Cultura Data Driven: saiba como os dados podem ajudar em sua performance digital

Cultura Data Driven: saiba como os dados podem ajudar em sua performance digital

Por ROI Mine

Sua empresa já tomou decisões ou definiu alguma estratégia fundamentando-se em dados? Se a resposta para esta pergunta foi “sim”, então saiba que esse é um dos princípios da cultura Data Driven – uma estratégia de análise de dados para marketing digital que aumenta o retorno sobre valor investido, o ROI, em valores que vão de 10 a 20%.

Agora, se você respondeu a esta pergunta negativamente, então é sinal que seu empreendimento está deixando excelentes oportunidades de negócios passarem.

Cultura Data Driven – Chega de achismos

O marketing orientado por dados, utiliza grande número de informações para decisões assertivas, sem mais achismos ou tiros no escuro. Por meio do cruzamento de dados de fornecedores, clientes e colaboradores, as estratégias da cultura Data Driven atingem o objetivo do marketing em cheio e proporcionam ótimos resultados em escala. Estamos falando de um imenso volume de dados, que precisam ser coletados, organizados e interpretados para que somente então possam servir como ponto de partida para ações de marketing e de comunicação, por exemplo.

A cultura Data Driven, sobretudo o uso de informações para o embasamento de estratégias, é atualmente uma forma de obter vantagem entre concorrentes e de fazer parte da transformação digital, que tem um público-alvo muito mais exigente.

Ao utilizar os dados para nortear os caminhos de uma empresa, vai ser possível ampliar oportunidades e resultados, criar conteúdos hiper personalizados, melhorar a experiência do cliente, diminuir custos com estratégias de marketing digital imprecisas e acertar em cheio no investimento com ótimo retorno.

A coleta dos dados é feita via canais de contato com os clientes, landing page, web analytics e inúmeras outras ferramentas, mas para o Data Driven ter informações democratizadas e de fácil acesso não basta; capacidade técnica e competências especializadas que permitam análises em profundidade são fundamentais!

Data Driven veio para ficar

Apesar de ainda ser pouco explorado no Brasil, o Data Driven veio para ficar. A expectativa da empresa de consultoria, Gartner, é que até 2021 as empresas serão valorizadas conforme seu portfólio de informações, ou seja, para as organizações, os dados serão o petróleo do mundo digital.

Em uma estudo sobre o Data Driven marketing, para avaliar o nível de maturidade das principais empresas brasileiras, realizado pelo Google e o Boston Consulting Group, constatou que mais da metade (61%) dos entrevistados são consideradas empresas “nascentes” ou “emergentes”, ou seja, apresentam nível básico ou médio para coleta, análise e aplicação de dados em estratégias de marketing digital.

Foi nesta mesma pesquisa que chegou-se à conclusão que a visão analítica de dados para marketing pode custar até 30% menos e em contrapartida aumentar os lucros em até 20%.

Time Data Driven

A ROI Mine é movida por desafios e pela cultura Data Driven. Conte com profissionais que possuem expertise de negócio e estão antenados nas estratégias mais assertivas para alavancar seus resultados!

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado