E-commerce para Black Friday: saiba como preparar sua plataforma

E-commerce para Black Friday: saiba como preparar sua plataforma

Por ROI Mine

De certo, 2020 foi um ano bem diferente em todos os sentidos. Com isso, não podemos esperar que a Black Friday seja comum! 

Estamos dizendo que o cenário mudou tanto para os consumidores (que passaram a comprar mais pela internet do que em qualquer outra época da vida) quanto para os lojistas (que precisam fazer boas promoções para realmente faturar). 

Diante dessas informações, queremos que você comece a analisar se sua plataforma digital tem o que precisa para a Black Friday 2020!

Quantos acessos suporta? Está com um tempo de carregamento muito longo? Tem todas as informações que o cliente vai precisar? Está oferecendo uma boa experiência de navegação para seu público alvo? Todos que acessarem o site vão conseguir finalizar a compra sem pedir ajuda? 

Essas perguntas representam apenas algumas preocupações que devem guiar seu planejamento e preparação para vender mais na Black Friday.

Se você não tem uma boa plataforma, ainda mais sendo uma loja virtual, você tem grandes problemas!

 

Nem tudo está perdido!

Costumamos dizer que as empresas devem começar a se preparar para a 4ª sexta-feira de novembro logo depois da páscoa! O ideal é que em julho já esteja tudo pronto e comece a ser divulgado.

Dessa forma é possível evitar prejuízos e exageros, garantir estoque de produtos, além de realizar promoções imperdíveis aos olhos dos consumidores e imbatíveis aos olhos da concorrência.

Inclusive, se perceber que será necessário mudar preço, mexer na estratégia de vendas e até na identidade visual dos banners de promoção para diferenciar-se de seus concorrentes, faça isso! Tudo que é novidade e exclusivo chama mais atenção.

Percebe-se que o tempo é valioso diante de tantos detalhes para ter vantagens na Black Friday!

Mas, se deixou para última hora e quer saber quais são os pontos essenciais para ter uma boa experiência ainda neste ano, nossas dicas de ouro são: resolva os problemas de desenvolvimento de site e dedique-se no pós-venda!

Em casos de plataformas e-commerce que não vão conseguir colocar o site no ar em menos de 1 mês para arrumar tudo que for necessário, o melhor é investir em landing pages para Black Friday.

 

O que é uma landing page?

As landing pages são páginas “avulsas” que servem como recurso de contato com a empresa por meio de chats, preenchimento de formulários e até mesmo para a compra de produtos ou contratação de serviços.

São compostas por elementos básicos como: títulos, subtítulos, imagens de destaque e formulário de contato (no qual os usuários preencherão seus dados).

Com elas você consegue capturar mais leads e também maximiza suas conversões de maneira rápida e mais prática!

Como são mais simples de navegar do que um site, desenvolver landing pages tem custos mais baixos e acabam sendo criadas em menor tempo.

Se você acha que podem deixar a desejar com a taxa de conversão, saiba que o resultado é bem pelo contrário! 

Ainda que sejam mais simples, é extremamente importante contar com especialistas que te ajudem a desenvolver páginas profissionais, tomando todos os cuidados necessários para criar uma landing page especial para Black Friday com descrições de ofertas que convençam seus consumidores. 

Além disso, é fundamental que os programadores responsáveis pela estratégia desenvolvam modelos de landing pages atrativos. Para isso, esses modelos devem ter um design moderno e ter rápido carregamento (assim como seria um bom site).

 

Não gaste além do necessário! Se não, você pode ter prejuízo ao invés de lucro

Tome muito cuidado com o desespero de lançar promoções na Black Friday de qualquer jeito! Isso pode te custar muito e ir contra à essência da black friday – que é sair do vermelho (para entender melhor, confira nosso conteúdo sobre a história da Black Friday). 

Esse evento é feito para que as pessoas comprem produtos ou contratem serviços por preços menores sim, mas também para que os comerciantes possam vender mais e aproveitem a data para alavancar a margem de lucro anual.

Ou seja, se você gastar mais para investir na Black Friday de sua e-commerce do que receber de “lucro”, não fará sentido fazer promoções Black Friday no seu negócio.

 

Qual é o segredo para ter uma plataforma e-commerce ideal para a Black Friday?

Um dos principais elementos para ter uma plataforma de sucesso e conseguir vender o que espera é garantir a eficiência operacional. 

Passe um pente fino em seu site! Faça testes, cace erros de português e deixe tudo o mais intuitivo possível. 

Além disso, lembre-se que o pós-venda pode te ajudar a ter clientes fidelizados e também a alcançar novos clientes sem investir 1 real em divulgação. O boca a boca ainda é funcional! 

O poder das redes sociais em ampliar o índice de vendas com comentários positivos é inacreditável.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado