Como melhorar a posição do meu site no Google?

Como melhorar a posição do meu site no Google?

Por ROI Mine

Os mecanismos de busca são sites que auxiliam os usuários nas pesquisas de informações, produtos, serviços etc. São os famosos Yahoo, Bing, Google e outros similares. 

Você já se perguntou o motivo pelo qual alguns sites aparecem nas primeiras posições desses e outros não? 

Os principais buscadores utilizam algoritmos próprios para indexar a informação e disponibilizá-la na melhor ordem aos usuários. 

Se você deseja melhorar a posição do site no Google, por exemplo, é fundamental que entenda como “agradar” esses algoritmos. 

Estudos indicam que 90% das pessoas não passam da primeira página ao realizarem pesquisas nos buscadores. É fato também que os sites que aparecem logo nas primeiras posições têm mais visibilidade.

Por esses motivos que investir nas soluções de marketing digital, consequentemente, estar bem ranqueado é fundamental para ter melhores resultados na internet. 

Para isso, existe um conjunto de técnicas que melhoram a posição dos sites nos buscadores e, se feitas corretamente, podem trazer grandes benefícios. 

Se o seu objetivo é aumentar os visitantes do seu site de forma orgânica, explicaremos tudo o que precisa saber sobre essas técnicas. Vamos lá? 

 

O que é SEO?

Antes de apresentarmos as técnicas de fato, é importante ressaltar que este conjunto citado, se chama Search Engine Optimization (por isso a sigla SEO). 

Este termo significa otimização para mecanismos de busca. É um grupo de técnicas orgânicas que visam colocar sites, blogs, páginas, entre outros domínios, nas primeiras posições dos buscadores. 

Essa otimização de sites gera mais tráfego e autoridade para uma página sem precisar investir em mídia paga.

O SEO é cada vez mais necessário porque os buscadores contam com algoritmos para selecionar os melhores sites e colocá-los nas primeiras posições. 

O Google, buscador mais usado no mundo, procura proporcionar a melhor experiência possível para o usuário, portanto, busca oferecer o melhor conteúdo, com mais informações, melhor usabilidade e acessibilidade.  

Ou seja, em cada busca, o mecanismo organiza os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas para a dúvida do leitor nas primeiras posições.

 

Qual a importância do SEO?

Os mecanismos de busca são muito utilizados hoje em dia para diversas finalidades. Uma delas é para tomar a decisão de compra! 

Atualmente, pesquisar antes de decidir qual a melhor opção no mercado é algo rotineiro na vida das pessoas. E os números mostram que apenas 0,78% dos usuários vão até a segunda página do buscador. Mas estar na primeira página não basta, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques.

Ou seja, mais do que estar presente no ambiente digital, é importante estar bem rankeado. Assim, há mais chances da sua página ganhar visibilidade, cliques, ter mais tráfego orgânico e melhor performance digital. Dessa forma será possível ter destaque entre os concorrentes na internet.

 

Técnicas para melhorar a posição do site nos buscadores

Como já vimos, implementar este conjunto de técnicas nos sites é muito importante e impactam diretamente nos resultados de uma empresa. 

Agora que já entendeu o conceito e como funciona, vamos te apresentar as soluções de SEO que determinam um bom ranqueamento no Google.

 

Palavra-chave!

Não é muito eficaz aparecer em primeiro lugar nas buscas de um tema que poucas pessoas se interessam. Por isso, é importante utilizar boas palavras-chave para otimizar os resultados. 

Este recurso baseia-se na forma como o público-alvo realiza a pesquisa quando pretende contratar serviços ou comprar os produtos do seu segmento.  

A palavra-chave resume os temas principais que o conteúdo abordará. Para ter um bom rankeamento é preciso trabalhar com palavras-chave que tenham um número elevado de buscas. 

O termo escolhido deve aparecer em pontos estratégicos dos conteúdos – como título, subtítulo e em alguns parágrafos específicos, por exemplo. Desta forma, o algoritmo reconhecerá o tema que está sendo tratado. 

 

Usabilidade

Um ponto muito importante para os buscadores é ter um site bem estruturado para proporcionar uma boa experiência de usuário

Um site com boa acessibilidade e usabilidade consiste em uma página que apresente as informações ‘prometidas’, uma navegação fácil, linguagem simples e clara, conteúdo de qualidade, baixo tempo de carregamento, uso correto de heading tags (H1. H2, H3…), entre outros aspectos. 

Desta forma, o buscador entenderá que o usuário terá uma boa experiência na página, assim a recomendará nas primeiras posições. 

 

Conteúdo de qualidade

Ao fazer a pesquisa, o usuário pretende solucionar uma dúvida. Por isso, é importante que a página ofereça um bom conteúdo, tire os questionamentos, agregue informação e não decepcione o usuário. 

Dentro do marketing de conteúdo, existem técnicas para fazer materiais de qualidade. São essas: palavras-chave, heading tags, um texto bem escrito e produzido diretamente para as necessidades do público-alvo e os conteúdos exclusivos (sem copiar e colar). 

Essa técnica de SEO, é muito importante para melhorar os resultados na internet. 

Outro ponto importante é manter o site sempre atualizado, se os usuários entrarem no site algumas vezes e não tiver acesso a nenhum conteúdo novo será mais difícil fazê-los voltar.

 

Link Building

A técnica de link building consiste em criar ou conseguir links para sua página ter mais relevância e autoridade no segmento. 

Esse conceito mensura o quanto um site é relevante para o assunto em questão.

Basicamente, é a reputação da página diante dos sites concorrentes no ambiente digital. 

Como isso funciona? Existem duas formas de colocar essa técnica em prática: links internos e links externos. 

Vamos conhecê-los separadamente para melhor entendimento.

  • Links internos: essa técnica é bastante importante e comum. Ao ler um conteúdo na internet, é normal que ao longo do texto tenha um link direcionando a sua atenção para outra página dentro do mesmo site. 

Muitas vezes é um link que explica melhor um termo, apresenta novas informações, entre outros objetivos;

Se usados da forma correta, os links internos retêm o usuário por mais tempo no seu site, proporciona uma melhor experiência ao usuário e consequentemente ajuda no bom ranqueamento;

  • Links externos: este termo se refere a quando outros sites linkam a sua página. 

Isso serve para gerar mais credibilidade. Você pode se colocar no mercado como alguém que entende sobre o assunto com outros veículos de comunicação mostrando que você é um especialista do segmento. Os links externos são exatamente isso! 

Essa relação demonstra que a sua página é uma autoridade no assunto. Essa técnica conta com algumas particularidades para gerar bons resultados, mas se feita corretamente, é uma das mais eficientes dentro do SEO.


Gostou? Quer saber mais sobre SEO? Continue navegando em nosso blog. 

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado