Conheça o link building: uma das técnicas mais eficientes em SEO

Conheça o link building: uma das técnicas mais eficientes em SEO

Por ROI Mine

Se você quer que seu site seja um dos primeiros na página de busca do Google, precisa conhecer a técnica de link building. 

Você já ouviu falar desse termo? Este recurso é uma das principais estratégias dentro do SEO do marketing digital para um bom ranqueamento. 

É um dos pilares do SEO porque o link building consiste em criar uma rede de links direcionados ao seu site e para outros domínios, para que você seja visto pela Google como uma referência no assunto.

O que é uma rede de links?

Quanto mais o seu site for linkado por outros confiáveis e populares no seu segmento, mais relevante sua empresa será no meio digital dentro da sua área de atuação. E consequentemente, terá um bom posicionamento no Google

Construir essa rede não é uma tarefa fácil, já o link deve encaixar perfeitamente no seu conteúdo e deve vir de um bom site. 

Se este é o seu primeiro contato com todos esses termos, não se preocupe! 

Ao longo deste conteúdo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o link building e como as estratégias de marketing digital podem ajudar o seu negócio de forma efetiva.

Link Building: um dos pilares do SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que  fazem a página ou site aparecer à frente dos concorrentes nas pesquisas dos buscadores, como o Google. 

Ou seja, quando um potencial cliente procurar por uma serviço, a sua empresa aparecerá nas primeiras posições. O que atrairá mais atenção ao seu site, melhorando sua performance digital

O SEO tem alguns pilares, sendo eles: SEO on Page (no qual consiste na otimização do site),  o marketing de conteúdo e o SEO off Page (onde entra o link building).

Existem diversas técnicas dentro desses pilares – como palavras-chave, volume de buscas, links, entre outros aspectos importantes para os algoritmos. 

Agora que já sabe um pouco mais sobre o SEO e onde entra o link building neste conjunto de técnicas, vamos conhecer mais sobre este termo tão poderoso.

O que é link building?

Link building consiste em conseguir links de outros sites para a sua página e assim linkar outros domínios nas suas páginas também, criando assim uma rede de links.

Ambas as técnicas têm sua importância e objetivo, então vamos nos aprofundar nesses conceitos. 

O intuito quando se usa o link building para conseguir links de outros sites para a sua página é criar autoridade. 

Para você entender melhor, é bom começar com uma reflexão: o que é mais relevante, a sua empresa se autodenominar referência em determinado assunto ou  dizerem isso sobre ela?

Por isso, quando existem outros sites importantes no seu segmento linkando a sua página, o algoritmo entende que a sua empresa é especialista no assunto. 

Isso serve para proporcionar mais relevância e confiança à sua página. Ou seja, quanto mais sites direcionarem para o seu, mais ele se tornará bem visto pelos buscadores, e consequentemente, será melhor ranqueado.

Outra técnica no link building é colocar links dentro da sua página, direcionando para outro site ou para outro conteúdo da sua própria empresa. 

O que também é bem visto pelos buscadores, já que seu site está oferecendo uma experiência de maior qualidade ao leitor. Mas essa técnica precisa ser usada com cautela, não é legal colocar links demais ou sem sentido para o usuário. 

 

Por que os links são importantes?

Os links muito importantes para os buscadores, por isso, este é um dos principais pilares das técnicas de SEO

Estes recursos são fundamentais para o rastreamento e a classificação dos sites pelo Google. 

Isso porque o buscador quer oferecer a melhor experiência para o usuário. Ou seja, proporcionar o melhor site, com um ótimo conteúdo, relevante, escrito por quem realmente entende do assunto, etc. 

Então, os robôs desse buscador procuram e evidenciam os sites que têm mais autoridade sobre o assunto que o usuário digitou na barra de busca. 

Mas, para trazer bons resultados, os links precisam ser de qualidade.

Isso quer dizer que, além de rastrear, a ferramenta analisa as linkagens antes de ranquear a página. 

O que é analisado?

  • Quantidade: Quanto mais links direcionados para a sua página, melhor. Mas a quantidade não é tudo, precisa ser de outros sites confiáveis e relevantes para ser bem ranqueado;
  • Diversidade: Quanto mais páginas diferentes e relevantes linkarem o seu site, para o buscador, mais autoridade terá;
  • Contexto:  O link precisa fazer sentido para o leitor! O google entende o contexto em torno do link para saber se ele é realmente importante na leitura;
  • Texto âncora:  Este recurso é o texto no qual o link está inserido. Geralmente está em alguma palavra-chave ou pequena parte da leitura;
  • Confiabilidade:  Quanto maior o relacionamento da sua página com sites confiáveis, mais confiança você terá do Google.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado