Entenda como o Big Data analytics ajuda na estratégia de data-driven marketing

Entenda como o Big Data analytics ajuda na estratégia de data-driven marketing

Por ROI Mine

O Big Data Analytics é o que torna possível o cruzamento da enorme quantidade de dados do data-driven marketing. Para entender melhor, é preciso lembrar de que quando falamos em “big data”, estamos falando sobre alto volume de dados, oriundos, principalmente da navegação do usuário e seu comportamento, e também de fontes externas à organização como redes sociais e até mesmo dados do governo.
Os softwares utilizados para captura, cruzamento, análise e interpretação dos dados são desenvolvidos com alta tecnologia para que todas as informações possam ser fornecidas com agilidade.
A importância que o Big Data Analytics tem sobre uma campanha de marketing data-driven é inestimável, pois, sem ele, os dados não poderiam se tornar informações úteis – em uma analogia podemos dizer que o data-driven sem o Big Data Analytics é um amontoado de papéis que faz volume sobre uma mesa e ninguém sabe se pode jogar fora, pois, aquilo deveria ser importante.
Mas, de onde vêm os dados do Big Data Analytics?
🗹 E-mails;
🗹 Mídias sociais;
🗹 Estatísticas de ligações de celulares;
🗹 Google Analytics;
🗹 Arquivos de bancos de dados;
🗹 Relatórios gerenciais;
🗹 Portais de transparência do governo;
🗹 Planilhas de excel;
🗹 Google Drive.

Big Data Analytics para experiência do público-alvo

Perguntar diretamente para seu público-alvo quais são suas preferências e hábitos, com certeza não traria as respostas mais sinceras do mundo, e isso é evitado com o data-driven. Essa estratégia utiliza informações como check-ins, cliques, visitas e comentários.
O resultado é oferta de produto certo, no momento adequado, aumentando potencialmente as chances de venda. Desta forma, o retorno sobre investimento em uma estratégia data-driven pode chegar em até 20%.
O Big Data Analytics possibilita ainda desenhar personas a partir de informações das redes sociais, mas também de toda navegação na web. Em um trabalho minucioso e de inteligência, as ferramentas facilitam o entendimento da trajetória no funil de vendas e a condução, de forma exclusiva, de um único consumidor para alcançar a conversão, mas também o engajamento do consumidor e sua fidelização.
Além disso, é possível analisar a concorrência, monitorando resultados de opiniões do público-alvo diante de campanhas criadas. Essa análise e monitoramento de mercado, como principais consequências, são capazes de não só gerarem insights para campanhas de Google Ads, mas também facilitam o reconhecimento de tendências de mercado e movimentos de consumo.
O data-driven permite reduzir custos com ações de marketing digital e desenvolver produtos e ofertas otimizados, que por sua vez, vão gerar mais economia de tempo e dinheiro. Ficou interessado? Então venha conhecer a ROI Mine para saber mais sobre como o data-driven marketing pode fazer sua empresa crescer ainda mais!

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado