mencionados. Ótimo custo-benefício é um dos principais fatores dessa estratégia, dado que não existe nenhuma pré-negociação. Desta forma, o anunciante paga apenas pelas impressões que obter.

Outra vantagem é que a mídia programática tende a trazer mais resultados. Isso porque, conta com diversos dados dos usuários e por isso, apresenta anúncios muito segmentados, precisos e eficientes.

Pelo baixo custo e processo automatizado, o anúncio pode aparecer em diversos veículos ao mesmo tempo. Diversificando os investimentos, públicos e canais. Outro ponto positivo é que é possível monitorar a campanha e extrair dados dela.

Então, dá para conhecer ainda mais o público-alvo da empresa, saber quais veículos dão mais retorno, se o valor investido está trazendo leads, entre outras informações importantes.

Essas são algumas das vantagens, como vimos não são poucas.

Entenda como fazer mídia programática na prática

De fato, como se deve imaginar, não é um processo tão simples. Apesar de automatizado, essa estratégia precisa de planejamento e pesquisas de plataformas. É mais complexo do que parece e gera sim resultados excelentes.

Dá para fazer por conta própria, claro. É preciso de alguns estudos mais aprofundados. Uma solução para empresas que desejam fazer mídia programática sem tanto esforço ou tempo gasto, são as agências de marketing digital.

São especializadas em ações com base em dados, conhecem as ferramentas mais confiáveis e assertivas, além de saber como montar uma campanha de marketing digital do 0 – otimizando ainda mais os resultados.

A ROI Mine é uma agência especializada em campanhas segmentadas por dados e proporciona aos seus clientes resultados excepcionais com mídia programática e outras estratégias.

Entre em contato e saiba como melhorar resultados na internet.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado