Entenda a relação entre experiência do cliente e o Data Driven

Entenda a relação entre experiência do cliente e o Data Driven

Por ROI Mine

Todos os consumidores levam em consideração a qualidade do atendimento ao fazerem suas compras. É certo que cada qual, com suas particularidades individuais, irá preferir um tipo diferente de atendimento.
Alguns, por exemplo, buscam vendedores objetivos, outros, preferem atendimentos mais demorados, que além de uma boa prosa, sejam carregados de informações relevantes sobre produto, mercado, etc.
Seja qual for o segmento de venda e o perfil do atendimento, todos – e sem exceção – estão à espera de uma boa experiência. Mas afinal: o que chamamos de experiência do cliente e qual sua relação com o Data Driven?

Experiência do Cliente

A Customer Experience, ou em português, “Experiência do Cliente”, é o modo com que sua marca ou empresa é vista pelo público. Trata-se da percepção positiva que passa a ser buscada por meio de estratégias de interação ou que garantam a satisfação do cliente – seja por meio de conexão emocional ou ainda que promovam  o reconhecimento da qualidade da prestação de serviços
Segundo o relatório Customer Experience Impact, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor. O conceito de “atendimento melhor” sempre será subjetivo, tendo em vista que cada ser humano possui concepções individuais que caracterizam um atendimento de qualidade ou ainda um mau atendimento. Justamente por este motivo que o marketing Data Driven, que orienta decisões a partir do que os números e análises indicam, é de extrema importância para entender melhor sobre o consumidor e para conseguir uma boa performance digital.
O resultado positivo na experiência do público-alvo cria uma relação de fidelidade, engajamento e também proporciona a ampliação da cartela de consumidores.

Data Driven e personalização

“Tá, mas como o Data Driven pode ajudar na personalização da experiência do meu cliente?”. A cultura Data Driven trabalha com a coleta de grande volume de dados que ao serem analisados e interpretados viram informação.
As informações sobre perfil e comportamento de cliente significa a oportunidade de entender  – com precisão – o que de fato agrada, engaja ou simplesmente que não surte efeito algum no público-alvo.
Com a utilização da estratégia Data Driven sua empresa leva até o cliente produtos que ele quer comprar e que tem interesse; não irá trabalhar, necessariamente,  o que seu negócio quer vender.
Isso não quer dizer que seu e-commerce ficará com produtos de baixa rotatividade, encalhados no estoque, ou que precisará vendê-los por preços promocionais. É exatamente o contrário, pois ao entender mais sobre o cliente e seu comportamento, as técnicas de SEO são aplicadas com maior propriedade, posicionando sua marca como especialista a partir da criação de conteúdos de qualidade que valorizam o saber técnico e os produtos em si.
Sabe aquela sensação de investir em um anúncio Google ou Facebook Ads e de estar jogando dinheiro no lixo? Com o marketing Data Driven você vai mudar de ideia, pois o retorno sobre o valor investido pode chegar de 10 a 20%. Venha conversar com a gente para saber mais sobre essa grande estratégia de marketing digital.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado