Conheça estratégias de marketing fundamentais para e-commerces

Por ROI Mine

A possibilidade de comprar qualquer tipo de produto de maneira rápida, prática e sem sair de casa, tem atraído a preferência de cada vez mais brasileiros – prova disso é o crescimento acelerado do setor, indicado pelos números da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada em uma parceria entre a PayPal e BigData Corp. 
O levantamento revela que o e-commerce brasileiro apresentou seu maior índice de expansão desde 2014 – com o crescimento de 37,59%. A marca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país,  e portanto da ampla concorrência, reforça a necessidade dos empreendedores apostarem em estratégias de marketing digital inteligentes.
Estratégias assertivas baseadas em análise de dados de público-alvo, experiência do cliente e do próprio segmento, fazem com que um e-commerce possa melhorar suas conversões, e de fato constatar um retorno positivo em seu investimento em marketing.  Mas, o que fazer para ter ações assertivas em marketing digital
O primeiro passo é contar com uma equipe com capacidade analítica a partir do cruzamento de dados. O segundo passo, por sua vez, é conhecer as estratégias de marketing que são essenciais para e-commerces. Saiba mais sobre quais são elas.

SEO

Para entender o trabalho do SEO, imagine que sua loja é estabelecimento comercial físico e o SEO é o responsável por colocá-la no corredor mais movimentado do shopping – e ainda por nutrir positivamente a experiência do cliente quando ele decidir entrar em sua loja.

O Search Engine Optimization (SEO), fará com que seu e-commerce esteja entre os três primeiros resultados da busca orgânica do Google. Desta forma, sites que estão bem posicionados transmitem mais confiança ao consumidor e possuem volume maior em conversões. 
Para conseguir subir o posicionamento no ranking do Google, as técnicas de SEO para e-commerces realizam melhorias tecnológicas e produção de conteúdos institucionais com palavras-chaves.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é o bom e velho amigo de qualquer anunciante da internet. É uma das estratégias mais efetivas para divulgar ações promocionais, porque alcança o cliente diretamente e não possui restrições de anúncios como nas mídias sociais e de pesquisa.

Landing Pages

As landing pages também podem ser usadas em estratégias para e-commerces. Que tal um formulário para distribuir cupons promocionais ou liberar ofertas antecipadas para clientes cadastrados? E-books com dicas sobre o seu segmento também valem e trarão diversos contatos para o seu negócio!

Compras abandonadas

Se você já realizou uma compra online, certamente já deixou um produto no carrinho pelo custo do frete, valor total da compra ou simplesmente porque achou um preço melhor no concorrente. Em algumas situações é possível reverter a venda utilizando tecnologias e estratégias de campanhas próprias para isso, como por exemplo o envio de e-mails.

Data Driven marketing é essencial

Seja em anúncios Ads  – que também são efetivos para e-commerces – ou em uma das estratégias que mencionamos acima, a personalização é fundamental para impulsionar campanhas de marketing para e-commerce, seja ela qual for.

As informações comportamentais, preferências de clientes, histórico de compra e navegação – claro, além de outros dados – permitem oferecer experiências diferentes para cada cliente. 
Quer saber mais sobre como seu investimento em digital pode render mais com o data driven marketing? Converse com a gente! 

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado