Black Friday: como trabalhar o SEO para ranquear bem

Black Friday: como trabalhar o SEO para ranquear bem

Por ROI Mine

A Black Friday é uma data muito esperada pelo setor de comércio, tanto por parte dos lojistas quanto dos consumidores. Afinal, é o período do ano onde o preço médio dos produtos tende a diminuir e oportunidades atrativas surgem em várias linhas de produtos, de eletrônicos a eletrodomésticos, de roupas a pacotes de viagem. Para 2020, a Black Friday já tem data marcada: 27 de novembro, a última sexta-feira do mês. 

Com tanta expectativa por parte do mercado, uma preparação adequada é necessária para os profissionais envolvidos, sobretudo, na área de SEO, sigla em inglês que significa “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização para motores de busca.

Neste texto, vamos falar sobre o que é preciso fazer em SEO para que o ranqueamento de seu site e/ou produto atenda às expectativas para a Black Friday.

 

Preparação é tudo

Como várias datas e eventos que exigem preparação prévia de várias áreas para que nada saia errado, o SEO também precisa se antecipar na Black Friday. Um dos fatores mais importantes do trabalho de otimização para motores de busca são as palavras-chave. Então, o primeiro passo para trabalhar o SEO para ranquear bem na Black Friday é fazer um bom trabalho de pesquisa das melhores palavras-chave para a data.

O que é melhor: “Black Friday” ou “Black Friday 2020”? “Quando é a Black Friday 2020” ou “Que dia é a Black Friday”? Uma pesquisa de palavras-chave pode responder estas questões, ajudar a produzir conteúdo e otimizar suas páginas de forma mais eficaz para ranquear bem na Black Friday.

 

Conteúdos otimizados

Uma vez que as palavras-chave foram definidas, é hora de arregaçar as mangas e produzir conteúdo com os temos que têm maior capacidade de conversão, seja em leads, em audiência ou clientes. 

Conteúdos densos e que sejam de interesse do leitor/consumidor são muito importantes para ranquear bem. Então, mãos à obra.


Dever de casa

Mas de nada adianta você criar conteúdo se o dever de casa não estiver bem feito. Quando falamos de dever de casa, falamos do básico do SEO on-page, isto é, aquelas ações realizadas dentro das suas páginas e do seu site. 

Como está o Sitemap do seu site? Como estão os dados estruturados das tuas páginas? Como está a velocidade de carregamento? Todos esses fatores – e muitos outros! – são importantes para o ranqueamento do seu site no Google e nos demais motores de busca.


A hora da landing page!

Como a Black Friday é uma data em que muitas pessoas tendem a fazer buscas na internet por ofertas e oportunidades, uma landing page bem feita e bem otimizada para os motores de busca pode ser uma estratégia a ser considerada para ranquear bem na Black Friday

Se você é dono de um comércio, a landing page pode ser um excelente cartão de visitas com as tuas melhores ofertas. Vale a pena pensar sobre o assunto!


Alinhamento de estratégias 

Não adianta o SEO ir para o lado de ranqueamento na Black Friday se as mídias sociais, por exemplo, ignorarem o assunto. Uma estratégia alinhada entre todas as áreas da empresa é fundamental para este período do ano tão rico em oportunidades de negócios.

Por isso, invista em reuniões e alinhamento de estratégias entre as áreas da sua empresa para colher os frutos pós-Black Friday 2020.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado